Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 12600k é exagero para designer gráfico?


dc.morais
Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

Trabalho como designer gráfico e estou sempre com todos os programas da adobe abertos ao mesmo tempo e meu pc atual não está dando mais conta então quero montar um novo que dure muitos anos.

Estou a alguns dias lendo sobre o assunto e achei que esse processador poderia ser uma boa, o i5 12600k.

 

O uso do pc é principalmente para produção gráfica pesada e algum jogo casual hora ou outra.

 

Essa gpu é uma boa ou estou exagerando? Caso seja uma boa, qual seria a placa-mãe com o menor custo para ele?

 

E se for demais para o que eu preciso, vocês tem alguma recomendação? Vi o 12400f e 13400f também, só pensei no 12600 porque provavelmente não vou comprar outro proc em 7 ou 8 anos.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, dc.morais disse:

Essa gpu é uma boa ou estou exagerando?

CPU.

26 minutos atrás, dc.morais disse:

qual seria a placa-mãe com o menor custo para ele?

No mínimo uma B660 ex: Gigabyte B660M Gaming X

 

 

Nos diga qual sua configuração atual e qual orçamento disponível para que o forum lhe recomende o melhor possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dc.morais Depende muito dos programas que você usa, apesar da grande maioria recomendar processadores com grande quantidade de núcleos para Aplicações profissionais, nem sempre isso está correto, já que programas como o Photoshop se beneficiam muito mais de Clocks altos e um bom IPC. O i5-12600K é um processador relativamente caro, na faixa dos 2K, mas comparado ao seu irmão i5-12400F é muito superior para edição de imagens e vídeo pelo aumento de 0.5 GHz de frequência (parece pequeno, mas no munda da edição cada aumento faz diferença), além da adição do e-cores que preservam os p-cores para programas mais pesados. Algo que você deve levar em consideração é o preço do PC que não seria barato, mas com certeza duraria uns 4-6 anos (dependendo daquilo que vai demandar), ainda precisaria da adição de um placa de vídeo, para utilizar toda a performance do I5-12600K, principalmente para programas como Illustrator, Premiere e After Effects que usam muito bem a aceleração por hardware, se for escolher é bom pensar na NVIDIA para o Pacote Adobe, que normalmente se saí melhor, e se o objetivo for modelagem 3D a AMD ou uma placa especifica pra isso, como as NVDIA Quadro. Existem opções mais baratas no mercado, mas não renderia tanto igual o I5 12600k, como o Ryzen 5 5600X ou o Ryzen 5 5700X, como também existem opções melhores em quesito de desempenho como o I5-13600K, que está só 500 reais mais caro (é bastante, mas comparado ao preço total do PC não é muito). Como disse, tudo depende do preço que você tem para o PC, diga o preço que pode gasta que dá pra ser mais preciso em sugestões, segue um link mostrando a diferença do 12600K para o 13600K: CLIQUE AQUI

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu computador está travando com muitos aplicativos aberto, pode ser sinal de que a quantidade de memória RAM é insuficiente. Para esse tipo de trabalho costumam sugerir uma máquina com pelo menos 32GB de RAM. Ficaria mais fácil indicar uma configuração se você disser quanto está disposto a pagar e pelo que?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal.

Eu quero gastar em torno de 6 mil, se possível. 

 

@Alex Weiss Minha config atual é muito antiga, uso um phenom 2x4 965 de 13 anos, com 12gb ram e uma GTX 770. Por conta disso tenho certeza que qualquer um desses fará muita diferença para mim. (12400f ou mesmo o 5700X)
Você indicou uma placa-mãe com 4 slots de ram, vi umas outras com apenas 2 que estão na faixa de R$700, elas não dão conta desse cpu que eu comentei?

@Alexsandro Krzj

Meu uso é com photoshop, illustrator e indesign. Mas meu pc está me roubando produtividade por não conseguir lidar muito bem com alguns arquivos muito pesados. Sinto que levei ele até onde deu.

