Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões e conselhos para otimizar as escolhas desse upgrade


Ir à solução Resolvido por DatLuis09,

Posts recomendados

Quero fazer um upgrade no meu PC durante esse ano e dei uma pesquisada a fundo pra já ir definindo as peças. A ideia é algo bom pra aguentar vários jogos (qualidade média ou alta 1080p) e também ser bem rápido pra tarefas de escritório/programação. Quero um orçamento total de ~R$3500 e por enquanto o que tenho definido é isso:
 

CPU - Ryzen 5 5600G
GPU - GTX 1660 Super (marca a decidir)
 

E nisso tô com dúvidas:
 

RAM - 2x8GB 3200MHz
Quais são as melhores/mais recomendadas? Vi muitas opções e muitas especificações idênticas (ou praticamente).
 

placa-mãe - B450M DS3H V2 ou A520M DS3H: Qual a melhor? Seriam suficientes ou teria alguma melhor por algo em torno de R$500-650? (Apesar de não ter achado essas placas nessa faixa de valor agora, vi que pouco tempo atrás elas estavam sendo vendidas por esses valores)
 

Fonte - Acho que 550W já seria bom pra essa configuração, certo? Pensei em pegar uma dessas:
MSI MAG A550BN
XPG Pylon 550W

 

Não sei muito sobre ventilação. No momento meu gabinete é um meio genérico (Bluecase BG-023), não tenho certeza se a ventilação ficaria legal nele.  

Também já tenho SSD e 2 HDs, vou manter nisso por enquanto. Periféricos tudo ok também.
 

Post ficou longo mas espero que alguém possa ajudar, desde já valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bro,você já possui um PC ou está montando um  PC?

agora, ArielRaridade disse:

Olá Bro,você já possui um PC ou está montando um  PC?

Baseado no que eu vi no seu perfil você está querendo montar um novo PC,olha um pc de 3500 comprando peças aqui no brasil é difícil manter os jogos na qualidade alta a todo momento,tem que dá aquela configurada sabe,a 1080p você consegue, mas no alto,talvez sim (depende dos jogos)

 

Eu montei um PC muito bom (depois olhe meu perfil) com especificações parecidas,mas só gastei 2.7k +/-,com 3,5k eu recomendaria essas especificações 

 

Ryzen 7 5700G - https://www.kabum.com.br/produto/181089/processador-amd-Ryzen-7-5700g-3-8ghz-4-6ghz-max-turbo-cache-20mb-8-núcleos-16-threads-vídeo-integrado-am4-100-100000263box

 

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus-https://www.kabum.com.br/produto/115216/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-amd-am4-matx-DDR4 (eu peguei uma OPEN BOX -mais barato- e não tive nenhum problema,e mesmo que tivesse,possui garantia de 3 meses)

 

Memória Kingston Fury Beast 2x8GB 3200MHz - https://www.kabum.com.br/produto/172365/memória-kingston-fury-beast-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bb-8

 

Fonte MSI MAG A550BN - https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

 

 

oie_x7Jh1EzE5Kft.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DatLuis09 disse:

Fonte - Acho que 550W já seria bom pra essa configuração, certo? Pensei em pegar uma dessas:
MSI MAG A550BN
XPG Pylon 550W

 

A XPG Pylon 550w é levemente superior a MSI MAG A550BN.

4 horas atrás, DatLuis09 disse:

RAM - 2x8GB 3200MHz
Quais são as melhores/mais recomendadas? Vi muitas opções e muitas especificações idênticas (ou praticamente).

A memória RAM pode pegar a XPG Gammix D10, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho

4 horas atrás, DatLuis09 disse:

CPU - Ryzen 5 5600G
GPU - GTX 1660 Super (marca a decidir)

Como vai pegar também uma placa de vídeo pode ir no Ryzen 5 5600 (sem o G).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ArielRaridade disse:

Olá Bro,você já possui um PC ou está montando um  PC?

 

Eu montei um PC muito bom (depois olhe meu perfil) com especificações parecidas,mas só gastei 2.7k +/-,com 3,5k eu recomendaria essas especificações 

 

Ryzen 7 5700G

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Memória Kingston Fury Beast 2x8GB 3200MHz

Fonte MSI MAG A550BN

 

 

oie_x7Jh1EzE5Kft.png

Eu já tenho um PC, mas ele é bem mais fraco. i3-6100 sem placa de vídeo dedicada, 8GB RAM a 2133Mhz numa H110M-HG4. Montei ele alguns anos atrás com um orçamento mais apertado, serve bem pra atividades leves mas pra jogos é fraco. Vou aproveitar só SSD e HD dele mesmo.

Gostei dessa configuração, o Ryzen 5700G tem benchmarks superiores. Mas o valor ficou acima do que quero, considerando que ainda falta adicionar a placa de vídeo. Essa placa-mãe é excelente, já tinha visto essa opção de Open Box mas fico com o pé atrás. Vou ficar de olho em promoções. Valeu!
 

 

4 horas atrás, Tiberio disse:

A XPG Pylon 550w é levemente superior a MSI MAG A550BN.

A memória RAM pode pegar a XPG Gammix D10, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho

Como vai pegar também uma placa de vídeo pode ir no Ryzen 5 5600 (sem o G).

