Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Tenho um PC um tanto quanto antigo:

Motherboard: XFX GeForce 8200 

Chipset: AMD K10 Bridge Rev 00

BIOS: Americam Megatrends Inc. Version: 080015-AMD AGESA V3.1.8.0 (05/04/2008)

CPU: AMD Phenon II X3 720 (antes era um Phenon X3 8450, a troca foi feita dias antes da troca das memórias e não ocorriam as telas azuis com tal frequência)

RAM: 4 slots idênticos PC2 8900 (555 MHz) Crucial - DDR2. Total de 8 Gb e 1066 MHz em Dual Channel.

Fonte: 230 W

SO: Windows 10

Até anteontem, ele tinha 4 memórias RAM de 2 Gb cada de 800 MHz, porém de marcas diferentes, uma era Kingston, e uma com frequência diferente (eram PC2-6400) A DRAM Frequency era 333,3 MHz, o FBS: DRAM era 3:5. Pesquisei sobre a placa-mãe e vi que era compatível com RAMs de até 1066 MHz (no manual), e com base nisso, fiz o upgrade das memórias. Desde que instalei as memórias, o PC vem apresentando várias telas azuis da morte com os seguintes erros:

CRITICAL_PROCESS_DIED

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

REFERENCE_BY_POINTER

DRIVER_IRQL_NOT__LESS_OR_EQUAL

KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE

Supondo que o problema fosse as memórias, pedi para o Windows fazer um "Diagnósticar problemas de memória do computador" (no modo Padrão) e depois fui até o Vizualizador de Eventos para ver o resultado e o Windows me informou que não encontrou erros nas memórias.

Entrei na BIOS, na aba JUSTw00t! e mudei a frequência das RAM de 533 para 400.

O problema de tela azul cessou, mas o PC está extremamente lento. Parece estar pior que antes. E eu comprei as memórias de 1066MHz para usar nessa frequência... 😞

Suponho que essa incompatibilidade seja devido a BIOS extremamente desatualizada que pode não estar reconhecendo memórias de 1066MHz. Porém, tenho dificuldade em fazer a atualização da BIOS neste PC, porque a AMD, a GeForce... não oferecem mais suporte para a linha que possuo. Quando tentei atualizar pela Americam MegaTrends, pelo Prompt Comando, apareceu um erro dizendo que não era compatível com o sistema (tem nas fotos anexadas). Tentei fazer também um pendrive bootável para por direto na placa-mãe e fazer o flash da BIOS pela BIOS, mas não sei se não consegui fazer o pendrive ficar bootável, se o problema sou eu que não sabe fazer o flash. Parece que a placa nem reconhece o pendrive como uma unidade com arquivo de atualização... A atualização que tentei usar foi a XA78Sv18.rom deste link: http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/Floppy/ e como eu disse, não sei nem se o problema foi que eu não soube fazer o pendrive botável para fazer esse flashing... Também achei a BIOS deste site: https://www.touslesdrivers.com/index.php?v_page=23&v_code=26416

Tentei olhar alguns tutoriais de como fazer, mas parece que nada dá certo... os tutoriais são muito recentes, com BIOS diferentes, com placas-mãe mais atuais e com botões de atualização...

Alguém consegue me dar um norte, uma sugestão? Por favor. A última pergunta que fiz, ninguém me respondeu...

Nos arquivos aqui anexados coloquei fotos obtidas pelo CPU-Z de antes e depois das trocas de memórias RAM e de processador, também coloquei imagens das memórias novas e do prompt comando quando recusou fazer a atualização da BIOS.

20230127_191352-compressed.jpg

20230127_191307-compressed.jpg

20230127_191252-compressed.jpg

20230127_174631-compressed.jpg

compressed-images.zip

• Membro VIP
Postado

Apesar de ser uma hipóteste bem ruim, já pensou que os problemas poderiam estar relacionados a sua fonte?... Fora isso, eu recomendaria testar cada memória separadamente, ou trocar a sequencia delas nos slots

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Tenta inverter as memórias ram de slot e colocar de volta no máximo de MHz, se não adiantar, passa uma borracha daquelas de escola bem fraquinho na parte "dourada" de cada um dos pentes, e passe também nos slots e assopre bem sem deixar nem um resquício e tente novamente.

