Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente estou passando pro um problema, que quando eu ativo meu xmp meu pc desliga, em específico a placa-mãe que desliga e dps não liga nenhuma porta USB, aí tem que resetar a BIOS para poder usar dnv, o problema seria na placa-mãe ou na memória, pk já troquei de BIOS e nada mudou 

Postado
10 minutos atrás, João Pedro Izaias Bertochi disse:

B550m aorus elite

2 X 8 corsair vengeance RGB pro 3600 MHz 

Ryzen 5 5600g 

OK. Em quais slots você instalou as memórias? Para funcionar corretamente precisa estar no segundo e no quarto (da esquerda pra direita). Você já tentou usar as memórias em frequências um pouco menores que os 3600MHz do XMP? Você pode carregar o perfil XMP e alterar apenas a frequência e manter o restante. Eu sugiro inicialmente tentar descer direto para 3200MHz, se funcionar, ai você vai subindo. 3200MHz é a frequência padrão desse processador, então basicamente "tem que funcionar". Se ainda não funcionar, aí sabemos que há algum problema entre a placa-mãe e a memória.

Postado

Está tudo certo, já tentei descer ele para 3200 e continua desligando, tendo que dar reset na BIOS cada vez que eu faço isso

Para resolver isso na pior da hipóteses, eu tenho que comprar outras memórias memórias que de 3200 MHz ou trocar a placa-mãe?

Pk como havia dito essa configuração funcionou perfeitamente por 1 ano e pouquinhos

Postado
12 minutos atrás, João Pedro Izaias Bertochi disse:

Pk como havia dito essa configuração funcionou perfeitamente por 1 ano e pouquinhos

Eu não tinha visto essa parte, então a situação parece mais complicada

13 minutos atrás, João Pedro Izaias Bertochi disse:

Para resolver isso na pior da hipóteses, eu tenho que comprar outras memórias memórias que de 3200 MHz ou trocar a placa-mãe?

Para saber isso seria necessário fazer testes com memórias diferentes ou testar sua RAM em outra placa-mãe. Se você tiver um amigo ou colega que tenha um PC que usa DDR4 de alta frequência, você pode tentar as duas coisas (fazer uma troca de RAMs).

Por acaso você mudou alguma coisa no seu PC antes de começar a ter problemas com a RAM?

Postado
8 minutos atrás, João Pedro Izaias Bertochi disse:

Não mudei nada 

Tava dando uma pesquisa, e teve gente com o mesmo problema que o meu, até uns que você mesmo respondeu os post, um lá o irmão tentou fazer o overclock manualmente e deu certo

Entendi. Esses problemas de estabilidade com XMP geralmente estão relacionados com bugs de compatibilidade entre a BIOS da placa-mãe e RAM (nem sempre é resolvido com as atualizações), e pelo que já ouvi dizer, as placas da Gigabyte estão mais sugeitas a terem esse tipo de problema. Só pra ter certeza, sem XMP o PC funciona de boa, certo?

O ajuste manual as vezes é a única opção, mas o problema é que você vai ter que perder minutos ou até horas mexendo em várias coisas até descobrir o que funciona ou não. Coisas que podem ajudar:

-Reduzir frequência (pra você não deu);

-Aumentar os valores dos timinigs;

-Aumentar a tensão de operação do SoC (não passar dos valores seguros, tentar chegar até 1.15V);

-Aumentar a tensão de operação da memória RAM (nem sempre é seguro, para algumas não é bom passar de 1.35V).

O legal da BIOS da MSI é que ela te dá uma lista enorme de frequências e timings mais comuns pra você testar, é a função chama "Memory Try It !". Até ajuda se você quer tentar fazer um overclock na memória sem precisar ficar ajustando várias coisas manualmente.

b550-20200922-3.jpg

Postado

você consegue só dar uma resumida pk nessa parte fico perdido em mexer na memória manual, se tiver um vídeo sla ia ajudar mt

Mas na parte do passo a passo, o que ativar e desativar etc, se precisa ativar o xmp para isso, não entendo muito nessa área, aí os números com aquele print sua já ajuda muito

Tipo o que eu faço nas imagens abaixo

20230223_202713.jpg

20230223_202731.jpg

Postado

a sua BIOS esta atualizada?? um amigo esses dias não conseguia usar o XMP justamente porque a BIOS dele não estava atualizada para a ultima versão. ja tento em outras frequências ou somente em 3200/3600?

Postado
1 hora atrás, João Pedro Izaias Bertochi disse:

Vou tentar 3000 agr, aí se não der certo vou esperar a BIOS tiver algo de novo para atualizar e rezar para subir, pk não tenho mais garantia de nada

Acabei de tentar 3000 e 2800 e  os dois deu tela preta e desligamento dos UBS

estou lascado kkk

a sua BIOS esta atualizada?? se não funcionar agora tem que testar com outras ram para ver se continua dando o mesmo problema. ja tento com uma ram só? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!