Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor placa para minha situação


Nescau14
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

placa-mãe: G41t-M7 

Processador: Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU    Q9400  @ 2.66GHz   
RAM instalada:  8 GB 1333mHz (2x4GB) 

Fonte: HOOPSON 400W(não contém conector de energia para placa de vídeo) 

 

Gostaria de saber qual seria a placa a mais adequada para meu setup, visto que só posso comprar uma que não exija alimentação extra via cabo.

E queria saber qual a melhor opção possível que eu poderia ter dentro desses paramentos, pois atualmente só queria poder rodar o GTA V liso e jogar um minecraft com fps alto porque na situação atual o mine só roda a 20-30 fps com tudo no baixo… e nem nas versões novas eu consigo jogar, pois dá problema no driver gráfico integrado da placa-mãe...

Então, não sou muito exigente, visto que só quero uma placa boa o suficiente para rodar esses jogos...  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, com seu processador você só vai conseguir jogar GTA V com uns 30-40 FPS, e isso no modo campanha, se for pro modo online vai perder mais desempenho. A fonte de energia que você tem é da pior qualidade, e mesmo usando ela num PC sem placa de vídeo ainda é arriscado para os componentes mais sensíveis, que vão sofrendo danos a saúde aos poucos. Se você não se importa em correr o risco, então sugiro gastar o mínimo possível numa GTX 750 ou GTX 750 Ti usada. Mas é bom observar que essas placas podem ter versões que funcionam sem conector e outras que só funcionam com conector de energia, veja isso na hora de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, com seu processador você só vai conseguir jogar GTA V com uns 30-40 FPS, e isso no modo campanha, se for pro modo online vai perder mais desempenho. A fonte de energia que você tem é da pior qualidade, e mesmo usando ela num PC sem placa de vídeo ainda é arriscado para os componentes mais sensíveis, que vão sofrendo danos a saúde aos poucos. Se você não se importa em correr o risco, então sugiro gastar o mínimo possível numa GTX 750 ou GTX 750 Ti usada. Mas é bom observar que essas placas podem ter versões que funcionam sem conector e outras que só funcionam com conector de energia, veja isso na hora de comprar.

É a mesma placa de vídeo que tenho no meu pc atual de entrada inclusive, uso ela desde 2016 e nunca deu nenhum sinal de problema, é uma ótima plaquinha bem humilde porém resiliente 😁

 

não cheguei á tentar jogar GTA V nela pois vou deixar esses jogos mais recentes pra quando eu fizer o upgrade só pra garantir que não vou passar raiva, uso ela para jogos mais antigos.

 

A fonte todavia, na época que montaram o meu pc atual colocaram uma fonte genérica de tudo, eu dei MUITA SORTE que ela não danificou nada, foi apenas o fan dela que um dia travou e fazia um barulho bem alto de britadeira. eis o motivo de a gente sempre frizar aqui a extrema importância de escolher muito bem a fonte que vai sustentar seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
18 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

É a mesma placa de vídeo que tenho no meu pc atual de entrada inclusive, uso ela desde 2016 e nunca deu nenhum sinal de problema, é uma ótima plaquinha bem humilde porém resiliente 😁

 

não cheguei á tentar jogar GTA V nela pois vou deixar esses jogos mais recentes pra quando eu fizer o upgrade só pra garantir que não vou passar raiva, uso ela para jogos mais antigos.

 

A fonte todavia, na época que montaram o meu pc atual colocaram uma fonte genérica de tudo, eu dei MUITA SORTE que ela não danificou nada, foi apenas o fan dela que um dia travou e fazia um barulho bem alto de britadeira. eis o motivo de a gente sempre frizar aqui a extrema importância de escolher muito bem a fonte que vai sustentar seu pc.

A GTX 750 Ti tem potencial para rodar GTA V em 1080p a 60 FPS com a configuração correta, a única coisa que vai limitar o PC vai ser o processador mesmo, que é um pouco fraco para pra esse jogo.

 

Achei um vídeo que dá pra ver o desempenho da exata configuração (Q9400 + GTX 750 Ti + 8GB RAM):

 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A GTX 750 Ti tem potencial para rodar GTA V em 1080p a 60 FPS com a configuração correta, a única coisa que vai limitar o PC vai ser o processador mesmo, que é um pouco fraco para pra esse jogo.

