Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite. uso um SSD e um HD no pc. o SSD fica o sistemas e alguns arquivos, geralmente ficam livres 28gb. desde ontem começou a lotar todo esse espaço sozinho. hoje quando liguei o pc de manha estavam 28gb livres, agora esta menos de 1gb, passei o dia todo só assistindo live, não baixei nada. chega um ponto que fica ate meio ruim de usar algum programa. alguém pode me ajudar a resolver isso?

Captura de tela 2023-02-26 201103.png

• Moderador
Postado

@HenriqueV5 ???????????????????

A memória virtual quando está no modo automático, é ajustada de acordo com a quantidade de programas que o usuário usa. Se ele tem o costume de abrir muito mais programas do que ele tem de memória RAM, então automaticamente a memória virtual será ajustada. Isso não tem nada a ver com "ser Windows 11" ou não, pois esse recurso existe e funciona da mesma maneira desde as versões mais antigas do Windows....

• Curtir 1
Postado
agora, GabrielLV disse:

@HenriqueV5 ???????????????????

A memória virtual quando está no modo automático, é ajustada de acordo com a quantidade de programas que o usuário usa. Se ele tem o costume de abrir muito mais programas do que ele tem de memória RAM, então automaticamente a memória virtual será ajustada. Isso não tem nada a ver com "ser Windows 11" ou não, pois esse recurso existe e funciona da mesma maneira desde as versões mais antigas do Windows....

Pode ter acontecido só comigo, mas aqui tinha quase 30gb de memória virtual alocada...

No Windows 10 eu não tive esse problema.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@HenriqueV5 Isso não tem nada a ver com o Windows 11. Simplesmente você estava usando muito mais programas do que sua memória RAM pode suportar, portanto, o Windows automaticamente enviou tudo para o arquivo de paginação e ajustou seu tamanho.

Eu já vi várias vezes isso acontecer com usuários que tem o costume de deixar dezenas de páginas de navegador abertas e ainda abrem um jogo para jogar. Isso irá aumentar e muito o tamanho do arquivo de paginação

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV @HenriqueV5

então, a memória virtual esta automatico, eu tenho 16gb de ram. não costumo deixar muitos programas aberto, geralmente fica, spotify, discord e algum jogo. Eu andei limpando cache de pastas ocultas no sistema ontem, por enquanto não esta lotando como costumava.

vou continuar usando o pc hoje e ver se no fim do dia vai lotar como estava acontecendo.

memoria 2023-02-27 135038.png

@GabrielLV eu baixei o programa que voce me passou ontem, ele estava mostrando 100% de espaço ocupado justamente a pasta de cache. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

@HenriqueV5 Isso não tem nada a ver com o Windows 11. Simplesmente você estava usando muito mais programas do que sua memória RAM pode suportar, portanto, o Windows automaticamente enviou tudo para o arquivo de paginação e ajustou seu tamanho.

Eu já vi várias vezes isso acontecer com usuários que tem o costume de deixar dezenas de páginas de navegador abertas e ainda abrem um jogo para jogar. Isso irá aumentar e muito o tamanho do arquivo de paginação

Então, colega, o gozado é que eu estava com poucas coisas abertas...

32 minutos atrás, FCOPPER disse:

@GabrielLV @HenriqueV5

então, a memória virtual esta automatico, eu tenho 16gb de ram. não costumo deixar muitos programas aberto, geralmente fica, spotify, discord e algum jogo. Eu andei limpando cache de pastas ocultas no sistema ontem, por enquanto não esta lotando como costumava.

vou continuar usando o pc hoje e ver se no fim do dia vai lotar como estava acontecendo.

memoria 2023-02-27 135038.png

Nada anormal.

Talvez o sistema esteja precisando de uma otimização, dá uma olhada nesse vídeo (já tá marcado no minuto exato):

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 horas atrás, HenriqueV5 disse:

Então, colega, o gozado é que eu estava com poucas coisas abertas...

Na hora que você viu, estava com poucas coisas abertas. Mas, em determinado momento (pode ter sido no dia anterior, na semana anterior, ou mesmo no mês anterior), você estava com tanta coisa aberta que o arquivo de paginação precisou de 30GiB. A partir do momento em que ele é definido e o tamanho dele fica muito grande, leva um bom tempo para que ele reduza novamente. Ele faz isso exatamente por que o Windows considera que aquela quantidade possa ser requisitada novamente no futuro, portanto, ele mantém a memória virtual com aquele tamanho por algum tempo.

Analisei o vídeo que você enviou, ele contém várias dicas realmente úteis, outras que são úteis apenas em alguns cenários (mas não deixam de terem sua utilidade), além de uma dica completamente absurda:

- Desativar a proteção do sistema.

