Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativar o Curve Optimizer em todos os núcleos diminui a vida útil do processador?


leonardo162

Posts recomendados

Olá amigos, com o meu 5700x em stock, rodando um teste no cinebench r20 por exemplo, todos os núcleos ficam em 3900mhz e a pontuação em torno de 5 mil pontos, dai ativando o curve optimizer para all cores negative 25, rodando o mesmo teste, todos os núcleos ficam em 4650mhz e a pontuação sobe de 5 mil para 6100, gostaria de saber com quem entende de PBO, se isso corre o risco de causar algum tipo de dano, ou diminuir a vida útil do processador.

Ryzen 5700x
Water Cooler DeepCool LS320
2x8gb 3600mhz xpg spectrix d50
MSI B550m PRO-VDH Wifi
SSD M.2 XPG S41 TUF 512gb
Montech Air 100 Lite (com 6 fans)
MSI RTX 3060 Ti Gaming X (Dual fan)
Super Flower LEADEX III ARGB PRO 650W 80 Plus Gold full modular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra deixar todos os núcleos cravados em 4650mhz sem diminuir a vida útil do processador você precisa que tanto a refrigerção quanto o forncecimento de energia sejam excelentes.

Temperatura alta vai reduzir a vida útil não só da cpu. Vai afetar VRM, capacitores, mosfets e qualquer componente que esteja recebendo o calor adicional que isso vai gerar.

Se a fonte já não é mais aquela Brastemp (elas também degradam com o tempo) e fornecer energia de forma inconsistente e desregulada, a vida útil do cpu vai diminuir mais ainda.

Se o VRM já tá meio sequelado, talvez requisite energia a mais ou a menos. De novo, sofrem os dois.

 

Quanto mais você cuidar e controlar esses aspectos, mais tempo vai levar pro cpu sofrer os efeitos negativos. Impossível calcular em horas, dias, meses, anos se você realmente praticamente anular esses fatores.

 

Vai te tomar tempo e dinheiro, mas é possível sim manter todos os núcleos 100% no talo 100% do tempo sem que você arrebente o processador antes de um upgrade que faria naturalmente. Mas qual vai ser o benefício disso na prática? É um belo exercício, mas em termos de performance perceptível a conta não fecha.

 

Parei de acompanhar faz tempo, mas acredito que a maioria dos jogos ainda não aproveitem todos os núcleos do processador como deveriam. O Euro Truck Simulator na época que parei de jogar era uma desgraça nesse sentido. 1 único core trabalhando com boost máximo tentando (e se peidando) pra levar sozinho o jogo nas costas enquanto os outros ficavam de folga hauhauah.

 

Eu piro em tirar o máximo do hardware desde que comecei a mexer com PC, curto ver o limite das coisas mas pra mim é um hobby kkkk. Meu R5 1600 das antigas faz com um pé nas costas o que eu preciso. Não preciso forçar nada.

 

O que é fácil e de fazer e as chances de dar m são poucas é subir o clock das memórias e tentar baixar os timings. Isso diminui a latência do sistema e essa sim é uma parada que você percebe ao usar o PC no dia a dia. Se você tá com elas em 3600, baixa pra tipo 2133 e vê o que acontece. Se você tá com elas em 3200 talvez consiga perceber algum ganho subindo pra 3600. Acima disso é loteria se o cpu vai conseguir acompanhar ou não. Pode ocorrer de 4000 te dar um desempenho pior que 3600 ou 3200 porque a gente só sabe o limite do IMC dos Ryzen passando dele e vendo o sistema ficar instável.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmmctba Em relação a temperatura ficou excelente, em teste de stress no cinebench pegou no máximo 70º consumindo no máximo 125w, como a fonte é uma superflower gold de excelente qualidade não preciso me preocupar com o fornecimento de energia.

 

O lance de subir o clock de stock de 3900mhz para mais de 4600mhz em todos os núcleos é justamente para me ajudar em renderização de vídeo, e para manter ingame essa mesma frequência, pois em stock a frequência do processador oscila muito, tá 4650mhz do nada cai pra 3600mhz, depois vai pra 4500mhz e assim vai, já com uma curva no pbo ele consegue meio que manter sempre acima de 4500mhz entende, isso na teoria da mais estabilidade no jogo, evitando um pouco mais as oscilações de fps, mas eu ainda estou testando isso para ver se realmente está fazendo diferença ou não, nessa placa-mãe b550m pro-vdh wifi, parece que mesmo em stock não está oscilando tanto fps como oscilava na outra placa-mãe gigabyte b450m gaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEORICAMENTE, no papel, o projeto dos Ryzen faz medições e alterações na frequências um porrada de vezes por segundo e isso não deveria causar queda perceptível de FPS. Sabemos que o projeto no papel via de regra é diferente da vida real, então se você nota quedas, não tem nem o que discutir.

 

Se você trabalha com renderização e manter refrigeração/energia sempre em dia aí sim vejo vantagem em deixar os clocks travados no máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!