Se não adiantar, ainda no máximo de MHz, tenta remover uma das memórias ram novas, e tenta usar o pc e vê se vai dar tela azul ainda, na intenção de você descobrir qual delas  estão com defeito, talvez só uma veio estragada ou algo do tipo.

Se não adiantar, vê se seu Windows é 32 bits, as vezes isso atrapalha por causa do limite de RAM que o 32 bits tem.

Se nada disso adiantar, tente executar o memtest86 em seu computador, para isso:

1- Baixe o memtes86 por este link:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

2- Extraia arquivo zip que baixou clicando com o botão direito em cima do arquivo e clicando em "Extrair para (nome do arquivo)"  (Com o Winrar por exemplo) Acho bem difícil você não ter Winrar; se não tiver, baixe aqui: 

https://www.win-rar.com/predownload.html?&L=0

3- Faça o pendrive ser bootavel com o Rufus clicando em selecionar e procurando a pasta que você extraiu e selecione o arquivo "memtest86.img" (Ou algo do tipo

Caso não tenha o Rufus, baixe aqui:

https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v3.21/rufus-3.21p.exe

4- Agora reinicie o pc , abra a BIOS e coloque o pendrive em primeiro lugar e execute o teste.

(Recomendo pegar as memórias ram novas e deixar só elas no pc enquanto o teste for executado)

O recomendado seria deixar o teste rodar por no mínimo 6 horas seguidas, se nessas 6 horas apresentar alguma falha, recomendo retirar uma memória RAM e refazer o teste com as duas separadas pra você saber qual das delas estão com defeito.

• Curtir 1
Postado

Olá, obrigada pela resposta.

Estou passando o memtest86 no PC. Faz 6h já. Por enquanto não foi detectado nenhum erro. Olhei no manual do MemTest86 e vi que são 13 passes/testes... é isso mesmo? Demorei um pouco para conseguir rodar o MemTest86 porque meu PC é antigo (2008) e o USB bootável só é reconhecido quando o Legacy tá ativado, e quando ele está com o Legacy ativado, parece que ele não reconhece UEFI. Aí baixei uma versão mais antiga do MemTest86 e criei outro pendrive bootável e só então deu certo. Mas bati a cabeça para entender o que estava acontecendo. 

Acabei fazendo o teste com o MemTest86 primeiro. Teminando este teste com o MemTest86, se ele não apontar nenhum erro, passarei a borracha e caso o problema persista, trocarei a ordem deles. Fiquei pensando: a borracha seria para tirar a estática deles, certo? Trocar a ordem seria para quê? São todos iguais, mesma marca, mesma frequência, mesmo clock... 

Se nenhuma dessas resoluções funcionarem, eu faço o quê? Atualizo a BIOS? Eu criei aqui um pendrive bootável com um arquivo ISO da v18 da BIOS desta placa-mãe (arquivo 8200V18XFX.zip desse link: http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/). Fiz um backup da BIOS atual usando o Universal BIOS Backup ToolKit e deixei ele salvo no drive do Google. Os vídeos que vejo as pessoas ensinando como fazer atualização de BIOS falam que precisa por no pendrive um arquivo DOS e um ROM/BIN. E falam que o arquivo DOS é específico para a placa-mãe em questão.Mas não encontro um arquivo DOS para esta placa-mãe, já que ela não recebe mais suporte da empresa fabricante. Sei que os Arquivos ISO têm vários arquivos dentro, como se fosse um CD. Então o arquivo ISO tem o arquivo DOS e o ROM/BIN juntos? É só por o arquivo ISO dentro do pendrive botável e pronto? Vi pessoas falando também para usar AFUDOS. Mas parece que o AFUDOS é só para Intel, e o meu é AMD...