Esse recurso de fato consome alguns GiBs de espaço em disco, porém, ele faz isso exatamente para aumentar a segurança do computador. A proteção do sistema permite a criação de um ponto de restauração para que você restaure o computador ("volte ele no tempo") para antes de um determinado problema ocorrer. Esse recurso é extremamente útil tanto para usuários comuns quanto até mesmo para usuários avançados, permitindo a rápida solução de um problema, simplesmente voltando o computador no tempo para antes do problema ocorrer. Desativar este recurso é um erro muito grande, pois é a mesma coisa que remover o antivírus e o firewall do computador pois eles "consomem espaço".

De resto, há dicas interessantes e que realmente ajudam a recuperar algum espaço em disco.

• Curtir 2
Postado

Recomendo desativar o arquivo de de hibernação, a otimização de entrega (é basicamente um recurso para economia de banda larga, ele baixa as atualizações em uma máquina Windows e distribui por rede local para outras máquinas) e também efetuar uma limpeza de disco usando o cleanmgr do Windows.

Desativar a hibernação deixará a inicialização um pouco mais lenta, eu prefiro deixar desativado em SSDs e ativado em discos rígidos, isso vai reduzir o consumo de armazenamento porque irá excluir o arquivo de hibernação, para fazer o procedimento execute o CMD como administrador e execute o comando "powercfg/hibernate off" sem as aspas.

A otimização de entrega vai depender se está no Windows 10 ou 11, muda um pouco os caminhos dos dois sistemas, no Windows 10 é: Configurações  > Atualização e Segurança > Otimização de Entrega e desative a caixa de seleção.

A limpeza do disco você irá abrir o Windows Explorer >  Este Computador > Selecione com apenas um clique o disco C e aperte com o direito do mouse, vá no menu "Propriedades", neste menu vá em Limpeza de Disco, irá abrir uma nova guia e vá em "Limpar Arquivos do Sistema", selecione tudo menos a pasta de downloads e lixeira (caso tenha algo de importante lá).

Coisas que você pode verificar também é a Proteção do Sistema e Recuperação que pode estar criando cópias sombra do sistema e estar consumindo o armazenamento ou a parte de paginação do Windows que está com algum problema.

Recomendo desativar a recuperação do sistema para não criar cópias sombra do Windows e consumir armazenamento, visto que na maioria das vezes esse recurso é inútil por não corrigir o possível problema e particularmente eu acho mais fácil fazer o backup conectando o SSD ou HD em outra máquina e reinstalando o Windows do zero. (Não lembro o caminho correto mas é na parte de configurações avançadas que citei abaixo, segue o mesmo caminho e tenta achar).

Sobre a paginação do Windows, ela eu recomendo você desativar, reiniciar a máquina, ativar e reiniciar novamente, se estiver com algum problema isso provavelmente vai resolver.
(Caminho: Configurações > Sistema > Sobre > Configurações Avançadas do Sistema (irá abrir uma nova guia e nela continue) > aba "Avançado" e vá em Configurações na seleção de Desempenho  >   Nas opções de Desempenho vá na aba "Avançado" e em memória virtual clique em "Alterar", desative e reinicie a máquina, depois habilite de novo e reinicie novamente).

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Moderador
Postado
13 horas atrás, Alisson Henrique Sonntag disse:

Desativar a hibernação deixará a inicialização um pouco mais lenta, eu prefiro deixar desativado em SSDs e ativado em discos rígidos, isso vai reduzir o consumo de armazenamento porque irá excluir o arquivo de hibernação, para fazer o procedimento execute o CMD como administrador e execute o comando "powercfg/hibernate off" sem as aspas.

Isso ocorre pois ao desativar a hibernação, você também desativa a inicialização rápida. Para isso não ocorrer, basta digitar powercfg /hibernate /type reduced em vez de powercfg /hibernate off 👍

Recomendo desativar a recuperação do sistema para não criar cópias sombra do Windows e consumir armazenamento, visto que na maioria das vezes esse recurso é inútil por não corrigir o possível problema e particularmente eu acho mais fácil fazer o backup conectando o SSD ou HD em outra máquina e reinstalando o Windows do zero. (Não lembro o caminho correto mas é na parte de configurações avançadas que citei abaixo, segue o mesmo caminho e tenta achar).

Que? Da onde você tirou que esse recurso é "Inútil" e "é melhor reinstalar do zero"? Aparentemente você que nunca o utilizou.

