Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, a algum tempo estou guardando dinheiro para montar um pc com o seguinte foco:

• Jogos do gênero FPS: FullHD 144+
  • Jogos casuais: QHD 60 Alto/Ultra

Os jogos que considero FPS são CSGO, Valorant, Warzone e R6, e pretendo fazer stream as vezes desses jogos.

Tendo isso em mente pensei em duas configurações: 

1.  Core i5 13400F - 1499.99
    MSI mATX PRO B660M-P DDR4 - 619.99     ou    GIGABYTE B660M GAMING X DDR4 - 931.75

2. Ryzen 7 5700X - 1399.99
    Gigabyte B550M Aorus Elite - 899.10

E o restate dos componentes são iguais para as duas configurações

Valor das configurações: 

• i5 + MSI B660 = 6.632.46
  • i5 + GIGABYTE B660 = 6.944.22
  • R7 + B550 = 6.811.48

Observações:

• Apenas um SSD de 500GB pois tenho um de 1TB em casa. 
  • Desejo longevidade com o setup, quero montar e não me preocupar mais em mexer

Dúvidas: 

• O AK400 da conta tranquilo de ambos os CPUs?
  • A B660 da MSI, bem básica e sem dissipador aguenta o i5 de 13th?

Vim esclarecer essas dúvidas e pedir sugestões pois não queria gastar muito mais que 6k, no máximo uns 300 reais acima disso. Cheguei a considerar o Ryzen 5 5600x e o Core i5 12400F, em termos de longevidade eles me supririam bem, digo longevidade quando penso em 4 ou 5 anos, sei que para FullHD os dois entregariam hoje tranquilamente os 144 FPS nos jogos citados e em QHD meu limitador seria a GPU, mas será que daqui a alguns anos os sixcore se dariam bem?

Enfim, estou aberto a qualquer sugestão e mudança nas configurações.

Postado

@1lokos

20 minutos atrás, 1lokos disse:

Com o 5700X + a B550 fica com opção do 5800X3D.

Desculpa a ignorância, não entendi exatamente o que quis dizer nessa parte

Estava mais tentado ao i5 13th, mas estava analizando com carinho o R7, esses núcleos eficiencia da Intel acabam confundindo.

Postado
1 hora atrás, Kaciel Riff disse:

@1lokos

Estava mais tentado ao i5 13th, mas estava analizando com carinho o R7, esses núcleos eficiencia da Intel acabam confundindo.

Estou montando um setup quase igual o seu, e tive exatamente as mesmas dúvidas.
O que eu entendi até agora é que: os jogos atuais geralmente são otimizados para em média 6 núcleos e o clock do 5700x é maior por núcleo, sendo assim no fim das contas ele acaba se saindo melhor que o 13400f, que tem 10 núcleos de menor clock mas  os jogos não utilizam todos da melhor forma. Vi uns vídeos a diferença nem é tão grande assim, mas existe.
Porém vou usar o PC principalmente para multitarefa no trabalho, então no meu caso vou optar pelo 13400f. 

Postado
2 horas atrás, Kaciel Riff disse:

@1lokos

Com o 5700X + a B550 fica com opção do 5800X3D.

Significa que se quiser poderá fazer upgrade para o Ryzen 5800X3D - o melhor Ryzen AM4 para jogos, sem precisar trocar a placa-mãe.

No caso da Intel se quiser usar um i7, i9 da 13ª vai precisar de uma nova placa-mãe - caso pegue a B660M-P.

Principalmente no CS:GO - engine antigo que se beneficia de clock alto; o Ryzen 5700X dá mais FPS.

Postado

@1lokos certo, valeu pela ajuda, acredito que vá mesmo no Ryzen 7 5700X, porém a placa-mãe eu acabei priorizando a ASUS TUF Gaming B550M-PLUS, pelos testes que vi ela tem melhores componentes e acaba suportando mais CPUs AM4 com tranquilidade, foi um aumento no orçamento em 170 reais, porém é um upgrade que acho interessante, ainda mais se futuramente pegar um 5800x3D.

• Solução
Postado

Bom, em relação ao cooler, o DeepCool AK400 é uma boa escolha para ambos os processadores que você está considerando, desde que você não faça overclock. Ele é bem equilibrado em termos de desempenho térmico e ruído, mas a garantia dele é um pouco curta (só 2 anos).

Sobre a placa-mãe MSI mATX PRO B660M-P DDR4, ela é bem completa e tem várias portas USB, incluindo uma Type-C de 20 Gbps, o que é sempre bom. Ela deve aguentar o i5 de 13ª geração sem problemas, mas não é tão indicada para tarefas multitarefa. Ou seja, se você for fazer muitas coisas ao mesmo tempo, talvez o Ryzen 7 5700X com a placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite seja uma opção melhor.

Em relação aos processadores, tanto o Intel Core i5 12400F quanto o AMD Ryzen 5 5600X são boas escolhas para jogos em FullHD e QHD, com uma vantagem mínima para o Ryzen em tarefas que exigem mais núcleos, como renderização, edição de vídeo e streaming. Ambos têm TDP de 65W e não possuem gráficos integrados.

A diferença principal entre os dois é que o Ryzen é um pouco mais rápido em tarefas multi-threaded, enquanto o i5 tem um clock boost maior. Mas a escolha entre eles vai depender do seu orçamento e do que você quer fazer com o PC no futuro.

Enfim, espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e boa sorte na montagem do seu PC!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!