Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite, estou enfrentando um problema que começou hoje, tudo estava normal, após queda de energia no bairro o computador não funcionou mais. Ele não dá bip, apenas liga fica alguns segundos girando a fonte e o cooler e desliga novamente. O Pc fica ligado direto na tomada. Não sei o que deu problema mas fiz alguns testes e mesmo assim não consigo identificar a origem do problema.

Vídeo dos testes: https://photos.google.com/share/AF1QipNXyyTAqBVzOJFOAB1LBhM8rjjmoOoZEEr90qjJ1VA1Ikjcn_A5eSZElewEElBoqg?key=aWkzVVFuWFRnSUhnSnpDeHFLamNtaXpNUjhQNGtR

Fiz os seguintes testes: Teste na fonte com multímetro ligando a fonte fora da placa-mãe, aparentemente tudo ok.

Teste ligando a placa-mãe encostando a chave de fenda no botão power, aparentemente ok.

Teste no mosfet da placa-mãe e no 12v da ligação da fonte na placa-mãe com multimetro, aparentemente ok.

Testei um slot de memória de cada vez em ambos slots, também não funcionou.

Testei o processador e ele está esquentando, aparentemente ok.

Troca do cabo de força, também não resolveu.

Retirar e colocar a bateria cmos, também não resolveu.

Limpeza no pc com pincel, troca da pasta térmica do processador, também não resolveu.

Troca dos cabos sata e slot do HD, também não resolveu.

O único detalhe é que o cooler do processador faz barulho quando liga, depois que o PC liga ele para o barulho, isso desde o dia que comprei o cooler novo há mais de 2 anos de uso e nunca deu problema, só faz barulho e depois para. Eu não tenho outra fonte, outra memória, outra placa-mãe nem outro cooler para testar.

Configurações do PC: Gigabyte H61m Ds2h , 2x slot 4 GB memória RAM DDR3, processador i5 3330, fonte corsair cx600

Postado
1 hora atrás, Gabriel Henrique_781429 disse:

Olá, boa noite, estou enfrentando um problema que começou hoje, tudo estava normal, após queda de energia no bairro o computador não funcionou mais. Ele não dá bip, apenas liga fica alguns segundos girando a fonte e o cooler e desliga novamente. O Pc fica ligado direto na tomada. Não sei o que deu problema mas fiz alguns testes e mesmo assim não consigo identificar a origem do problema.

Vídeo dos testes: https://photos.google.com/share/AF1QipNXyyTAqBVzOJFOAB1LBhM8rjjmoOoZEEr90qjJ1VA1Ikjcn_A5eSZElewEElBoqg?key=aWkzVVFuWFRnSUhnSnpDeHFLamNtaXpNUjhQNGtR

Fiz os seguintes testes: Teste na fonte com multímetro ligando a fonte fora da placa-mãe, aparentemente tudo ok.

Teste ligando a placa-mãe encostando a chave de fenda no botão power, aparentemente ok.

Teste no mosfet da placa-mãe e no 12v da ligação da fonte na placa-mãe com multimetro, aparentemente ok.

Testei um slot de memória de cada vez em ambos slots, também não funcionou.

Testei o processador e ele está esquentando, aparentemente ok.

Troca do cabo de força, também não resolveu.

Retirar e colocar a bateria cmos, também não resolveu.

Limpeza no pc com pincel, troca da pasta térmica do processador, também não resolveu.

Troca dos cabos sata e slot do HD, também não resolveu.

O único detalhe é que o cooler do processador faz barulho quando liga, depois que o PC liga ele para o barulho, isso desde o dia que comprei o cooler novo há mais de 2 anos de uso e nunca deu problema, só faz barulho e depois para. Eu não tenho outra fonte, outra memória, outra placa-mãe nem outro cooler para testar.

Configurações do PC: Gigabyte H61m Ds2h , 2x slot 4 GB memória RAM DDR3, processador i5 3330, fonte corsair cx600

Já removeu a bateria da placa-mãe por alguns minutos e depois recolocou para redefinir as configurações da BIOS?

E também tente resetar a placa-mãe através do jumper de reset, quando movido para a posição correta, permite que a placa-mãe seja redefinida para as configurações padrão de fábrica.

Já aproveita e faz o teste da bateria usando o multímetro

Postado
18 minutos atrás, Gabriel Henrique_781429 disse:

não resolveu

Seria bom testar os restantes das peças em uma placa-mãe diferente para verificar se estão funcionando corretamente.  Além disso, é importante garantir que a placa-mãe que você irá usar para testar os componentes também esteja funcionando corretamente.

Você pode testar a placa-mãe fora do gabinete para garantir que não tenha nenhum mau contato.

Postado

@Gabriel Henrique_781429

Liga ele sem as memórias instaladas e verifica se a placa-mãe emite bip isso caso ela tenha speacker ou buzzer pra emitir sons.

Se ouvir som de bip é sinal de a placa-mãe estar ainda boa e o problema estar em outra peça. Se não ouvir, pode ser defeito nela que talvez possa ser corrigido com um " curto de hardman " por 3 dias.

Chegou a esfregar com um lápis borracha escolar os contatos dourados das memórias ? Eles podem estar oxidados ou levemente opacos dificultando o tráfego de sinal.

Postado

Problema resolvido, era a placa-mãe, comprei outra e agora tudo está funcionando normalmente. Foi curto mesmo devido às constantes quedas de energia e devido à estar ligado direto na tomada sem filtro de linha, vou tentar ressarcimento no site da companhia elétrica. Eu arrisquei a placa e deu certo, pois fiz os testes com multimetro na fonte, as memórias nunca deram problema, vi que o processador estava esquentando normalmente, só sobrou a placa mesmo, mas vocês me ajudaram bastante, obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!