A MAG A550BN tá uns R$100-200 mais barata, sendo assim ela compensa mais já que a diferença é pouca né?
Vou dar uma olhada nessa RAM.
Apesar de saber que o 5600 já seria suficiente e que a GTX 1660S dificilmente daria problemas, não tava querendo arriscar não ter iGPU. Já tive experiência de uma placa de vídeo morrer comigo e sem gráficos integrados o PC teria ficado inutilizável. Acho que a pequena economia de pegar o 5600 poderia sair cara.
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pesquisei análises tanto da ASUS TUF Gaming B550M-Plus quando dessa memória XPG Gammix D10 e gostei bastante, vou ir nesses dois componentes. Apesar da placa-mãe ser mais cara, vale a pena e também compensa porque vou acabar economizando um pouco na RAM e fonte, comparado com o que eu tinha em mente a princípio. Decidi por essa configuração final:

CPU - Ryzen 5 5600G
Placa-mãe - ASUS TUF Gaming B550M-Plus
GPU -  GTX 1660 Super (ASUS ou MSI)
RAM - XPG Gammix D10 2x8GB 3200MHz (ou a Crucial Ballistix)
Fonte - MSI MAG A550BN
Armazenamento (já tenho) - Kingston A400 480GB + 2x HDDs 320GB

Como essa placa tem slots M.2, vou adquirir um SSD NVMe eventualmente também. Vou ter que procurar promoções aqui e ali pra economizar, mas acho que esse PC vai durar por vários anos comigo.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, DatLuis09 disse:

Pesquisei análises tanto da ASUS TUF Gaming B550M-Plus quando dessa memória XPG Gammix D10 e gostei bastante, vou ir nesses dois componentes. Apesar da placa-mãe ser mais cara, vale a pena e também compensa porque vou acabar economizando um pouco na RAM e fonte, comparado com o que eu tinha em mente a princípio. Decidi por essa configuração final:

CPU - Ryzen 5 5600G
Placa-mãe - ASUS TUF Gaming B550M-Plus
GPU -  GTX 1660 Super (ASUS ou MSI)
RAM - XPG Gammix D10 2x8GB 3200MHz (ou a Crucial Ballistix)
Fonte - MSI MAG A550BN
Armazenamento (já tenho) - Kingston A400 480GB + 2x HDDs 320GB

Como essa placa tem slots M.2, vou adquirir um SSD NVMe eventualmente também. Vou ter que procurar promoções aqui e ali pra economizar, mas acho que esse PC vai durar por vários anos comigo.

Obrigado pela ajuda!

Bem meu nobre,é melhor comprar um processador sem gráfico intregado se você vai utilizar uma placa de vídeo , o Ryzen 5 5600 está no mesmo preço do 5600G na kabum

 

17 horas atrás, DatLuis09 disse:


Gostei dessa configuração, o Ryzen 5700G tem benchmarks superiores. Mas o valor ficou acima do que quero, considerando que ainda falta adicionar a placa de vídeo. Essa placa-mãe é excelente, já tinha visto essa opção de Open Box mas fico com o pé atrás. Vou ficar de olho em promoções. Valeu!
 

 

 

Bem cara a 3.5K fica difícil montar um PC com uma placa de vídeo que aguenta s CONFIGS que você quer,tipo,eu recomendei o 5700g para que você gastasse essa grana comprando ótimas peças (uma boa placa-mãe,memória,etc) e depois juntasse uma grana e quem sabe comprasse alguma GPU da série RTX sabe. 

Hoje em dia a placa de vídeo está muito cara aqui no Brasil,e no caso você teria que investir menos em outras peças para comprar a GTX 1660.

Como meu pai dizia "Faça primeira uma boa fundação e depois bons pilares".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Tiberio disse:

O R5 5600 é superior ao R5 5600G, com a diferença de 200 reais já daria pra pegar uma fonte de melhor nível como a Corsair TX550M Gold.

 

6 horas atrás, ArielRaridade disse:

Bem meu nobre,é melhor comprar um processador sem gráfico intregado se você vai utilizar uma placa de vídeo , o Ryzen 5 5600 está no mesmo preço do 5600G na kabum

Meu PC atual tinha uma placa de vídeo que deu pane do nada. Sem gráfico integrado no meu processador, eu tinha ficado sem computador esse tempo todo porque isso aconteceu bem na época da crise de oferta das placas de vídeo. Não quero arriscar que isso aconteça de novo, mesmo que a chance seja muito pequena se tratando de componentes de alta qualidade. O 5600 é levemente melhor mesmo, mas pra mim não acho que vale o risco.

 

6 horas atrás, ArielRaridade disse:

Bem cara a 3.5K fica difícil montar um PC com uma placa de vídeo que aguenta s CONFIGS que você quer,tipo,eu recomendei o 5700g para que você gastasse essa grana comprando ótimas peças (uma boa placa-mãe,memória,etc) e depois juntasse uma grana e quem sabe comprasse alguma GPU da série RTX sabe. 

Hoje em dia a placa de vídeo está muito cara aqui no Brasil,e no caso você teria que investir menos em outras peças para comprar a GTX 1660.

Como meu pai dizia "Faça primeira uma boa fundação e depois bons pilares".

Posso gastar até uns 4k pra falar a verdade, a ideia é ter o melhor custo-benefício possível com uma GPU dedicada. Apesar do 5600G/5700G ser uma APU que aguenta muita coisa no gráfico integrado e já ser um excelente upgrade comparado com o que tenho agora, já quero gastar pra montar algo que fique vários anos comigo mesmo.

De fato as GPU estão caras, mas tenho visto que os preços já caíram bastante nos últimos meses. Minha expectativa é que caiam mais um pouco até eu conseguir comprar uma. 100-200 reais já ajudaria bastante. E quais RTX você tinha em mente? Como gostei bastante da GTX 1660 Super, queria algo que fosse desse nível de custo-benefício pelo menos.

 

Minha ideia também é ir procurando os melhores preços e comprar só em promoções. Não tenho pressa pra ter todas as peças ao mesmo tempo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!