 

@GuilhermeGB É a minha ideia, focar no 32 de ram.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@dc.morais Acho que qualquer coisa já vai ser uma grande melhoria, se você consegui rodar aquilo que você faz em um phenom x4 965, até um Ryzen 5 5600 (sem o x) vai ser um enorme salto. Acredito que não existe necessidade em ter um processador como o i5-12600k ou até mesmo um Ryzen 5 5700X, já que são processadores relativamente caros, não caberia no orçamento de 6000 reais, e também não acho que vale tanto comprar. Recomendaria uma configuração assim:

 

MSI MAG A650BN - 360

Gabinete - 300 (no máximo, a partir de 200 já tem boas opções)

placa-mãe B450M DS3H V2 ou uma B550 (4 slots) - 720

memória RAM 2x16GB 3200Mhz - 800

RTX 2060 - 1900

GAMMAXX 400 V2 - 140

Processador um 5600 ou 5600X - 900 ou 1200

SSD M.2 512GB - 250

HD 1TB - 250 (opcional, caso o SSD não for suficiente)

 

Preço Final R$ 5.620,00 ou R$ 5.920,00, respectivamente 5600 e 5600X. Caso queira saber as diferenças entre o Ryzen 5 5600 e 5600X: CLIQUE AQUI, eles são relativamente parecidos, apenas o 5600X tem mais clock mas não sei se valeria a pena já que o 5600 pode fazer overclock e chegar em frequências parecidas (caso queira), além de que são 300 reais pra só mais um pouco de desempenho. OBS: Ainda tem como diminuir mais comprando peças na china (como RAM e SSD) ou descartando algum item da lista como o HD e pegando um gabinete mais barato. Também não contei o frete então seria mais uns 100 conto de frete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dc.morais Com certeza, na verdade o 5700X é um ótimo processador, principalmente por ser um 8/16, mas não coloquei ele por conta do preço atual (1500), já que um 8/16 não apresenta muita diferença em comparação à um 6/12 no Phostoshop e Illustrator, coisa que não valeria 300 reais, mas se encontrar um 5700X na faixa dos 1200-1300 acho que vale bastante a pena (até porque caso você usasse programas que usam mais núcleos um dia, como: Premiere e AE seria interessante)

9 minutos atrás, dc.morais disse:

teria que trocar outra coisa?

não

8 horas atrás, Alexsandro Krzj disse:

@dc.morais Acho que qualquer coisa já vai ser uma grande melhoria, se você consegui rodar aquilo que você faz em um phenom x4 965, até um Ryzen 5 5600 (sem o x) vai ser um enorme salto. Acredito que não existe necessidade em ter um processador como o i5-12600k ou até mesmo um Ryzen 5 5700X, já que são processadores relativamente caros, não caberia no orçamento de 6000 reais, e também não acho que vale tanto comprar. Recomendaria uma configuração assim:

 

MSI MAG A650BN - 360

Gabinete - 300 (no máximo, a partir de 200 já tem boas opções)

placa-mãe B450M DS3H V2 ou uma B550 (4 slots) - 720

memória RAM 2x16GB 3200Mhz - 800

RTX 2060 - 1900

GAMMAXX 400 V2 - 140

Processador um 5600 ou 5600X - 900 ou 1200

SSD M.2 512GB - 250

HD 1TB - 250 (opcional, caso o SSD não for suficiente)

 

Preço Final R$ 5.620,00 ou R$ 5.920,00, respectivamente 5600 e 5600X. Caso queira saber as diferenças entre o Ryzen 5 5600 e 5600X: CLIQUE AQUI, eles são relativamente parecidos, apenas o 5600X tem mais clock mas não sei se valeria a pena já que o 5600 pode fazer overclock e chegar em frequências parecidas (caso queira), além de que são 300 reais pra só mais um pouco de desempenho. OBS: Ainda tem como diminuir mais comprando peças na china (como RAM e SSD) ou descartando algum item da lista como o HD e pegando um gabinete mais barato. Também não contei o frete então seria mais uns 100 conto de frete.

O único cuidado que você precisa ter, é levar em alguém para atualizar a BIOS para suportar o 5600 ou qualquer outro. Infelizmente Toda (ou quase toda) B450/550 tem esse problema, por algum motivo colocam Q-Flash BIOS (atualização da BIOS por Pendrive) em placas básicas como uma A520, mas em uma B450 não, 🤷‍♂️. Existem placa-mãe que podem ser atualizadas por Pendrive, como a A520 S2H, mas não recomendaria porque o preço esta muito perto de uma B450.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!