WhatsApp Image 2023-01-30 at 16.24.54.jpeg

@TheDemonLena Já pensei na fonte, porque é antiquíssima. Limpei ela toda por dentro (com auxílio de álcool isopropilico) e por fora... Mas não sei como testar e nem como saber se é ela realmente que é o problema. Como sei se é realmente ela que não está fazendo o trabalho dela direito? A BIOS aponta que está entregando a tensão necessária de 1.8V para os slots. Mas não sei onde encontrar essa informação de quanto de tensão os slots precisam (e as memórias) e para ver se está chegando essa tensão, realmente, eu teria que usar uma fonte e um multímetro... é isso? Testar cada uma sozinha com o MemTest86? Eu to correndo o MemTest86 com todas as memórias novas juntas...

Postado
5 horas atrás, Taís disse:

Olá, obrigada pela resposta.

Estou passando o memtest86 no PC. Faz 6h já. Por enquanto não foi detectado nenhum erro. Olhei no manual do MemTest86 e vi que são 13 passes/testes... é isso mesmo? Demorei um pouco para conseguir rodar o MemTest86 porque meu PC é antigo (2008) e o USB bootável só é reconhecido quando o Legacy tá ativado, e quando ele está com o Legacy ativado, parece que ele não reconhece UEFI. Aí baixei uma versão mais antiga do MemTest86 e criei outro pendrive bootável e só então deu certo. Mas bati a cabeça para entender o que estava acontecendo. 

Acabei fazendo o teste com o MemTest86 primeiro. Teminando este teste com o MemTest86, se ele não apontar nenhum erro, passarei a borracha e caso o problema persista, trocarei a ordem deles. Fiquei pensando: a borracha seria para tirar a estática deles, certo? Trocar a ordem seria para quê? São todos iguais, mesma marca, mesma frequência, mesmo clock... 

Se nenhuma dessas resoluções funcionarem, eu faço o quê? Atualizo a BIOS? Eu criei aqui um pendrive bootável com um arquivo ISO da v18 da BIOS desta placa-mãe (arquivo 8200V18XFX.zip desse link: http://xfxstorage.com/Support/BIOS/Motherboard/730a-8200/). Fiz um backup da BIOS atual usando o Universal BIOS Backup ToolKit e deixei ele salvo no drive do Google. Os vídeos que vejo as pessoas ensinando como fazer atualização de BIOS falam que precisa por no pendrive um arquivo DOS e um ROM/BIN. E falam que o arquivo DOS é específico para a placa-mãe em questão.Mas não encontro um arquivo DOS para esta placa-mãe, já que ela não recebe mais suporte da empresa fabricante. Sei que os Arquivos ISO têm vários arquivos dentro, como se fosse um CD. Então o arquivo ISO tem o arquivo DOS e o ROM/BIN juntos? É só por o arquivo ISO dentro do pendrive botável e pronto? Vi pessoas falando também para usar AFUDOS. Mas parece que o AFUDOS é só para Intel, e o meu é AMD...

/cdn-cgi/mirage/73f76da02a154c952834fffae2dce0a667213f2e52a2ef339543adb8e39f8ece/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2023_01/1480505266_WhatsAppImage2023-01-30at16_24_54.thumb.jpeg.b16bd614571c7292ae29d58b83af58c5.jpeg

@TheDemonLena Já pensei na fonte, porque é antiquíssima. Limpei ela toda por dentro (com auxílio de álcool isopropilico) e por fora... Mas não sei como testar e nem como saber se é ela realmente que é o problema. Como sei se é realmente ela que não está fazendo o trabalho dela direito? A BIOS aponta que está entregando a tensão necessária de 1.8V para os slots. Mas não sei onde encontrar essa informação de quanto de tensão os slots precisam (e as memórias) e para ver se está chegando essa tensão, realmente, eu teria que usar uma fonte e um multímetro... é isso? Testar cada uma sozinha com o MemTest86? Eu to correndo o MemTest86 com todas as memórias novas juntas...

