Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air Cooler Rise Mode Z4 é o suficiente para desbloquear o power limit?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal, eu tenho um Air Cooler Rise Mode Z4, combinado com um i5 11400f, uma RTX 2060, 16gb de ram e uma placa-mãe MSI B560m-a PRO, e estou com uma dúvida, se esse air cooler aguentaria um desbloqueio de tdp para meu i5 11400, li que nessa minha placa-mãe para fazer o desbloqueio do power limit deve-se alterar na BIOS de cooler box para water cooler, mas também sei que ao fazer isso, os vrms da placa-mãe podem esquentar mais, e sei que o cooler pode ajudar a resfriar os vrms, mas no meu caso, esse cooler daria conta disso?

Sem o power limit desbloqueado, meu i5 já faz 4200mhz e a temperatura fica no máximo 65ºc, mas vi que desbloqueando o power limit ele fica mais "constante", valeria a pena fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pro cooler ajudar a resfriar o VRM precisa ser do tipo parecido com o cooler padrão, com a ventoinha soprando pra baixo. Esse cooler em torre, além de não ajudar o VRM, também não vai dar conta de um i5 11400 desbloqueado. Observe que é um cooler simples, tem apenas 2 heat pipes, e dissipador é pequeno, e as especificações dizem que suporta TDP de até 100W. Um Core i5 11400 com power limit desbloqueado pode consumir até 148W, de acordo com o Tom's Hardware. Para esse nível de TDP o mais indicado é um air cooler bem robusto ou um water cooler. De qualquer forma ainda não vai resfriar o VRM da sua placa-mãe, que também não vai dar conta.

 

FGeDKJQG4r9cUrQGdQZSLa-970-80.png.webp

 

Se você usa seu computador exclusivamente para jogos, o ganho de desempenho com PL desbloqueado é pequeno (veja no gráfico abaixo), sem OC na memória chega a 4,9% e com OC na memória chega a 9,9%. Desbloquar o PL ajuda bem mais no desempenho multi-core, que é mais usado por alguns aplicativos voltados pro lado de produtividade. Mesmo assim seria um ganho de 25-30% para um aumento de 127% no consumo de energia, você literalmente chuta o balde na eficiência.

 

UNwo62qRgGdE6uLAiPVycM-970-80.png.webp

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rdkthiago disse:

Sem o power limit desbloqueado, meu i5 já faz 4200mhz e a temperatura fica no máximo 65ºc, mas vi que desbloqueando o power limit ele fica mais "constante", valeria a pena fazer isso?

 

Se esta a 4200Mhz deixa assim mesmo, com o PL liberado pode chegar a 4400Mhz no turbo mas notará pouca diferença disso na prática, não compensa gastar dinheiro por estes 200 MHz.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!