Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Automação de Tanquinho (Máquina de Lavar)


Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

Posts recomendados

Fala pessoal! 

 

Tenho um tanquinho que uso bem no meu apartamento, que tem apenas um interrupor em forma de temporizador, com um ciclo completo de 25min, sendo duas paradas de 5min cada. Adicionei uma bomba para esvaziar o tanquinho e um botão pequeno para acionamento assim que eu quisesse, claro, quando acabasse o ciclo. Adicionei também um solenóide para entrada de água para o tanquinho, já que a torneira que fica aberta é a mesma da máquina de lavar que fica ao lado.

 

Já faço o uso dos Smart Switch Mini para as lâmpadas de casa, e como tenho alguns sobrando, coloquei três no tanquinho, um pra cada acionador (solenóide, batedor e bomba de saída), e a ligação fica conforme abaixo:

 

image.thumb.png.83d855d12779ccf17ec8b99658e55b53.png

 

Ou seja, faço o acionamento tanto pelos botões no tanquinho quanto pelo app Tuya. O que eu quero saber é se há a possibilidade de automatizar o ciclo completo ao invés de eu ter de fazer os acionamentos ainda de forma manual, seja por onde for.

 

Por exemplo, quando eu dizer para Alexa: "Ligar Tanquinho no modo pesado"...

 

- Solenóide ligado por 4:40min

- Batedor ligado por 10 min

- Batedor desligado por 10min

- Batedor ligado por 5

- Batedor desligado

- Bomba ligada por 2min.

- Bomba desligada

- Cilco recomeça igualzinho acima para enxague com amaciante.

 

Do que mais eu preciso pra fazer esse projeto?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olha, deixei de consertar esses equipamentos já tem mais de 20 anos. Na maior parte das vezes não compensa. Ao término do seu projeto, se levá-lo adiante, os equipamentos valerão mais que a máquina. Porque não adapta um timer de uma lavadora qualquer? Pode ser da Enxuta, Brastemp, Consul, Electrolux, enfim. Tirando a parte da automação, que é bem interessante, ficaria mais simples com o timer.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Embora você tenha gasto em reles wi-fi e tanquinho um valor mais perto de uma lavadora,  Tem solução sim. Eu quase não entro no fórum, só vi seu tópico agora.

 

O app Tuya e seus clones possuem dois tipos de Cena: automação e executar.

 

Automação são cenas disparadas por eventos, como algo que ligou, sensor detectou algo, certa temperatura etc.

 

Executar são cenas disparadas quando chamadas por toque dentro do app ou chamadas por assistentes virtuais.

 

Crie uma cena tipo executar. Durante a edição da cena você vai usar a opção "Controlar um dispositivo" para ligar e desligar os reles wi-fi e a opção "Atrasar a ação” para controlar os tempos.

 

Alguns reles tem a opção "Countdown", "Contagem" ou equivalente que serve para que o próprio dispositivo se ligue ou desligue invertendo a situação atual.

 

Eu não recomendo usar a contagem regressiva porquê ela só controla o próprio dispositivo,  precisaria de outras cenas para cada etapa e daria mais trabalho para sincronizar o liga e desliga. 

 

Já recomendo usar atrasar uma ação por ser sequencial, tudo está na mesma cena e o tempo é controlado pela nuvem, eliminando a perda de sincronismo, já que o tempo é controlado pela nuvem da Tuya, comum aos três reles wi-fi.

 

Depois do Tuya ou seus clones integrados na Alexa, crie uma rotina e Acione Ação, Casa Inteligente e Cenas. Você pode incrementar com outros recursos da Alexa, como sons, frases etc.

 

Para o Google Assistente é parecido, bastando chamar por voz no celular se o Google Assistente e Google Home estiverem prontos.

 

Para se ter uma ideia do quanto estes cenários são poderosos, quando volto de carro à noite, por voz chamo uma cena executar que desliga o alarme dos portões , acende as luzes, abre o portão e liga a TV. E com outra cena fecho o portão, abro a porta da sala, ligo o alarme dos portões. 

 

Uma sequência destas não é impossível, não sei se vale a pena. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!