A borracha seria para dar uma limpada nos contatos da memória RAM, e trocar os slots não é bem uma solução, seria talvez uma hipótese de que isso seja o problema, sobre a ISO, não entendi muito bem sua dúvida, mas se eu tiver entendido do jeito certo, o método é fazer o download do Rufus que eu deixei as instruções e o link de download na resposta anterior

• Curtir 1
Postado

@Otávio Amorim Ok. Obrigada pelo esclarecimento. Acabei achando um post aqui do Clube do Hardware que fala que a borracha seria para polir os contatos, e a troca dos módulos nos slots seria para identificar se o problema está nos slots e não das memórias. No caso, sabendo que eu já havia limpado os slots com álcool isopropilico anteriormente e dei uma pincelada antes para ter certeza que não teria problema de poeira/sujidade dentro dos slots, e levando em conta que o CPU-Z está reconhecendo todos os 4 módulos, assim como o Windows, é correto dizer que os slots não estão com defeito? Ou mesmo havendo esse reconhecimento, pode ser que ainda assim haja a possibilidade de um problema de slot?

Sobre a BIOS tentarei ser mais clara: estou pensando em atualizar a BIOS do PC porque estou começando a achar que o problema é a placa-mãe não reconhecer as memórias novas. Para isso, preciso de um arquivo DOS e um ROM/BIM (foi o que eu soube pelas minhas pesquisas na internet) que são obtidos pelos sites das fabricantes da placa-mãe (como a AMD, GeForce, ASUS...) ou por empresas que fazem BIOS (America Megatrends, Insyde...). No caso da minha placa-mãe XFX GeForce 8200, a empresa fabricante não oferece mais suporte para essa placa, nem a AMD. Então sobrou achar por empresas que fazem BIOS, como a America Megatrends (que é a fornecedora da BIOS que tenho atualmente) ou encontrar em algum lugar alguém que ofereça o arquivo DOS, e ROM/BIM para eu fazer a atualização. Espero estar sendo clara até aqui.

Achei em alguns sites (que citei acima em minha pergunta e resposta), pessoas fornecendo a atualização da BIOS para minha-placa-mãe. Porém, está no formato ISO (não BIM/ROM nem tem o arquivo DOS). Achei um que está no formato ROM, mas não tenho o DOS acompanhando para eu poder fazer a atualização, já que, pelo que entendi, o arquivo DOSé imprensindível já que é quem tem o código de comandos para que o PC faça a execução da atualização da placa sem o intermédio do Sistema Operacional.

O Rufus, pelo que entendi, mas posso estar errada e peço que me corrija caso o seja, faz o pendrive ficar bootável com um arquivo dentro (normalmente um arquivo ISO), ou seja, ele insere no pendrive um DOS próprio do pendrive que fará o pendrive executar o arquivo que está dentro dele. Este arquivo, no caso de uma atualização de BIOS, teria que ser o DOS da placa-mãe, que é o executor da placa que a fará executar a atualização que está no arquivo ROM.

Parece que o AFUDOS faz o mesmo, e o arquivo EXE "HP_USB_Disk_Storage_Format_Tool" faz o mesmo, porém de forma não tão bonita e organizada quanto o Rufus. Ainda assim, para criar um pendrive bootável para atualizar uma BIOS, eu precisaria colocar o Rufus para inserir dois arquivos dentro do pendrive: o ROM/BIM e o DOS. E isso, o Rufus não faz, ele insere apenas um arquivo. Aí entra a minha dúvida. Dentro do arquivo ISO, tem o arquivo DOS e o arquivo ROM/BIM? O arquivo ISO é uma "compactação" dos arquivos necessários para a atualização da Placa-mãe (o DOS e o ROM/BIM)? Posso usar só o arquivo ISO para fazer a atualização?

- Outra dúvida: faz mais de 30h que o MemTest86 tá rodando e nenhum erro foi encontrado. Ele termina o teste sozinho? Tenho que esperar quanto tempo para que ele chegue ao fim do processo? Tenho que olhar no número de "Pass"? "Interations"? ou no "#Test"?