 

Achei um vídeo que dá pra ver o desempenho da exata configuração (Q9400 + GTX 750 Ti + 8GB RAM):

 

 

 

Muito interessante mesmo! jogo bem otimizado é outro nível, e pensar que com essa mesma placa de vídeo eu simplesmente não consigo rodar alguns jogos de PS2 por causa do emulador que é muito mau otimizado, até o vice city stories que originalmente foi lançado para PSP não consigo rodar ele sem glitch de gráfico, sacanagem 🙄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

Muito interessante mesmo! jogo bem otimizado é outro nível, e pensar que com essa mesma placa de vídeo eu simplesmente não consigo rodar alguns jogos de PS2 por causa do emulador que é muito mau otimizado, até o vice city stories que originalmente foi lançado para PSP não consigo rodar ele sem glitch de gráfico, sacanagem 🙄

Sério? Porque eu conseguia jogar a maioria vários jogos de PS2 bem com minha antiga GTX 660 + Core i5 3470 e melhor ainda com a GTX 660 + Ryzen 5 3600. O segredo dos emuladores não é placa de vídeo, e sim processador. O PS2 é um console com arquitetura muito complexa, e mesmo depois de 20 anos de desenvolvimento ele ainda continua relativamente pesado para certos hardwares mais fracos.

 

A API gráfica também ajuda bastante a fazer melhor proveito do hardware, por exemplo, usar Vulkan ou DirectX 12 pode melhorar consideravelmente o desempenho se você tiver uma placa de vídeo mais moderna que tenha compatibilidade melhor com essas APIs. Minha GTX 660 não rodava muito bem com Vulkan, mas a GTX 1660 Ti apresenta melhor desempenho com ela do que com OpenGL, por exemplo. Também notei melhorias com DirectX 12 em relação ao Vulkan em jogos específicos.

 

EDIT: A questão da API interferir no desempenho mesmo quando a exigência da placa de vídeo é baixa, está na forma com que cada API gerencia o uso de processador. Vulkan e DirectX 12 são APIs que tendem a ter menos overhead de CPU e suportam também um número muito maior de draw calls. Então as APIs mais antigas podem acabar criando um gargalo de processador por serem mais limitadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB pior que não cara, digo isso por que a taxa de FPS é bem satisfatória na verdade, o problema é puramente gráfico, em alguns jogos menos, em outros jogos muito mais, e em outros não tem glitch.

 

no vice city stories mais especificamente tem o glitch de ficar uma caixa branca ao redor das legendas, fora isso dá pra jogar de boa, FPS cerca de 25 a 30 mais ou menos...

 

já em outros jogos como senhor dos anéis por exemplo é tanto glitch de gráfico que não dá pra enxergar nada direito, o FPS continua bom, parece que o processador dá conta, mas o glitch no gráfico está lá.

 

ou é a placa de vídeo que não suporta alguma coisa do PS2 ou então tem alguma configuração do emulador que eu não prestei atenção que dá pra mudar 😅

 

nos jogos devidamente portados diretamente para o Windows não acontece nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Vinicius Ferreira da Silva disse:

@GuilhermeGB pior que não cara, digo isso por que a taxa de FPS é bem satisfatória na verdade, o problema é puramente gráfico, em alguns jogos menos, em outros jogos muito mais, e em outros não tem glitch.

 

no vice city stories mais especificamente tem o glitch de ficar uma caixa branca ao redor das legendas, fora isso dá pra jogar de boa, FPS cerca de 25 a 30 mais ou menos...

 

já em outros jogos como senhor dos anéis por exemplo é tanto glitch de gráfico que não dá pra enxergar nada direito, o FPS continua bom, parece que o processador dá conta, mas o glitch no gráfico está lá.

 

ou é a placa de vídeo que não suporta alguma coisa do PS2 ou então tem alguma configuração do emulador que eu não prestei atenção que dá pra mudar 😅

 

nos jogos devidamente portados diretamente para o Windows não acontece nada disso.

Ah sim, entendo. Mas isso ocorre exatamente pela complexidade do PS2, infelizmente até hoje os desenvolvedores não entendem como o PS2 conseguia lidar com certos efeitos gráficos, e só entendendo isso eles podem achar uma maneira de fazer com que hardwares modernos façam alguma coisa próxima daquilo. Na verdade às vezes até sabem como funciona, mas não encontram uma maneira de simulara aquilo sem "matar" o desempenho completamente.

 

Nem mesmo os desenvolvedores da época sabiam otimizar os jogos corretamente para o PS2 devido à complexidade envolvida, os poucos jogos que tiraram proveito de todo o potencial do console são os exclusivos da Sony, pois foi ela mesmo que projetou o hardware do videogame.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!