Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro Setup - Esse setup faz sentido?


Posts recomendados

Fala, pessoal.

Eu tenho um notebook acabou de queimar a placa de vídeo (Dell G3) e para não fazer uma troca que mais parece um downgrade, acho que sai mais em conta montar um desktop. Mas nunca montei nenhum, então queria ajuda pra saber se estou escolhendo alguma coisa incompatível, ou algo de péssima qualidade. Então, segue o setup:

 

CPU: Processador Intel Core i3 13100F (R$ 799,00)

placa-mãe: ASRock H610M-HDV/M.2 (R$ 679,99)

RAM: 2x Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz (R$ 329,90 cada)

SSD: SSD WD Blue SN550, 1TB (Sem custo, pretendo aproveitar de upgrade que fiz no notebook)

Placa de Vídeo: Galax GeForce RTX 3050 1-Click OC (R$ 1.479,90)

Fonte: T-Dagger T-TPS206, 500W, Bi Volt (R$ 179,90)

Cooler: 3x Gamemax Super Cooling, 120mm, GMX-WFBK BK (R$ 14,90 cada)

Gabinete: Gabinete Gamer T-Dagger G25B (R$ 159,90)

Monitor: Monitor VX PRO (R$ 369,00)

 

Além disso, como é o primeiro que pretendo montar, pretendo comprar essa Pasta Térmica: Scythe Thermal Elixer 2

 

É, isso. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está ruim, mas dá pra melhorar.

1 hora atrás, victoic disse:

Fonte: T-Dagger T-TPS206, 500W, Bi Volt

Não conheço essa fonte, mas só pelo valor já dá pra saber que é ruim, pegue uma MSI MAG A550BN, é mais cara mas é bem melhor, você não vai querer perder componentes com o tempo, por causa de uma fonte.

1 hora atrás, victoic disse:

CPU: Processador Intel Core i3 13100F (R$ 799,00)

placa-mãe: ASRock H610M-HDV/M.2 (R$ 679,99)

Por esse preço pode valer mais pegar um Ryzen 5 5500 ou 5600 + ASUS Prime A520 com a atualização de BIOS da Pichau, no total sairia por 1250 (Ryzen 5 5500) ou 1500 (Ryzen 5 5600), comparado aos 1480 do I3+H610m, sendo que os ryzens são superiores em edição de fotos, videos, modelagem, etc, e em jogos o desempenho é muito parecido.

 

1 hora atrás, victoic disse:

RAM: 2x Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz (R$ 329,90 cada)

32GB no total? se for apenas para jogos 16GB(2x8GB) já é mais que o suficiente, se o objetivo for programas de edição em geral, os 32GB são uma ótima escolha, mas nesse caso esqueça o I3 e pegue o Ryzen 5 5500 ou 5600.

1 hora atrás, victoic disse:

Pasta Térmica: Scythe Thermal Elixer 2

Normalmente os processadores já vem com pasta térmica pré aplicada no cooler, ou seja, não precisa comprar uma pasta térmica, o único motivo para comprar é se quiser deixar ele mais frio, o que com processadores de baixo TDP não é relevante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Por esse preço pode valer mais pegar um Ryzen 5 5500 ou 5600 + ASUS Prime A520 com a atualização de BIOS da Pichau, no total sairia por 1250 (Ryzen 5 5500) ou 1500 (Ryzen 5 5600), comparado aos 1480 do I3+H610m, sendo que os ryzens são superiores em edição de fotos, videos, modelagem, etc, e em jogos o desempenho é muito parecido.

Eu tinha visto a R5 5600, mas no userbenchmark ela fica atrás da i3-13100F (https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i3-13100F-vs-AMD-Ryzen-5-5600/4143vsm1822932). Tu acha que vale a pena mesmo?

Outra coisa, eu tô vendo tudo pelo Terabyte, que tem uns descontos naquele "monte seu PC", lá só tem A520M-E da ASUS (R$ 579,00) e A520MH da Biostar (R$ 499,00), tu acha que servem?

 

47 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

32GB no total? se for apenas para jogos 16GB(2x8GB) já é mais que o suficiente, se o objetivo for programas de edição em geral, os 32GB são uma ótima escolha, mas nesse caso esqueça o I3 e pegue o Ryzen 5 5500 ou 5600.

Eita, esqueci de mencionar meus usos. Mas RAM é necessidade mesmo, 32 é muito, talvez só um slot de 16GB e um menor seja suficiente. Eu jogo, mas principalmente eu trabalho com carregamento de grandes bases de dados para Aprendizagem de Máquina, às vezes em segundo plano, aí usar os dois slots com 8GB não rola para mim.

 

47 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Não conheço essa fonte, mas só pelo valor já dá pra saber que é ruim, pegue uma MSI MAG A550BN, é mais cara mas é bem melhor, você não vai querer perder componentes com o tempo, por causa de uma fonte.

Não achei essa fonte lá no Terabyte, mas troquei por essa Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001 (R$269,90), tem certifica 80+. O que acha?

 

Com tuas indicações o preço total foi de R$ 4.659,00 para R$ 4.500,16. Trocando a fonte tanto no setup intel quanto no amd e usando a placa-mãe A520M-E no setup amd.