WhatsApp Image 2023-01-31 at 16.30.59.jpeg

Postado
7 horas atrás, Taís disse:

@Otávio Amorim Ok. Obrigada pelo esclarecimento. Acabei achando um post aqui do Clube do Hardware que fala que a borracha seria para polir os contatos, e a troca dos módulos nos slots seria para identificar se o problema está nos slots e não das memórias. No caso, sabendo que eu já havia limpado os slots com álcool isopropilico anteriormente e dei uma pincelada antes para ter certeza que não teria problema de poeira/sujidade dentro dos slots, e levando em conta que o CPU-Z está reconhecendo todos os 4 módulos, assim como o Windows, é correto dizer que os slots não estão com defeito? Ou mesmo havendo esse reconhecimento, pode ser que ainda assim haja a possibilidade de um problema de slot?

Sobre a BIOS tentarei ser mais clara: estou pensando em atualizar a BIOS do PC porque estou começando a achar que o problema é a placa-mãe não reconhecer as memórias novas. Para isso, preciso de um arquivo DOS e um ROM/BIM (foi o que eu soube pelas minhas pesquisas na internet) que são obtidos pelos sites das fabricantes da placa-mãe (como a AMD, GeForce, ASUS...) ou por empresas que fazem BIOS (America Megatrends, Insyde...). No caso da minha placa-mãe XFX GeForce 8200, a empresa fabricante não oferece mais suporte para essa placa, nem a AMD. Então sobrou achar por empresas que fazem BIOS, como a America Megatrends (que é a fornecedora da BIOS que tenho atualmente) ou encontrar em algum lugar alguém que ofereça o arquivo DOS, e ROM/BIM para eu fazer a atualização. Espero estar sendo clara até aqui.

Achei em alguns sites (que citei acima em minha pergunta e resposta), pessoas fornecendo a atualização da BIOS para minha-placa-mãe. Porém, está no formato ISO (não BIM/ROM nem tem o arquivo DOS). Achei um que está no formato ROM, mas não tenho o DOS acompanhando para eu poder fazer a atualização, já que, pelo que entendi, o arquivo DOSé imprensindível já que é quem tem o código de comandos para que o PC faça a execução da atualização da placa sem o intermédio do Sistema Operacional.

O Rufus, pelo que entendi, mas posso estar errada e peço que me corrija caso o seja, faz o pendrive ficar bootável com um arquivo dentro (normalmente um arquivo ISO), ou seja, ele insere no pendrive um DOS próprio do pendrive que fará o pendrive executar o arquivo que está dentro dele. Este arquivo, no caso de uma atualização de BIOS, teria que ser o DOS da placa-mãe, que é o executor da placa que a fará executar a atualização que está no arquivo ROM.

Parece que o AFUDOS faz o mesmo, e o arquivo EXE "HP_USB_Disk_Storage_Format_Tool" faz o mesmo, porém de forma não tão bonita e organizada quanto o Rufus. Ainda assim, para criar um pendrive bootável para atualizar uma BIOS, eu precisaria colocar o Rufus para inserir dois arquivos dentro do pendrive: o ROM/BIM e o DOS. E isso, o Rufus não faz, ele insere apenas um arquivo. Aí entra a minha dúvida. Dentro do arquivo ISO, tem o arquivo DOS e o arquivo ROM/BIM? O arquivo ISO é uma "compactação" dos arquivos necessários para a atualização da Placa-mãe (o DOS e o ROM/BIM)? Posso usar só o arquivo ISO para fazer a atualização?

- Outra dúvida: faz mais de 30h que o MemTest86 tá rodando e nenhum erro foi encontrado. Ele termina o teste sozinho? Tenho que esperar quanto tempo para que ele chegue ao fim do processo? Tenho que olhar no número de "Pass"? "Interations"? ou no "#Test"?

/cdn-cgi/mirage/73f76da02a154c952834fffae2dce0a667213f2e52a2ef339543adb8e39f8ece/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2023_01/1822781455_WhatsAppImage2023-01-31at16_30_59.thumb.jpeg.9e0cafb63782e572c2ef4d431565d456.jpeg

Olha, o problema provavelmente não será nos slots. Sobre a BIOS, eu realmente não sou a melhor pessoa pra te ensinar...

Sobre o memtest86, olha não sei se avisei , mas 6 horas sem dar erro é o suficiente, e você que para o teste clicando ESC, foi mal se eu não avisei 😅😅😅😅

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!