Ir ao conteúdo

Air Cooler Rise Mode Z4 é o suficiente para desbloquear o power limit?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Pessoal, eu tenho um Air Cooler Rise Mode Z4, combinado com um i5 11400f, uma RTX 2060, 16gb de ram e uma placa-mãe MSI B560m-a PRO, e estou com uma dúvida, se esse air cooler aguentaria um desbloqueio de tdp para meu i5 11400, li que nessa minha placa-mãe para fazer o desbloqueio do power limit deve-se alterar na BIOS de cooler box para water cooler, mas também sei que ao fazer isso, os vrms da placa-mãe podem esquentar mais, e sei que o cooler pode ajudar a resfriar os vrms, mas no meu caso, esse cooler daria conta disso?

Sem o power limit desbloqueado, meu i5 já faz 4200mhz e a temperatura fica no máximo 65ºc, mas vi que desbloqueando o power limit ele fica mais "constante", valeria a pena fazer isso?

• Solução
Postado

Pro cooler ajudar a resfriar o VRM precisa ser do tipo parecido com o cooler padrão, com a ventoinha soprando pra baixo. Esse cooler em torre, além de não ajudar o VRM, também não vai dar conta de um i5 11400 desbloqueado. Observe que é um cooler simples, tem apenas 2 heat pipes, e dissipador é pequeno, e as especificações dizem que suporta TDP de até 100W. Um Core i5 11400 com power limit desbloqueado pode consumir até 148W, de acordo com o Tom's Hardware. Para esse nível de TDP o mais indicado é um air cooler bem robusto ou um water cooler. De qualquer forma ainda não vai resfriar o VRM da sua placa-mãe, que também não vai dar conta.

FGeDKJQG4r9cUrQGdQZSLa-970-80.png.webp

Se você usa seu computador exclusivamente para jogos, o ganho de desempenho com PL desbloqueado é pequeno (veja no gráfico abaixo), sem OC na memória chega a 4,9% e com OC na memória chega a 9,9%. Desbloquar o PL ajuda bem mais no desempenho multi-core, que é mais usado por alguns aplicativos voltados pro lado de produtividade. Mesmo assim seria um ganho de 25-30% para um aumento de 127% no consumo de energia, você literalmente chuta o balde na eficiência.

UNwo62qRgGdE6uLAiPVycM-970-80.png.webp

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, rdkthiago disse:

Sem o power limit desbloqueado, meu i5 já faz 4200mhz e a temperatura fica no máximo 65ºc, mas vi que desbloqueando o power limit ele fica mais "constante", valeria a pena fazer isso?

Se esta a 4200Mhz deixa assim mesmo, com o PL liberado pode chegar a 4400Mhz no turbo mas notará pouca diferença disso na prática, não compensa gastar dinheiro por estes 200 MHz.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...