Ir ao conteúdo

Tensões e Overclock do processador AMD Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/noite tenho uma duvida quanto as tensões e overclock, basicamente comprei um Ryzen 5 5600 e estava usando ele em stock pois não tinha um cooler melhor pra fazer aquele leve overclock, quando deixava a 4.6ghz fixo com 1.2v de tensão ficava estável mas a 75 graus sei que ainda é longe do limite térmico dele mas eu não me sentia confortável com isso então passei a usar 4.4ghz (clock fixo) mesmo com a tensão padrão do processador/placa-mãe que era em media 1.1 e nunca passava de 65 graus, agora eu comprei um wraith prism pois sempre gostei muito desse cooler e instalei, e testei novamente o overclock fixo com tensão fixa mesma já dita anteriormente e ficou em 65 graus, e com 4.4ghz e 1.1 de tensão ficou em 55/50, ai apelei para o undervolt que já tinha tentado antes mas sempre ficava instável e eu não sabia exatamente o que corrigir para ficar estável, dessa vez achei uma config que "deu boa" que foi a seguinte PPT:150 TDC:125 EDC:125, PBO Scalar deixei em 1x ou padrão/auto não me lembro agora pois já ouvi dizer que aumentar isso muito por exemplo 5x 6x e etc pode degradar o cpu ou o controlador de memória,  Dynamic Vcore(DVID) -0.054V e Dynamic Vcore SOC(DVID) -0.054V, e curve optimzer negativo com valor 10 e 4.6ghz de clock fixo com 1.2 de tensão fixa e o Soc Vdd ficou em 0.919, mas como tem o under de -0.054 ai ficou a tensão de 1.2V ficou em 1.44V, e ficou perfeito pois consigo deixar a fan do wraith prism no modo quieto fica super silencioso não passa de 55 graus jogando Valorant, GTA 5 e em idle fica 35 graus, inclusive joguei por alguns dias e nesse tipo de uso ficou estável e hoje fui fazer um teste de stress e a 100% de uso tem um momento que o pc reinicia sozinho acredito que seja pelo Soc Vdd muito baixo ou tensão, mas como eu não vou usar o processador em algo que vá passar de 50% de uso pois todos os jogos que já joguei até agora não usou mais do que isso, então não vejo problema em 100% ele reiniciar pois não é meu uso e se caso eu for fazer esse uso eu mudo as config de under e deixo stock, mas a minha duvida é a seguinte talvez por esse Soc Vdd meio baixo não poderia dar algum problema a longo prazo no cpu? pois pra mim eu vejo que por passar menos corrente do que o processador "precisa" isso poderia dar algum problema futuramente mas até então não tenho certeza de nada e preferi vir perguntar a quem realmente entende do assunto, ps a placa-mãe é uma b550M aorus elite, segue a print de como ficou toda a config

image.png

Postado

Esquece sua BIOS, baixa Ryzen Master que é muito mais simples de fazer undervolt. Tenho um R5 3600 e consigo deixar ele em 4.5 em 1.3v (o stock dele é 4.2 oscilando entre 1.3 e 1.5v)

image.png.517b979327e273e0b3646c95d632f0f3.png

No próprio aplicativo você consegue fazer o teste pra ver se ficou estável.

Postado
7 horas atrás, Goner disse:

Esquece sua BIOS, baixa Ryzen Master que é muito mais simples de fazer undervolt. Tenho um R5 3600 e consigo deixar ele em 4.5 em 1.3v (o stock dele é 4.2 oscilando entre 1.3 e 1.5v)

/cdn-cgi/mirage/fae2a4dd663089964a485588c1d32104a0ce2eb355667055250373f9337e44be/1280/https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2023_02/image.png.517b979327e273e0b3646c95d632f0f3.png

No próprio aplicativo você consegue fazer o teste pra ver se ficou estável.

Vou fazer isso e baixar o Ryzen master, mas a parada que eu queria saber mesmo era se esse Soc Vdd em 0.919 por ser “muito baixo” e supostamente estar deixando instável e ser menos do que o processador “precisa” então logo a corrente de energia não é suficiente e se a longo prazo não poderia dar algum problema ou degradar o cpu, resumidamente se assim como uma tensão muito alta pode dar problema uma tensão muito baixa também pode acontecer?

• Solução
Postado
2 minutos atrás, MiracleFMS disse:

Vou fazer isso e baixar o Ryzen master, mas a parada que eu queria saber mesmo era se esse Soc Vdd em 0.919 por ser “muito baixo” e supostamente estar deixando instável e ser menos do que o processador “precisa” então logo a corrente de energia não é suficiente e se a longo prazo não poderia dar algum problema ou degradar o cpu, resumidamente se assim como uma tensão muito alta pode dar problema uma tensão muito baixa também pode acontecer?

Tensão baixa vai no máximo apresentar problemas seu PC ou causar instabilidades. Se seu overclock ou undervolt estiver estável não vai acontecer degradação com o tempo

Aqui no meu caso meu processador em stock oscila entre 1.1 e 1.5v, se eu deixo o clock fixo com a tensão fixa não é pra causar nenhum dano desde que esteja estável nem superaquecendo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...