Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de ar para gabinetes com fonte em cima


Ir à solução Resolvido por Sanma,

Posts recomendados

Boa tarde pessoas!

Então, o problema é o seguinte, meu pc está esquentando bastante e acredito que seja o fluxo de ar que não está legal.

 

Na frente tem espaços para 3 fans e no fundo da para colocar mais uma, atualmente ele está assim, eu só tenho três fans disponíveis e não queria jogar o ar quente pra fonte então deixei uma puxando do fundo e duas na frente tirando, além do cooler... Mas na frente só tem essas fissuras de um dos lados então acho que não tá dando conta de sair todo o ar quenteIMG_20230225_173544.thumb.jpg.d9aaa3ccb45ce239344b4d47ecf9feca.jpg

 

Meu CPU é um R5 5600x que comprei recentemente, e de o cooler um gammaxx 400 v2, e pro vídeo uma gt1030 (pretendo melhorar não se preocupem com o gargalo), minha fonte é uma MWE bronze 550w, e as fans de 120mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wendeson disse:

Boa tarde pessoas!

Então, o problema é o seguinte, meu pc está esquentando bastante e acredito que seja o fluxo de ar que não está legal.

 

Na frente tem espaços para 3 fans e no fundo da para colocar mais uma, atualmente ele está assim, eu só tenho três fans disponíveis e não queria jogar o ar quente pra fonte então deixei uma puxando do fundo e duas na frente tirando, além do cooler... Mas na frente só tem essas fissuras de um dos lados então acho que não tá dando conta de sair todo o ar quenteIMG_20230225_173544.thumb.jpg.d9aaa3ccb45ce239344b4d47ecf9feca.jpg

 

Meu CPU é um R5 5600x que comprei recentemente, e de o cooler um gammaxx 400 v2, e pro vídeo uma gt1030 (pretendo melhorar não se preocupem com o gargalo), minha fonte é uma MWE bronze 550w, e as fans de 120mm

E se você fizesse ao contrário? As fans da frente trazendo ar para dentro de fora e a de trás puxando ar quente? Nesse caso seria necessário deixar o cooler da cpu ao contrário? Eu acredito... Teria que ver com alguém mais experiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sanma disse:

Mas ai nesse caso o ar quente iria direto na direção da fonte dele, o que não é nada recomendável..

...

Não entendi pois ficaria assim na minha mente:

image.png.ebc024916a85ddb12e4727c8eae7a14a.png

agora, Wendeson disse:

@Sanma sobre a fan traseira tenho certeza de estar na posição correta

 

Uma fora sem a tampaIMG_20230225_174919.thumb.jpg.5995b2f02a82c4c137c919f43d085a96.jpg

É que na verdade pelo que eu sei a de trás fica ao contrário não? E as da frente também... Eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ess3ntial disse:

Não entendi pois ficaria assim na minha mente:

image.png.ebc024916a85ddb12e4727c8eae7a14a.png

Como você mesmo disse naquele tópico um tempo atrás, o ar quente sobe, e como seriam dois fans fazendo ventilação para somente um fazendo exaustão vai sobrar ar quente dentro do gabinete, que na posição de exaustão vai subir direto para a fonte dele. Pois os fans não estão 1:1.

Temos que pensar que ele tem "2" fans para exaustão, mas somente um está somente para resfriar o processador, então fica 2:1, que dá um "gargalo" pois vai ter sempre mais ar quente do que ar frio dentro do gabinete. 

Talvez ele possa colocar um fan extra na parte superior do gabinete puxando o ar quente que vai para a fonte, ficando 2:2 e sendo mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 minutos atrás, Sanma disse:

Como você mesmo disse naquele tópico um tempo atrás, o ar quente sobe, e como seriam dois fans fazendo ventilação para somente um fazendo exaustão vai sobrar ar quente dentro do gabinete, que na posição de exaustão vai subir direto para a fonte dele. Pois os fans não estão 1:1.

Ah sim, agora entendi, me desculpe então... 

 

 

Então nesse caso ele teria que comprar mais um fan...

 

Saindo um pouco do assunto desse gabinete em questão

@SanmaVocê acha que se eu colocar três fans na frente do meu gabinete e 1 atrás será muito ruim? Pois eu comprei um kit de 4 fans mas terei que pensar no airflow, eu estou usando um cooler amd wraith stealth

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 minutos atrás, ess3ntial disse:

Não sei se seria as melhores posições, mas pensei nessa:

image.png.272cbcbafbd159f8e1b0be4216e69721.png

Eu faria igual você mostrou, mas colocando um fan extra na parte superior para igualar a quantidade de fans dentro do gabinete.

