Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVMe esquentando a CPU.


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Boa noite, recentemente adquiri um ADATA XPG S11 PRO e coloquei no meu computador, porém a CPU está esquentando ridiculamente em alguma tarefas simples.

Config : i3 10100f com Cooler box

H510M H

S11 PRO 1TB

GTX 1650

16Gb Ram

É possível ser uma incompatibilidade de CPU x NVMe, ou até placa-mãe x Cpu  x NVMe?

Não tenho relatórios de temperaturas anteriores ao NVMe da minha cpu, mas acredito que não estavam assim, dado o pressuposto de que em qualquer jogo ela atinge 100c, então provavelmente já teria desligado a tempos.

Alguém tem uma ideia do que poderia estar prejudicando? Estou pensando em adquirir uma placa-mãe intermediaria da linha B, um cooler e até um I5.

Desde já agradeço a qualquer resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Malbeck. disse:

Defina ''ridiculamente''.

 

Meu NVMe esquenta bem mais que o meu SSD SATA, e o meu HD, é normal até certo ponto.

 

Agora por exemplo, meu NVMe está em 47ºc, sem uso.

Não digo que o NVMe esquenta, mas sim a CPU, tarefas simples como abrir algumas abas do Google, ou mesmo utilizando comumente, chega aos 70-75 graus, e em jogos (usei como base counter-strike source que é relativamente leve) ele chega facilmente e rapidamente a 100 graus.

 

Isso tudo logo após a instalação do NVMe, que fica completamente distante da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você removeu o cooler do CPU para instalar o SSD? Se removeu, pode ser que você não apertou direito, ou não trocou a pasta térmica.

 

Caso estiver tudo certo nessa questão, e você estiver usando o cooler box, eu recomendo você trocar.

 

Eu tenho um i3 10105F, e chegava a temperaturas altíssimas também, com o cooler box.

 

Só resolveu após eu colocar um air cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Malbeck. disse:

Você removeu o cooler do CPU para instalar o SSD? Se removeu, pode ser que você não apertou direito, ou não trocou a pasta térmica.

 

Caso estiver tudo certo nessa questão, e você estiver usando o cooler box, eu recomendo você trocar.

 

Eu tenho um i3 10105F, e chegava a temperaturas altíssimas também, com o cooler box.

 

Só resolveu após eu colocar um air cooler melhor.

Estou vendo para providenciar um Air cooler.

 

Mas só acho esquisito o fato de eu sempre ter usado o cooler box e ter jogado diversos jogos pesado e em nenhum momento o Pc chegou a desligar. Por que seguindo essa linha de raciocínio, se com jogos leves ele chega a 100 graus facilmente, (todos dados que analisei após instalar o NVMe) com jogos que demandam mais cpu ele iria exceder essa temperatura e desligar, certo?

 

Mas quem sabe só é agora que eu analisei as temperaturas que vi o problema, mas acho estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer isso,

 

Testei com um jogo e com o HD também chegar a 100c rapidamente (Temperaturas todas medidas desde o inicio pelo HWMonitor, que não são estão exatas)

Mas quando o pc estava parado, ou em uma utilização simples, o HD esquenta menos a cpu em torno de uns 10 graus em relação ao NVMe.

 

Agora estou meio perdido do que fazer, será que compensa trocar a cpu para uma mais moderna e um bom cooler? Por que aparentemente é uma relação onde o NVMe estressa mais a cpu e a refrigeração não é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@sbvinicius Antes de sair comprando Cooler e placa-mãe se deve atentar em alguns pontos

1- jogos leves vão ter uma alta taxa de FPS. 

2-quanto maior a taxa de FPS maior o uso do CPU para interpretar e organizar tudo.

3- com maior uso de CPU a temperatura aumenta.  

 

Dados esses pontos importantes, simplesmente por estar com NVMe não faz com que o CPU esquente. 

Esse sintoma decorre da refrigeração e uso% do CPU.  

 

-primeiramente verifique o Cooler box

"ah mas eu sempre usei e nunca aconteceu isso" essa frase é mais comum do que parece, e só por que "funcionou" até ontem não quer dizer que vai sempre estar perfeito..   

-Faça uma limpeza do gabinete e de todas as ventoinhas, após isso troque a pasta térmica do CPU e coloque uma de qualidade.   Após isso retorne aqui com mais dados se teve efeito ou não.

 

*Para tentar diminuir o uso% de CPU você pode aumentar a qualidade gráfica dos jogos para que a carga fique mais equilibrada para a GPU assim diminuindo um pouco o FPS e deixando o CPU respirar. 

 

De nada vai adiantar você comprar um kit novo se continuar com velhas práticas ou uma ventilação deficiente. Eficiência e Ambiência andam juntos, se não tiver equilibrio logo logo vai ter os mesmos problemas.

 

*O fato de estar obtendo altas temperaturas com tarefas básicas apenas confirma a falha na ventilação. 

-NVMe apenas entrega a informação mais rápido, todavia isso não faz com que o processador tenha mais trabalho. Afinal de contas o poder de processamento de CPU contra a velocidade no qual recebe os dados é de uma diferença esmagadora.  

 

Mesmo assim, caso queira investir em um Air cooler melhor. Recomendo Gammax 400 v2.  É suficiente e capaz de lhe atender até um processador superior daqui uns anos.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!