Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar BIOS ou não? SOYO B550M


zDanilox
Ir à solução Resolvido por oblvkoyy,

Posts recomendados

Bom dia pessoal.

Tudo bem?

Comprei uma placa pra dar aquele upgrade no PC e tal.

Montei ontem a máquina, com a placa nova, processador Ryzen 5 5600g novo também e até com memórias novas.

Para minha surpresa, montei a máquina toda, certinho e tal, mas a máquina não dá BOOT...

 

Estou em busca de ajuda para tentar fazer com que ela consigo dar BOOT no windows, porque eu aperto o botão Power e acende tudo os leds, os fans e tudo mais... Mas não tenho acesso ao windows, simplesmente abre a tela da BIOS e eu não tenho acesso às configs de boot... Mas é estranho, porque aparentemente tudo está ok, as 2 memórias acendem os leds, na BIOS consigo verificar que está reconhecendo o HD e o SSD, e até mesmo a temperatura da CPU!

Pesquisei em todos os lugares e vídeos, só vi falarem sobre uma possível atualização de BIOS, mas que é meio arriscado e eu nunca fiz.

Alguém tem uma luz pra mim? Por favor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, zDanilox disse:

só vi falarem sobre uma possível atualização de BIOS, mas que é meio arriscado e eu nunca fiz.

Alguém tem uma luz pra mim? Por favor?

 

é, atualizacao de BIOS sempre é um procedimento arriscado, principalmente se faltar luz na hora, porque ai a placa-mãe terá a BIOS corrompida e ai você vai ter q correr atras pra tentar reescrever ela em alguma assistencia tecnica, ja q esse procedimento invalida a garantia tb

 

enfim, mas tirando esse risco especifico a atualizacao de BIOS em si não tem nada demais.. e o procedimento você faz é dentro da propria BIOS, acessando ela assim q o pc iniciar..

 

entretanto por ser uma placa-mãe b550 e um processador da 5a geração é no minimo inusitado não funcionar.. se fosse uma b450 ou b350, faria até sentido pois sao placas mais antigas e anteriores ao lancamento do 5600, o q obviamente exigiria efetivamente a BIOS atualizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira entendi mano.

também estranhei não funcionar, porque pesquisei antes da compra e tal...

 

Mas esse problema de sempre apresentar a BIOS e não conseguir dar BOOT geralmente é isso mesmo de atualizar a BIOS para resolver? Ou sabe me dizer se tem alguma outra probabilidade de problema?

@oblvkoyy então no caso não precisou nem fazer a atualização do boot? Só alterar essas configs que já funcionou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 minutos atrás, zDanilox disse:

@rodrigo.dcvieira entendi mano.

também estranhei não funcionar, porque pesquisei antes da compra e tal...

 

Mas esse problema de sempre apresentar a BIOS e não conseguir dar BOOT geralmente é isso mesmo de atualizar a BIOS para resolver? Ou sabe me dizer se tem alguma outra probabilidade de problema?

cara essas b550 da soyo ja vem atualizadas, da uma olhada na versão da tua BIOS provavelmente é o que falei ali em cima o problema, desativar secure boot e ativar csm

porque seu windows deve estar instalado no modo legacy

 

 e sim apenas fiz essas mudanças e ja foi, provavelmente vai solucionar seu problema também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, zDanilox disse:

Só mais uma dúvida, você falou aí pra dar uma olhada na versão da BIOS. Mas eu consigo fazer isso direto pela BIOS mesmo?

na própria BIOS vai ter a informação da versão dela, só dar uma olhadinha direito ai. 
Assim como o @oblvkoyy disse essas placas mães ja costumam vir atualizadas, e não é muito recomendado fazer a atualização da BIOS sem necessidade (ex: hipoteticamente você queira fazer um update para uma nova serie de processadores que só serão reconhecidos na versão mais atualizada que a sua atual)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!