Com o fan sendo alterado de lado na torre da CPU, em vez de puxar o ar frio para refrigerar a torre ele vai puxar o ar quente que sai da torre, tornando mais eficiente.

Podendo também colocar mais um fan na torre além de na parte superior, aí sim ficaria perfeito.

image.png.518d5435ad39a589bf31fbb6d306c5b9.png

9 minutos atrás, ess3ntial disse:

Você acha que se eu colocar três fans na frente do meu gabinete e 1 atrás será muito ruim? Pois eu comprei um kit de 4 fans mas terei que pensar no airflow, eu estou usando um cooler amd wraith stealth

Eu colocaria 2:2, dois fazendo a ventilação e dois fazendo exaustão. Não sei qual é o seu processador, mas se ele não esquentar tanto pode deixar 3:1 por estética mesmo.

Atualmente eu uso dois reverse fan puxando ar frio na parte frontal do gabinete, um reverse fan jogando ar frio na fonte e dois fans para exaustão, o da torre da cpu + o da traseira do gabinete. Posso mandar foto no privado depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sanma disse:

 

Eu colocaria 2:2, dois fazendo a ventilação e dois fazendo exaustão. Não sei qual é o seu processador, mas se ele não esquentar tanto pode deixar 3:1 por estética mesmo.

Eu tenho um AMD Ryzen 5 4600g, e é um gab com a fonte em baixo mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ess3ntial Então bota 3:1 mesmo, não vai esquentar tanto.

6 minutos atrás, Wendeson disse:

Esse gabinete só suporta fans na frente e no fundo infelizmente 

Então coloque mais um do outro lado da torre da CPU e confira a posição das ventoinhas da frente para certificar que não estão para exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sanma Vou tentar girar as fans e executar um stress, só não vou poder colocar uma em cima já que não tenho disponível no momento e o gabinete não suporta, sobre o cooler, ele é ajustável, posso colocar a fan no lugar que eu quiser, puxando ou empurrando o ar, ele é realmente mais eficiente puxando o ar da torre do que soprando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wendeson disse:

ele é realmente mais eficiente puxando o ar da torre do que soprando?

Pensa o seguinte. O processador esquenta -> Passa o calor para os fios de cobre da torre -> O cobre esquenta e dissipa nas filetas da torre, quanto mais filetas melhor.  -> O ar frio que geralmente puxa da frente resfria as filetas -> O ar quente que as filetas geram é puxado pela fan traseira e é jogado para fora.

Mas no seu caso você tem uma fan puxando ar frio para as filetas, e três fans puxando o ar quente. Você precisa ter ar frio para resfriar, só tirar o ar quente não funciona.
E veja outra coisa também, o ÚNICO fan que você tem para puxar frio está virado para PAREDE, assim o ar frio que já é pouco vai ser ainda mais restrito por estar perto da parede.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ess3ntial disse:

Claro, invertendo não só a de trás mas também as da frente.

Vou te mandar no privado o meu air flow como é.

1 minuto atrás, ess3ntial disse:

Pelo que vi agora é melhor ter mais puxando ar frio do que tirando ar quente, o que acha disso @Sanma?

Na minha opinião o melhor é ter uma harmonia entre ar frio e ar quente, sempre 1:1. Mas se for pra ter algo em maior número, que seja puxando ar frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sanma disse:

Pensa o seguinte. O processador esquenta -> Passa o calor para os fios de cobre da torre -> O cobre esquenta e dissipa nas filetas da torre, quanto mais filetas melhor.  -> O ar frio que geralmente puxa da frente resfria as filetas -> O ar quente que as filetas geram é puxado pela fan traseira e é jogado para fora.

Mas no seu caso você tem uma fan puxando ar frio para as filetas, e três fans puxando o ar quente. Você precisa ter ar frio para resfriar, só tirar o ar quente não funciona.
E veja outra coisa também, o ÚNICO fan que você tem para puxar frio está virado para PAREDE, assim o ar frio que já é pouco vai ser ainda mais restrito por estar perto da parede.

Você tem razão, vou girar eles agora, seria possível você me mandar a foto do seu também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rodrigo Rondon disse:

...

image.png.ebc024916a85ddb12e4727c8eae7a14a.png

 

 

Essa é a posição ideal, os dois fans da frente puxando - pouco; ar fresco pelas fretas laterais e o fan traseiro e o fan da fonte jogando o ar aquecido para fora, assim o fluxo de ar fica na mesma direção do cooler do CPU, e a fonte até recebe um pouco de ar fresco soprado pelos fans da frente. *

 

Citação

Você precisa ter ar frio para resfriar, só tirar o ar quente não funciona.

 

Bom, desse jeito vai criar pressão negativa dentro do gabinete e ele vira um "aspirador de pó". 🙂 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...