Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal boa noite

Estou com um problema muito estranho e com receio de estragar o computador

Bom meu problema começou na fonte antiga ( pichau nidus 500w) que em um dia ela começou a fazer um ruído do nada. Usava ela na config antiga ( i5 1060) assim como na config nova ( r7 5700x RTX 3060). Nunca fez barulho na config antiga tanto quanto na nova ( até então)

Achei que era algum problema na fonte e comprei uma XPG Pylon 650w. Porém ao instalar a nova fonte , a fonte faz o mesmo barulho que a nidus , porém com mais intensidade ainda e também faz barulho toda hora que o chuveiro na minha casa é ligado. ( também faz o ruído em momentos aleatórios e mesmo com o chuveiro desligado)

também comprei um filtro de linha da clamper (clamper 5) e o ruído também está presente no filtro.

Com essas informações , dá a entender que minha rede tem problemas mas o que explica esse comportamento acontecer do nada?

Não fiz nenhuma mudança na minha rede ou algo do tipo

Teria como a rede deteriorar sei la?

Me desculpem pois sou muito leigo no assunto e estou com medo de acabar perdendo o PC , será que corro esse risco?

O pc funciona perfeitamente mas esse barulho aparece

O que pode ser ? ( ou se isso é defeito?)

Obrigado

Postado
1 minuto atrás, Math.Pi disse:

@Matheuspc1995 Boa noite. Pode ser interferência de algum equipamento na sua casa, pode ser o motor da geladeira, um ar condicionado, etc. Vá desligando os eletrodomésticos pra tentar identificar o problema. 

Então amigo o que acho estranho é que mesmo de madrugada acontece com tudo praticamente desligado

Será que tenho risco de perder o pc com esse ruido? Estou com um pouco de receio

• Membro VIP
Postado

Ruído nunca é bom. Mas não posso dizer a gravidade disso. O filtro deveria estar atenuando esses ruídos. O ruído da fonte muda ao remover o filtro?

13 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Então amigo o que acho estranho é que mesmo de madrugada acontece com tudo praticamente desligado

Então ainda tem coisa ligada. 

Quando puder, teste seu computador em outro lugar da casa, afastado do local atual dele, somente com filtro, sem nenhum tipo de adaptador.

Postado
15 minutos atrás, Math.Pi disse:

Ruído nunca é bom. Mas não posso dizer a gravidade disso. O filtro deveria estar atenuando esses ruídos. O ruído da fonte muda ao remover o filtro?

Quando puder, teste seu computador em outro lugar da casa, afastado do local atual dele, somente com filtro, sem nenhum tipo de adaptador.

Entendo

Me desculpa soar meio repetitivo é que acho tão estranho acontecer esse ruído do nada visto que não houve nenhuma alteração da rede

35 minutos atrás, Math.Pi disse:

O ruído da fonte infelizmente é o mesmo , tanto com ou sem filtro ( até o filtro de linha faz ruído também)

• Curtir 1
Postado

@Matheuspc1995 talvez seja coil whine. a minha nidus 500W também tem esse zumbidinho depois de mais ou menos uns 8 meses de uso, continuo usando ela e não tive problema. vou deixar um link de um vídeo falando mais sobre isso.

Você pode tentar trocar a fonte se estiver na garantia ainda.

Postado

@Matheuspc1995

Dizia o saudoso engenheiro em eletrônica Luís Faler que isso talvez fosse causado por certos chuveiros eletrônicos que geram ruído na rede elétrica podendo alcançar até os moradores de uma mesma rua ou prédio.

Esse seu filtro talvez não seja dos bons como os da Clamper e precisa haver aterramento eficaz. Só assim poderia tentar acabar com esse ruído chato.

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Matheuspc1995

Dizia o saudoso engenheiro em eletrônica Luís Faler que isso talvez fosse causado por certos chuveiros eletrônicos que geram ruído na rede elétrica podendo alcançar até os moradores de uma mesma rua ou prédio.

Esse seu filtro talvez não seja dos bons como os da Clamper e precisa haver aterramento eficaz. Só assim poderia tentar acabar com esse ruído chato.

É muito provável que a causa seja essa. Chuveiros eletrônicos (aqueles com controle gradual de temperatura) na casa dele e na casa de vizinhos que estão conectados ao mesmo transformador da rua/prédio. Toda vez que alguém liga um chuveiro desses, ele causa ruídos na rede devido a forma como o circuito eletrônico desses chuveiros "corta" a senóide da rede elétrica para diminuir a potência do chuveiro.