Outra coisa, eu adicionei 3 coolers de gabinete, preciso também de um específico para o processador? Notei que uma das portas da placa-mãe é pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, victoic disse:

Eu tinha visto a R5 5600, mas no userbenchmark ela fica atrás da i3-13100F

Existe um artigo no clube do hardware de fala diretamente disso,  a discrepância enorme entre "sites de comparar processadores", para deixar mais claro vou deixar uma imagem do site Passmark que compara processadores, e ele favorece muito o Ryzen 5 5600, ou seja, se existe diferença enormes entre sites é claro argumentar que um deles, ou não raramente os dois (que é o caso), estão errados.

a1.png

44 minutos atrás, victoic disse:

vale a pena mesmo?

acredito que sim, o Ryzen 5 5600 é um 6/12 é lógico pensar que processadores com mais núcleos  vão ser melhores em tarefas complexas (que normalmente conseguem trabalhar com mais núcleos), além que existem testes que acredito serem mais confiáveis que são feitos e demonstram vantagem (uns são testes reais em aplicações profissionais como Photoshop, e editores de vídeos que eu me lembre existem testes que usam a exportação em lotes desses programas para dar uma pontuação para os processadores), em jogos temos basicamente o mesmo desempenho, então vejo que o R5 5600 sirva melhor. O canal "NJ Tech" no youtube compila esses testes, além de trazer testes em jogos, confira a comparação

1 hora atrás, victoic disse:

Não achei essa fonte lá no Terabyte, mas troquei por essa Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001 (R$269,90), tem certifica 80+. O que acha?

A Redragon é uma fonte aceitável, mas existem melhores, no entanto nada na Terrabyte(com preço bom).

 

1 hora atrás, victoic disse:

Outra coisa, eu adicionei 3 coolers de gabinete, preciso também de um específico para o processador? Notei que uma das portas da placa-mãe é pra isso.

Se for comprar Novo não precisa de cooler para o processador, ele já vem na caixa do processador, só precisara se comprasse usado ou se fosse comprado na china (eles não enviam o cooler, por questões de logísticas e taxas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, victoic disse:

Cooler: 3x Gamemax Super Cooling, 120mm, GMX-WFBK BK (R$ 14,90 cada)

 

Esses fans são de rotação fixa - sem PWM; ficam em 100% o tempo todo, o que pode incomodar.

 

 

Citação

R5 5600, mas no userbenchmark ela fica atrás da i3-13100F

 

Para jogos o Ryzen 5 5600 no geral é melhor que o i5-12400F e i5-13400F, a única coisa que o i3-13100F é melhor do que ele é no preço, e só uns R$ 50,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, victoic disse:

Outra coisa, eu tô vendo tudo pelo Terabyte, que tem uns descontos naquele "monte seu PC", lá só tem A520M-E da ASUS (R$ 579,00) e A520MH da Biostar (R$ 499,00), tu acha que servem?

é melhor comprar a A520M-E da ASUS, as placas da Biostar tendem a ter problema no VRM, não tenho certeza sobre se essa placa-mãe vai vir com a BIOS atualizada, vi um comentário que ela já veio, mas não tenho certeza, a terabyte até tem uma opção pra isso mas é bem escondido e o custo é alto (cerca de 40 reais), nesse sentido a pichau é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Krzj Cara, muito obrigado pela explicação detalhada das CPU.

34 minutos atrás, 1lokos disse:

Esses fans são de rotação fixa - sem PWM; ficam em 100% o tempo todo, o que pode incomodar.

Eita, é mesmo. Tu recomenda alguma com PWM? São bem mais caras. Achei uma PCYes na Magalu (https://www.magazineluiza.com.br/fan-cooler-pwm-4-pinos-pcyes-sangue-frio-120mm-74-5cfm-1800rpm-black/p/ge21e637gf/in/pepc/?=&seller_id=importechph&partner_id=10569) mas eu não conheço a marca. Edit: Não entrega no meu estado.

 

Eu preciso de uma específica para a CPU também? Edit: Esquece, notei que a caixa da Ryzen vem com uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @Alexsandro Krzj e @1lokos pelas dicas.

Fechei no seguinte setup:

 

CPU: AMD Ryzen 5 5600

Placa-mãe: ASUS Prime A520M-E

RAM: 2x Memória DDR4 Geil Orion, 16GB, 3200MHz

SSD: SSD WD Blue SN550, 1TB

Placa de Vídeo: Galax GeForce RTX 3050 1-Click OC

Fonte: Redragon RGPS 500W, PFC

Cooler: 3x PC Yes Sangue Frio 2, 120mm, PWM

Gabinete: Gabinete Gamer T-Dagger G25B

Monitor: Monitor VX PRO

Por um total de R$ 4.806,88 (incluindo um teclado USB que eu não tinha).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Decidi pegar essa B450 AORUS M, só não encontrei a opção de atualizar BIOS como o site da Pichau tem, mas também imagino que não seja necessário já que na descrição diz que suporta Ryzen de segunda geração, só não encontrei informação sobre dissipador VRM, mas pela imagem da placa possui certo? sou leigo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, yedam disse:

@1lokos Decidi pegar essa B450 AORUS M, só não encontrei a opção de atualizar BIOS como o site da Pichau tem, mas também imagino que não seja necessário já que na descrição diz que suporta Ryzen de segunda geração, só não encontrei informação sobre dissipador VRM, mas pela imagem da placa possui certo? sou leigo demais.

Acredito que não vai precisar atualizar a BIOS, já que o 2700 está disponível desde a F1 (primeira versão da BIOS), e sim ela possui dissipador no VRM como mostra as imagens.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!