Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congela na BIOS e alto uso de processador quando ocioso


Posts recomendados

Basicamente fui dar uma melhorada no meu cabble manegement e fiz duas coisas erradas. Uma delas foi conectar o cabo de áudio na porta serial do PC, (o que é minha principal suspeita sobre o que está acontecendo, acredito que tenha dado algum curto ou algo do tipo.) e a outra foi que eu entortei um pino do conector do usb 3.0, o que eu acredito que não tem nada a ver. 

E logo após isso iniciei meu PC e ele travou na tela da BIOS, reiniciei e foi normalmente, mas ainda é recorrente ele travar na BIOS ao iniciar e só destravar ao reiniciar. E agora percebi que o processador está ficando com o clock ao máximo mesmo sem uso algum, e isso somente quando está no overclock. 

Minha principal suspeita é a BIOS, porém já  resetei a BIOS várias e várias vezes e nada.

Será que eu consegui a proeza de corromper BIOS? 

Se puderem me ajudar e dar uma luz ficarei muito grato.

Minha config é: 

ASUS Z77-a

i5 3570k @4.2ghz

16gb DDR3 1600mhz 

rx 470 4gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

 

O conector da porta serial ( porta COM ultima imagem) é diferente do conector de audio (imagem abaixo), apesar de ambos terem 9 pinos a posição é diferente (Pagina 18 https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/LGA1155/Z77-A/E8090_Z77-A.pdf?model=z77-a ), a não ser que seu gabinete o conector de audio seja dessa forma.

755b09es-960.jpg

Normalmente o conector de audio vem assim.

images?q=tbn:ANd9GcRYYiB0aLc6UAZqeqWgtVd

Conector serial

serialcom-jpg.84839

E o fato de você ter entortado o conetor da porta USB 3.0 pode sim estar relacionado com essa demora.

Veja se o pino não está encostando nem um outro, mais para isso pegue o PC e leve na luz do sol, fazer isso sem boa iluminação não da certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico o conector do usb eu já desontortei, porém só queria entender o porque de estar travando na BIOS e o clock estar ficando estático. Pelo que eu dei uma pesquisada quando o clock não fica oscilando pode ser porque a BIOS não está mandando as informações corretas. E o meu medo é ter corrompido a BIOS entende. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, valdec1r disse:

@Edvaldo J. Frederico o conector do usb eu já desontortei, porém só queria entender o porque de estar travando na BIOS e o clock estar ficando estático. Pelo que eu dei uma pesquisada quando o clock não fica oscilando pode ser porque a BIOS não está mandando as informações corretas. E o meu medo é ter corrompido a BIOS entende. 

você está usando a última BIOS? Resete a BIOS e veja se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizações:

A questão do clock eu já resolvi.

Porém, hoje eu deixei meu PC um tempo sozinho com o cod mw 2019 aberto instalando os shaders e quando eu voltei o pc simplesmente tinha morrido e não queria ligar mais. Eu apertava o botão do Power e nada acontecia, desliguei a fonte e liguei de novo e não queria ir, tirei da tomada e coloquei novamente e então ele ligou. E apos isso não queria desligar mais. Formatei o pc achando que tinha corrompido o windows de alguma maneira e mesmo assim ele continuou não desligando. Dei um clear cmos e agora ele está desligando normalmente. antes porém, nem dentro da BIOS quando eu apertava o botão Power para desligar ele respondia, simplesmente congelava tudo. Enfim, acho que a única solução é ir atrás de regravar a BIOS mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!