Isso provoca um ruído que pode ser ouvido em disjuntores e filtros de linha (aqueles indutores) da fonte. Aterramento não resolve isso.

Eu moro em prédio e aqui volta e meia escuto esses ruídos na minha fonte quando alguém liga um chuveiro desses, mas só escuto de madrugada quando não tem o barulho da rua, aí eu consigo ouvir o zunido da fonte que dura alguns minutos até a pessoa tomar banho e desligar o chuveiro.

• Curtir 1
Postado

@Matheuspc1995

Talvez se você pedisse á empresa que fornece eletricidade ou a algum bom eletricista que puxasse a corrente de outra fase do poste da rua resolveria o problema.

Acho que a energia chegando desse modo como está na fonte do PC, deve estressar alguns componentes dela.

Postado
5 horas atrás, marclbr disse:

É muito provável que a causa seja essa. Chuveiros eletrônicos (aqueles com controle gradual de temperatura) na casa dele e na casa de vizinhos que estão conectados ao mesmo transformador da rua/prédio. Toda vez que alguém liga um chuveiro desses, ele causa ruídos na rede devido a forma como o circuito eletrônico desses chuveiros "corta" a senóide da rede elétrica para diminuir a potência do chuveiro.

Isso provoca um ruído que pode ser ouvido em disjuntores e filtros de linha (aqueles indutores) da fonte. Aterramento não resolve isso.

Eu moro em prédio e aqui volta e meia escuto esses ruídos na minha fonte quando alguém liga um chuveiro desses, mas só escuto de madrugada quando não tem o barulho da rua, aí eu consigo ouvir o zunido da fonte que dura alguns minutos até a pessoa tomar banho e desligar o chuveiro.

Hmm entendo

é que na verdade meu pai é o eletricista aqui de casa mas a instalação é nova e tal

e ainda quando ligo o chuveiro não há queda de tensão aparentemente visto que as luzes não piscam ou algo do tipo

Meu pai disse que se outra pessoa ligar o chuveiro isso não reflete aqui em casa mas também não acho que ele esteja correto

Seria isso mesmo então? Próprio chuveiro da minha casa e dos vizinhos? Esse barulho é problema ou vai estragar algo?

Não ligo muito de perder a fonte mas tenho receio de perder todo o PC junto

Obrigado

5 horas atrás, marclbr disse:

Nunca tive aterramento mas já que não resolve também o que eu deveria fazer pra parar com isso?

Postado
5 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Hmm entendo

é que na verdade meu pai é o eletricista aqui de casa mas a instalação é nova e tal

e ainda quando ligo o chuveiro não há queda de tensão aparentemente visto que as luzes não piscam ou algo do tipo

Meu pai disse que se outra pessoa ligar o chuveiro isso não reflete aqui em casa mas também não acho que ele esteja correto

Seria isso mesmo então? Próprio chuveiro da minha casa e dos vizinhos? Esse barulho é problema ou vai estragar algo?

Não ligo muito de perder a fonte mas tenho receio de perder todo o PC junto

Obrigado

Nunca tive aterramento mas já que não resolve também o que eu deveria fazer pra parar com isso?

O filtro da fonte já está fazendo o papel dele, que é filtrar esses ruídos, o barulho é porque isso provoca uma vibração mais forte nos fios que estão enrolados nos indutores da fonte, porque está passando toda a corrente elétrica para alimentar o seu PC no indutor do filtro da fonte... Um vez eu fiz uns indutores caseiros usando fios esmaltados e coloquei dentro de um filtro de linha daqueles mais simples, mas como não consegui esticar muito os fios nos indutores, eles ficaram fazendo um ruído só de plugar o filtro na tomada sem nenhuma carga ligada, e quanto mais carga eu ligava, o barulho ía aumentando devido a corrente elétrica estar maior também (aquele ruído de 60Hz da corrente alternada, que inclusive dá pra ouvir nos fios de alta tensão dos postes e em transformadores grandes), ou seja, essa vibração nos componentes é normal... Eu uso a mesma fonte Seasonic desde 2011, meu irmão tem um PC usando uma Antec Neo Eco 400C desde 2010 e até hoje nunca queimou nenhum aparelho aqui em casa e eu escuto esses barulhos nela desde aquela época, então não é algo que eu me preocupo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...