Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Eu ganhei uma RTX 3070 da gigabyte, porém estou tendo gargalos por causa das outras peças do pc (principalmente processador). Quando estou em uma parte pesada do jogo a tela as vezes desliga também.

Não estou com muito dinheiro agr para investir em novas peças e gostaria da ajuda de vcs sobre quais peças devo trocar (o processador tenho certeza) e qual upgrade tenho que fazer.

PC ATUAL:

Fonte: corsair cv650

placa-mãe: ASRock b450m steel legend (Suporta Soquete AMD AM4 Ryzen™ 2000, 3000, 4000 G-Series, 5000 e 5000 G-Series)

Processador: AMD Ryzen 3 3200G

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3070 GPU GA104-A

RAM: 2x8gb xpg 3000

Postado

@joni5626 Algumas perguntas primeiro. Como assim a tela desliga? O monitor desliga ou é a GPU que deixa de mandar vídeo para o monitor? Qual é o monitor? Teste jogar em outro monitor ou na TV para ver se o defeito persiste. Você pretende jogar em qual resolução? Tente trocar o cabo da displayport  ou HDMI também. 

Em tese, pode ser a fonte que não está conseguindo alimentar a GPU. A Corsair CV650 não é uma das melhores opções de fonte para usar com um RTX 3070, mas não imagino ela causando esse tipo de problema. O AMD Ryzen 5 5600 (R$ R$ 969,99) é um bom upgrade. Todavia, em full HD ainda pode ter gargalo em alguns jogos. Não vejo também como a troca do processador pode corrigir o problema de "desligamento" de tela.

Postado
1 minuto atrás, PanicMagic disse:

@joni5626 Algumas perguntas primeiro. Como assim a tela desliga? O monitor desliga ou é a GPU que deixa de mandar vídeo para o monitor? Qual é o monitor? Teste jogar em outro monitor ou na TV para ver se o defeito persiste. Você pretende jogar em qual resolução? Tente trocar o cabo da displayport  ou HDMI também. 

Em tese, pode ser a fonte que não está conseguindo alimentar a GPU. A Corsair CV650 não é uma das melhores opções de fonte para usar com um RTX 3070, mas não imagino ela causando esse tipo de problema. O AMD Ryzen 5 5600 (R$ R$ 969,99) é um bom upgrade. Todavia, em full HD ainda pode ter gargalo em alguns jogos. Não vejo também como a troca do processador pode corrigir o problema de "desligamento" de tela.

As ventoinhas da gpu aceleram e a gpu não manda mais o vídeo, aí tenho que reiniciar o pc. Então você acha que isso não pode ser um problema de compatibilidade com o processador?

Postado
13 minutos atrás, joni5626 disse:

As ventoinhas da gpu aceleram e a gpu não manda mais o vídeo, aí tenho que reiniciar o pc. Então você acha que isso não pode ser um problema de compatibilidade com o processador?

Geralmente, isso é falha na GPU.. Pode-se até considerar a fonte, pois não é uma adequada, pra essa GPU..

*Mais 600W dá e sobra pra essa GPU e...* - Até dá mas as RTX 3000 tem mania de dar picos de consumo e fontes mais básicas, não aguentam o tranco.. 

Pode ser os dois casos: GPU com problema ou fonte não aguentando, pelo seu relato..

• Solução
Postado

@joni5626 não acho que é problema no processador. Pode ser um simples problema de mau contato na instalação, fonte que não está conseguindo alimentar a GPU direito,  problema na placa-mãe, inclusive mau contato no pci express, pode ser defeito de fabricação da própria GPU e pode ser só o cabo de vídeo com problema. A sua fonte não é ideal para essa GPU, mas não vejo como uma Corsair de 650W possa estar causando esse problema, só se tiver com algum defeito. De todo modo, não acho que seja ruim trocar o processador por um  AMD Ryzen 5 5600, principalmente se o objetivo é jogar em resoluções maiores que Full HD. Se for jogar em Full HD, o gargalo existirá. Eu levaria em uma assistência técnica para testar todos os componentes isoladamente para ver onde está esse defeito que ocasiona a perda de vídeo. Isso é para você não sair trocando as peças aleatoriamente no achismo. Não é incomum que o pessoal tente trocar as peças no achismo e termine trocando metade do PC sem necessidade. Antes de levar na assistência, teste coisas simples como trocar o cabo de vídeo, usar o computador em outro monitor ou televisão, limpar e montar o PC de novo (muitas vezes só isso resolve o problema) e testar a GPU em outra configuração para ver se o problema de vídeo persiste. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...