Ir ao conteúdo

Processador Ryzen 5 1600x funcionando sempre no Clock máximo

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia prezados membros, como indiquei no título, meu processador (Ryzen 5 1600x) está funcionando sempre na frequência máxima, mesmo em Idle ou quando a utilização é bem baixa, como podem ver a seguir:

image.png.c966eb92a2acacb352dbd88fb878ca70.png

Eu procurei soluções, mas até agora nenhuma resolveu, já ativei o modo Cool n' quiet na BIOS, e também editei o gerenciamento de energia do processador, ajustando o desempenho mínimo para 40%, no plano de energia AMD Ryzen Balanced, mas nenhuma das alternativas resolveu o meu caso. Gostaria de saber o que mais poderia ser feito.

• Solução
Postado

você usa só pra trabalho? isso vai cair drasticamente a performance, faça um clear cmos ai na sua maquina, no setup mesmo deve ter em exit pra deixar os padrões do setup, deve resolver.

Postado

@Eduardo

1 hora atrás, Eduardo disse:

você usa só pra trabalho? isso vai cair drasticamente a performance, faça um clear cmos ai na sua maquina, no setup mesmo deve ter em exit pra deixar os padrões do setup, deve resolver.

Obrigado pela resposta. Atualmente tenho utilizado mais para estudos e trabalho, mas ainda jogo alguns jogos casualmente, como Elden Ring e God of War.

Ao realizar esse Clear Cmos, teria como recuperar a performance por outro meio, ou ficaria comprometido para sempre? Perdão, mas não conheço muito do assunto.

Postado

depois é só voltar a configuração que estava, se quiser, frequência fixa assim é muito bom para jogos, tem algum problema na sua maquina que você quer fazer isso, temperatura alguma coisa/?

Postado
45 minutos atrás, Eduardo disse:

depois é só voltar a configuração que estava, se quiser, frequência fixa assim é muito bom para jogos, tem algum problema na sua maquina que você quer fazer isso, temperatura alguma coisa/?

@Eduardo Não exatamente, seria mais ´por conta do gasto de energia e da vida útil do processador, ou não interfere?

Postado

sinceramente, vamos dizer que ''capando'' a potencia dele em vez de durar 30 anos vai durar 20, minha opinião, isso que você está querendo fazer não compensa, além de prejudicar a hora que você vai jogar, e diminuir a conta de energia? vamos dizer que vai economizar 20 reais por mês, e olhe lá....

Postado
16 minutos atrás, Eduardo disse:

diminuir a conta de energia? vamos dizer que vai economizar 20 reais por mês, e olhe lá....

Nem isso, se está subutilizado nem consumindo energia direito vai estar

Postado

por isso que eu disse e olhe lá, joguei '' alto''.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...