Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Estou há 6 dias tentando instalar o Windows em meu notebook e não consigo de forma alguma. O Modelo em questão é um Positivo Premium 1A463B79M. Sistemas como Linux, Ubuntu ou Debian instalam normalmente, sem qualquer problema. Já o Windows, não.

Quando estava com Ubuntu, usei o WoeUsb para criar ISOs de Windows 7, 8.1 e 10 e nenhum deu BOOT. Aparecia a tela do Windows (logo) mas não iniciava a instalação. 

Na BIOS dele (Phoenix SecureCore TM Setup Utility), não existem as opções de UEFI ou Legacy BIOS, pelo menos não que eu saiba... só tem IDE ou AHCI. 

Duvido que seja problema de hardware ou a midia de instalação (que é praticamente zerada/nova). 

Eu desmontei o notebook inteiro. Limpei, testei as memórias e funciona tudo normal. 

Eu tenho três HD, dois de 500GB e um de 120GB, em nenhum consigo fazer instalação do Windows, somente de outros sistemas operacionais.

Então recorri ao programa “Ventoy”. Com ele, consigo entrar na tela de instalação do Windows, porém, na hora de selecionar a partição, aparece um outro erro: “Não pudemos criar uma partição ou encontrar uma existente”.

Já fiz todo o esquema de diskpart, limpar, criar partição pelo CMD, converter para GPT, xcopy, mas simplesmente NÃO vai.

É bem complexo, eu sei kkk... Mas se alguém pudesse me ajudar, serei muito grato! Pois se eu tiver mesmo que levar em uma assistência técnica, será uma facada como todos devem saber... Desde já, agradeço. 

OBS: Vou deixar algumas fotos abaixo para facilitar.

20230219_005442-1.jpg

20230219_005452-1.jpg

20230219_005459-1.jpg

20230219_005521-1.jpg

20230219_042852.jpg

Postado

No BIOS, o que pode estar atrapalhando, é a versão da porta SATA, que deve ser AHCI e a "Execute Disable Bit", coloca em Disable. Fora isso, cria o pendrive com o Ventoy para tentar pular o fTPM (ou PTT no caso da Intel ou TPM 2.0) que tem na imagem ISO. Essa questão pode atrapalhar para Windows 11, já que o chip deve estar no CPU e seu note é mais antigo que isso. W7 e W10 creio que vai subir. Outra coisa que pode fazer, não que vá ser prioridade, mas ajuda, é atualizar o BIOS. Entre com o nº de série do equipamento no site da Positivo e veja se há algum firmware mais atual.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Mega Blaster disse:

"Execute Disable Bit", coloca em Disable

"Execute Disable Bit" é um recurso de segurança fundamental (a mídia 64-bit do Windows acho que nem inicia mais se for desativado), que existe há 20 anos. @EsC_ Não desative!

@EsC_  Você tentou fazer um diskpart clean no disco? Veja aqui:

Tem relatos de problemas com o Ventoy, como:

Talvez já tenha sido consertado... vá lá saber. Dê prioridade ao Rufus, que é excelente, configurando "Sistema de destino" com "BIOS (ou UEFI-CSM)". Caso não inicie, repita marcando "Opções de compatibilidade para BIOSs antigos", que aparece quando clica em "Exibir propriedades avançadas do drive".

Ah, nessa máquina, por não suportar UEFI, você tem que usar o Windows 10 no máximo. O 11 não tem suporte a BIOS/CSM.

• Curtir 1
Postado

@Mega Blaster Vou procurar mesmo se há atualizações para a BIOS. Sobre o “Execute Disable Bit”, como disse o @Marcos FRM,  não é recomendado desativá-lo, mas eu posso tentar a instalação, e se for, depois é só ativá-lo novamente.

@Marcos FRM

53 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Você tentou fazer um diskpart clean no disco? Veja aqui:

Sim, e também não foi.

53 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Tem relatos de problemas com o Ventoy, como:

A questão é que: Sem o Ventoy, não consigo nem chegar na tela de instalação do Windows.

58 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Talvez já tenha sido consertado... vá lá saber. Dê prioridade ao Rufus, que é excelente, configurando "Sistema de destino" com "BIOS (ou UEFI-CSM)". Caso não inicie, repita marcando "Opções de compatibilidade para BIOSs antigos", que aparece quando clica em "Exibir propriedades avançadas do drive".

Eu não tenho nenhum outro desktop ou alguém com PC para que eu pudesse usar o Rufus. Mas posso usar a versão de celular, que infelizmente não tem essas opções de “contabilidade para BIOSs antigas”.

Screenshot_20230220-103945-1.jpg

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

é um recurso de segurança fundamental

Isso é sabido. Estou dando sugestões para que @EsC_ consiga seguir adiante, já que este recurso bloqueia bloqueia tentativas de ataques via software. Como foi projetado para evitar a propagação de programas prejudiciais no servidor ou na rede, talvez ajude no propósito. Depois é reativá-lo. 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005771/processors.html

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

por não suportar UEFI

Esse problema talvez seja contornado com uma atualização do BIOS, caso exista algum firmware novo. Seu equipamento é antigo, mas não tanto assim. Uma alternativa paralela, é tentar com GPT para criação da tabela de partição com o Rufus. Só não esquece de mudar o BIOS de IDE para AHCI. É mais uma dica para tentarmos ir adiante. O Windows não está encontrando a tabela de partição, por isso não vai adiante. Já que só tem o celular, tente criar o pendrive bootável, com o Hírens e zere o MBR. Talvez apagar a trilha zero ajude nesse quesito (este tópico fala sobre isso: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/806824-como-zerar-mbr-entre-outras-coisas/). Se conseguir, tenta de novo com MBR. Se conseguisse por o HD em outro PC, poderia tentar fazer a conversão de MBR para GPT antes de prosseguir, caso consiga ler o HD. Temos que descobrir porquê o Windows não consegue ler a tabela de partição. O cerne do problema é esse.

https://www.hirensbootcd.org

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, EsC_ disse:

Mas posso usar a versão de celular

Todas as versões para celular são de vigaristas. Não é o programa oficial.

Qual Linux tem aí (incluindo a versão)? O ISO do Windows foi baixado do site da Microsoft?

Postado
8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Qual Linux tem aí (incluindo a versão)?

Linuxmint 21.1 Cinnamon 64bit

8 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O ISO do Windows foi baixado do site da Microsoft?

Sim, ISO do Windows 8.1 64 bit.

Postado

@EsC_ Meu Caro

Resolvi atualizar o Notebook Acer Aspire 5738ZG da minha Filha (Fabricado em 2011), retirando o HDD Sata de 500GB com W7, e Substituindo por um SSD Sata de 240GB para Instalação do W10. Ele não aceitou a Instalação do SO Via Pendrive de maneira nenhuma.

Como ele tem um DVD-Drive, então gravei um DVD-R com o SO e Voilá, está Rodando Redondinho que é uma Beleza:

1169550878_Speccy02.thumb.jpg.ac70726bfc67a7829283a851b6da93be.jpg

Pelas Fotos que postou, observei que o Notebook tem um DVD-Drive... 

Boa Sorte

Abraços

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, bacalhau cruzmaltino disse:

gravei um DVD-R com o SO

Aqui com certeza tem as melhores chances, pois vai usar uma tabela de partição padrão. Pode usar até o W10 ao invés do W8., caso deseje. Se possível, use um DVD-RW. Pode reaproveitar e regravar outra imagem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!