Você acha mais fácil "reinstalar o Windows do zero"? Amigo, dependendo do computador, o usuário terá que reinstalar diversos programas, e isso consumirá um enorme tempo. Enquanto que com a restauração do sistema, bastará aguardar algumas poucas dezenas de minutos e tudo estará resolvido. Da onde você tirou que ele não corrige o problema? Esse recurso permite que você volte o computador no tempo para ANTES de um determinado problema ocorrer. Me desculpe, mas é um completo e total absurdo você recomendar algo do tipo.

image.png.d57997ad25fca79a9579ddcce4871a7a.png

Imagina o trabalho que daria reinstalar o Windows acima do zero, além de ter que reinstalar todos esses programas, realizar as diversas configurações e principalmente as customizações do Windows, que demandam um enorme tempo, apenas porque você acha que o recurso de proteção do sistema é inútil e preferiu reinstalar o Windows por conta de um problema que poderia ser resolvido em menos de 1 hora, bastando apenas iniciar a restauração do sistema e ir tomar um café enquanto ela finaliza automaticamente?

Cansei de resolver problemas de usuários, principalmente no meu antigo emprego, onde em vez de ficar caçando configurações, linhas do registro, soluções na internet ou até mesmo formatar o computador, era muito mais rápido e prático voltar um ponto de restauração. Por favor não induza os usuários ao erro ao recomendar algo absurdo assim.

Sobre a paginação do Windows, ela eu recomendo você desativar, reiniciar a máquina, ativar e reiniciar novamente, se estiver com algum problema isso provavelmente vai resolver.

O arquivo de paginação é principalmente um complemento da memória RAM. Caso o usuário esteja com mais programas abertos do que a sua memória suporta, antigamente iria dar o erro de "memória cheia", mas hoje em dia isso não acontece exatamente por conta do arquivo de paginação. Ele irá consumir de fato algum espaço em disco, mas irá fazer isso por ótimos motivos.

Além do que, existem alguns recursos do Windows que usam o arquivo de paginação e não dependem diretamente da quantidade de memória RAM disponível (isso é, mesmo que você tenha 1TB de memória RAM, o Windows ainda usará o arquivo de paginação), como por exemplo a geração de logs de erro que nos ajudam a diagnosticar problemas como telas azuis.

12 horas atrás, FCOPPER disse:

@Alisson Henrique Sonntag desativei a hibernação, eu realmente não usava. Também fiz isso de desativar e ativar a memória virtual, aqui esta usando 12gb de memória virtual (eu deixo o automático) é isso mesmo? 

obrigado pelas dicas.

Sim. Mantenha a memória virtual ativada e no modo automático, e caso tenha desativado, ative também a proteção do sistema. Ignore as duas dicas do usuário anterior que eu mencionei nessa resposta, eu explico o porquê de estarem equivocadas.

• Obrigado 1
  • Confuso 1
Postado

@GabrielLV Eu não desativei a proteção do sistema, sempre me ajuda a restaurar quando da alguma treta aqui. quanto de espaço é o ideal pra deixar na proteção do sistema?

• Moderador
Postado

@FCOPPER Isso depende da sua utilização. O ideal é de fato deixar em automático, pois o Windows irá analisar o seu uso de memória diário (quanto de memória é consumida com todos os programas que você usa) e ajustar o tamanho de acordo com a demanda.

Mas, existem cenários onde é interessante você definir um valor fixo, especialmente para evitar grandes níveis de fragmentação no seu HD/SSD. Para isso, você deverá multiplicar a quantidade de memória RAM que você tem por 1,5 ou 2,0 e definir no arquivo de paginação.

image.png.3d88ba86fbe4f66c31777ed8231c6a15.png

Por exemplo, meu computador tinha 8GB de memória RAM. Eu definir um valor fixo com 16GB de memória virtual (8192MB que são equivalentes a 8GB, multiplicado por 2).

Você pode ver abaixo, que o próprio Windows me recomenda utilizar 4727 MB de memória virtual. Isso ocorre porque os programas que eu uso diariamente não usam o arquivo de paginação tanto assim, portanto, ele poderia ser muito menor. Mas eu deixo ele em um tamanho fixo por que eu tenho o costume de deixar o navegador aberto com dezenas de abas enquanto eu estou jogando alguma coisa, o que pode pesar muito a memória RAM livre e obrigará o computador a usar o arquivo de paginação.

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV Eu já tentei utilizar a proteção do sistema, pra mim ele só se faz útil se você acaba mexendo demais no sistema e mesmo depois de restaurar o sistema não é uma certeza que vai voltar a funcionar, já tive problemas em restaurar e acabou não funcionando.

Sobre a paginação, a minha hipótese é que ela esteja com algum problema no Windows, desativar, reiniciar e ativar e reiniciar novamente poderia corrigir isso. Eu não recomendei para manter desativado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!