Ir ao conteúdo

Rede instável após instalar Windows 10 Pro

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, caros

Recentemente formatei o meu PC e instalei o Windows 10. O problema no entanto é que estou enfrentando um problema com a rede. A internet está totalmente instável, caindo a cada 5 minutos. A única coisa que consegui fazer para restaurar a conexão por algum tempo foi desabilitar e reabilitar o adaptador de rede no gerenciador de dispositivos e limpar o cache dns com a prompt de comando. Esses funcionamento é momentâneo, no entanto, pois seja em 5 minutos ou 3 horas, esse problema retorna.

O mais bizarro é que isso está afetando a conexão wi-fi do modem, pois quando esse problema acontece, a internet wi-fi também para de funcionar e volta a funcionar quando eu retiro a ponta do cabo de rede que conecta a placa-mãe. E também volta a parar de funcionar quando eu reconecto o cabo de rede a placa-mãe!

O meu modelo de placa-mãe é a m5a78l-m lx/br, já um pouco datada mas que está habilitada a rodar o Windows 10. Todos os drivers foram instalados.

Importante frisar que apenas um dia atrás eu tinha o Windows 7 instalado e nunca tive um problema parecido.

Sinceramente, não faço ideia do que está acontecendo.

• Moderador
Postado

Estranho, isso me parece algo como uma configuração inválida de endereço IP.

Abra um CMD como administrador e digite:

ipconfig /release

ipconfig /renew.

Veja se o problema persiste.

Se persistir, abra um CMD normal (sem ser como administrador) e digite esse comando:

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"

Ele irá coletar 2 arquivos de logs e salva-los na sua área de trabalho. Anexe-os aqui na sua próxima resposta para eu analisa-los.

• Moderador
Postado

@Drakken Sanger Não encontrei nenhuma pista nos logs. Tente fazer o seguinte:

Abra um CMD normal novamente e digite este comando:

ipconfig /all >> c:\users\%username%\desktop\rede.txt

Será gerado um arquivo "rede.txt". Abra-o, procure qualquer linha onde está escrito "Endereço físico" e apague a informação. Após apagar todos os "endereços físicos", envie o arquivo aqui.

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Drakken Sanger Certo. Se persistir, tente: 

1- Iniciar > Painel de Controle > Exibir por: Categoria > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > Duplo click no ícone da sua rede (provavelmente é Ethernet com a descrição Realtek PCIe) > Propriedades > Localize qualquer item que contenha o nome "NETBIOS" e "WINS" e desative-o.

Se persistir, nessa mesma janela, dê um duplo click em Protocolo IP Versão 4 > Mude de "Obter um endereço IP automaticamente" para "Usar o seguinte endereço IP:"

Mude para:

192.168.15.175

255.255.255.0

192.168.15.1

Em DNS:

192.168.15.1

8.8.8.8

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Não há nenhum item com NETBIOS or WINS naquele lugar.
Segui as instruções no segundo passo e a internet voltou, pois havia parado de funcionar um pouco depois de eu ter dito que ela havia voltado novamente.

Vou esperar um pouco para ver se ela continua funcionando bem, pois já teve vezes dela funcionar por horas e depois começar a dar problema.
De todo modo, muito obrigado pela ajuda. Irei retornar ao tópico caso volte a dar problema novamente. Se solucionar em definitivo também volto para afirmar que funcionou.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...