Ir ao conteúdo

Qual kit escolher: i5-12400F + TUF B660M ou Ryzen 5 5600X + AORUS B550M?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

eu queria saber até qual processador essas placa-mãe aguenta, linha intel ''placa-mãe ASUS TUF GAMING B660M-PLUS D4, DDR4, SOCKET LGA1700, M-ATX, CHIPSET INTEL B660, TUF GAMING B660M-PLUS D4'' 

linha Ryzen ''placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4'' eu estou pensando em pegar o processador Intel Core i5 12400f ou o Ryzen 5 5600x mas eu estou querendo visar também o furo e provavelmente irei subir os processadores, eu queria saber até qual processadores essas placas aquenta.

Postado

Nenhuma das duas... a intel normalmente fica 2 geração com um socket e o LGA 1700 já está na segunda...

No lado da amd esse chipset é o ultimo para processadores AM4... os da Series 600 já são AM5 . para processadroes Ryzen 7000.

Postado

só conferir no site de cada placa-mãe. Porém, em questão de compatibilidade a AMD leva vantagem pois o socket é o mesmo para os atuais processadores AM4, a Intel costuma trocar de soquete a cada geração:

14 minutos atrás, Carlos Eduardo Trovo disse:

TUF GAMING B660M-PLUS D4

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b660m-plus-d4/helpdesk_qvl_cpu/?model2Name=TUF-GAMING-B660M-PLUS-D4

16 minutos atrás, Carlos Eduardo Trovo disse:

Gigabyte B550M AORUS Elite

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B550M-AORUS-ELITE-rev-10-11-12/support#support-cpu

• Curtir 1
Postado

12400f, performance muito similar ao 5600x e a plataforma possui upgrade para memórias DDR5 e 13 geração.

24 minutos atrás, bngomes disse:

Nenhuma das duas... a intel normalmente fica 2 geração com um socket e o LGA 1700 já está na segunda...

No lado da amd esse chipset é o ultimo para processadores AM4... os da Series 600 já são AM5 . para processadroes Ryzen 7000.

Não faria sentido se a nova geração fosse acessível, DDR5 é o triplo do preço de um pente DDR4, as placas mãe AM5 estão um absurdo e os processadores também

Postado

Se o valor esta o mesmo, eu pegaria o Kit Intel pela questão da longevidade.
Na AMD o socket AM4 já virou passado, eles estão atualmente no socket AM5 com os Ryzen 7000, portanto voce não terá mais upgrades no socket AM4.
Na Intel o socket LGA 1700 irá até a 14a geração, então além do 12400F voce ainda poderá utilizar o 13400F e o 14400F além dos i7 das respectivas gerações. Então acho que nem faz sentido cogitar AMD AM4 se os preços estão iguais...

• Solução
Postado
4 horas atrás, Carlos Eduardo Trovo disse:

...Ryzen 5 5600x mas eu estou querendo visar também o furo e provavelmente irei subir os processadores, eu queria saber até qual processadores essas placas aquenta.

Comprando a placa AM4 e o 5600X o único upgrade que valerá a pena - da uns 20% de ganho é o 5800X3D.

Comprando a placa LGA 1700 e o ir-12400F tem o i5-1300K, i7 13700... e os respectivos 14xxx a serem lançados no final de 2023, ou seja terá mais opção.

No então o mais racional é comprar o que for mais barato e entregar a performance que você precisa hoje.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!