Ir ao conteúdo

Continuar usando o HDMI ou usar o Display Port do AOC Viper 165Hz?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Tenho um setup básico AMD e um monitor 165Hz (AOC VIPER), mas vi que na minha placa-mãe (Gigabyte A520m S2h) não tem saída display Port, e eu uso um Ryzen 5 5600G, por enquanto sem placa. 

Comprei um cabo HDMI 2.1.

Sei que não vai rodar muitos jogos em FPS alto, mas acredito que valorant/CS pegue a faixa do monitor.

Minha dúvida é a seguinte: 

Quando eu comprar uma placa de vídeo, vale mais a pena continuar com esse HDMI ou usar o Display Port que veio com o monitor?

Obs: o HDMI é de 3 metros e ótima qualidade, e meu monitor tem Free Sync.

• Solução
Postado

Seu monitor via HDMI só dá suporte para 1080p 144Hz, e as especificações dizem apenas suporte até HDMI 1.4, então você também não terá suporte a HDR. E como seu monitor tem portas limitadas à versão 1.4, comprar cabo 2.1 não resolve nada nada. O que você pode fazer agora é adicionar um adaptador de HDMI para DisplayPort, pois aí você usará a porta DisplayPort 1.4 do seu monitor que não terá essas limitações. Mas precisa ser um bom adaptador que consiga suportar as velocidades necessárias.

Postado
  Em 30/01/2023 às 21:24, André Luiz Gomes da Silva disse:

@GuilhermeGB tem alguma indicação desse adaptador para que eu possa comprar? 

Ou vale mais a pena eu esperar e jogar em 144hz até comprar a placa de vídeo com display Port 

Expandir  

Sugiro você esperar uma placa de vídeo e comprar cabo um DisplayPort de boa qualidade quando acontecer, ou usar o que vem com o monitor (se veio).

Postado

Opa boa noite, queria saber se você notou alguma diferença é se vale a pena mesmo pegar um cabo 2.1 HDMI, pois eu tenho um 2.0 queria saber se você roda 144hz valorant eu jogo também e queria máximo de perfomance 

Postado
  Em 01/02/2023 às 05:02, Silva suares disse:

Opa boa noite, queria saber se você notou alguma diferença é se vale a pena mesmo pegar um cabo 2.1 HDMI, pois eu tenho um 2.0 queria saber se você roda 144hz valorant eu jogo também e queria máximo de perfomance 

Expandir  

Não vai mudar exatamente nada, para 1080p 144Hz basta ter um cabo HDMI 1.4. O que muda entre as versões de HDMI é apenas as velocidades de transferência, ter um cabo mais rápido que HDMI 1.4 não fará diferença, até porque a grande maioria dos monitores 1080p 144Hz são limitados a HDMI 1.4 por questão de economia. O HDMI 1.4 só não é suficiente para 1080p 144Hz com HDR, mas isso se o monitor suportar HDR.

No caso do monitor do autor do tópico, ele tem HDR, mas pelo HDMI não daria pra usar. O fabricante preferiu investir mais na porta DisplayPort, que dá suporte até DisplayPort 1.4 (muito mais que suficiente para o monitor) porque é mais barato que implementar um HDMI mais rápido. Lembrando que para usar HDMI o fabricante precisa pagar royalties pelo uso da tecnologia, DisplayPort não.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...