Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Ryzen 5 2600x -> Ryzen 5600 + RTX 2060


Posts recomendados

Olá, senhores, boa noite!

Me ajudem por gentileza:

Atualmente uso um Ryzen 5 2600 e estou pensado em um upgrade a longo prazo (peça por peça, sem gastar muito), começando pelo processador. Cogitei um Ryzen 5 5600 por conta da placa-mãe (sei que preciso atualizar a BIOS, mas estou na dúvida se é a melhor para quando eu for trocar a placa de vídeo (deve demorar 1 ou 2 anos, e provavelmente uma RTX 3060 ou ti, sei lá). Seria para jogos preferencialmente. A dúvida é, é válido? Vai dar bom, vai gargalar? Mudo alguma peça antes do processador? 

Meu setup atual é, com observações:

 

Windows 11 Pro
Gigabyte B450M Gaming (Comprada em 2019)
AMD Ryzen 2600x (Comprado em 2019)
Crucial Ballistix Sport Lt, 2x(8GB) 3000MHz (Comprado em 2019, mas sei que preciso alterar para ter 3.200 que dizem que é melhor com o Ryzen 5600)
ASUS RTX 2060 6GB (Comprado em 2022, infelizmente por urgência, facada demais, porém boa)
Corsair CX600 (10 anos de uso praticamente, pretendo mudar posteriormente por desgaste apenas)
SSD Kingston SA400S3 480GB (uns 4 anos de uso, sei que não é o ideal, mas foi o que deu pra comprar na época. Pretendo trocar para um M.2 (aceito sugestões de 512gb ou 1tb))
HD Seagate 500GB (Antigo, só para armazenamento)
HD Seagate 1TB (Mais recente, para armazenamento em alguns jogos não modernos)

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bruno F Lima disse:

Não precisaria trocar as memórias também? Vi dizerem que o ideal é 3.200 de velocidade, e as minhas são 3.000 só. Não uso overclock nem nada

Se você usa seus pentes de 3000mhz, meus parabéns, você já está fazendo overclock na RAM. Não troque seus pentes, mantenha como está e depois se quiser dar um gás, tune manualmente.

 

5 minutos atrás, Bruno F Lima disse:

mas ainda pretendo passar a ter 32GB.

Mas... para que mesmo que você quer 32gb? Para 99% das pessoas, é dinheiro jogado fora. E inclusive, é até ruim para o desmpenho do PC, você corre mais risco de perder do que ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, falei no sentido de tunar manual. Igual processador, nunca fiz nesse sentido, mas comentei por ter lido sobre ficar mais otimizado, mas como não manjo preferi perguntar aqui. E sobre os 32GB é porque acho que os jogos vão passar a exigir 32GB de memória pra rodar no recomendado e 16gb no mínimo. Mas aí é mais um chute mesmo, olhando alguns jogos atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!