Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha situação atual - Palpites/Sugestões?


spnSpawn

Posts recomendados

Boas meus nobres,

 

Queria auxílio de vocês para uma sugestão do que devo fazer com minha máquina.

 

Minha placa-mãe não suporta PCI 4.0.

 

Atualmente eu tenho um HD de 500GB comprado em 2009 7200RPM 32MB para arquivos e jogos e para o sistema eu uso um xingling KingDian 256GB, que usa aqueles chips não lembro se QLC ou TLC, enfim, mas ele apresenta até que velocidades bem bacanas para um SATA desde que você não queira trabalhar com arquivos muito grandes. Enfim, resumidamente para o dia a dia ele atende super bem.

 

Mas eu queria melhorar... lembrando que está fora de cogitação peças como Samsung EVO e afins. Estou querendo gastar na casa de R$400 a R$450 no máximo e preferencialmente peças chinesas.

 

Estou em dúvida entre as opções:

 

1) Comprar um Netac NVMe NV3000 de 500GB e colocar para o sistema e um Netac 1TB SATA para jogos. Porém vi que esse Netac SATA (e diversos outros chineses) apresentam desempenho pífio quando satura ele com arquivos grandes demais.

 

2) Investir todo esse dinheiro em um NVMe melhor (apesar do NV3000 ser um belo custo/benefício) e deixar o velho guerreiro de 2009 mais um tempo lá suando frio com taxas ridículas de baixas. Porém não faço ideia de opções.

 

3) Comprar um NVMe 4.0 mesmo minha placa não suportando, iria limitar as velocidades sequenciais (arquivos grandes) mas talvez caso se tratasse de um projeto melhor talvez eu tivesse ganhos nas velocidades aleatórias que é o que realmente importa no dia-a-dia. Mas isso dependendo custo/benefício... não adianta ter um NVMe 4.0 perfeito pra mim de 500GB por R$800,00.

 

4) Comprar apenas um SATA de 1TB melhor e deixar este KingDian pro sistema, já que pelo que pesquisei no dia-a-dia (iniciar windows, abrir programas) as diferenças de velocidade do NVMe pro SATA são bem pequenas. Mas não sei opções. Me recomendaram o Crucial MX500, fui ver, no Aliexpress ainda custa beeem mais que os genéricos. Aí pensei "puts deve ser eufórico de bom, explorar tudo da porta SATA". Que nada... só é caro por que ele tem DRAMM e supera com pouca diferença as velocidades dos genéricos. Talvez ele tem um firmware melhor que quando em idle organiza mais rapidamente os arquivos. Na verdade achei um custo/benefício bem ruim dele, só por que deve ser extremamente durável, que é uma das coisas que eu busco (exemplo do meu HD aí!).

 

Opiniões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom considerar a opção 4 porque esses NVMe chineses são meia-boca (já pensei em comprar um SSD (SATA mesmo) e nos comentários no ML, tinha muitas reclamações sobre a durabilidade dele, então imagina de uma peçamais complexa e cara), então acho que é bom um SSD Kingston de 960GB que eu vi no Kabum, o link está aqui:

 

https://www.kabum.com.br/produto/95217/SSD-960-gb-kingston-a400-sata-leitura-500mb-s-e-gravação-450mb-s-sa400s37-960g?gclid=Cj0KCQiAx6ugBhCcARIsAGNmMbi0y5c4VtMUIohxjMJR5b1mFFR9gqpoAONps4yusgwcyEmu5xUHfV8aAq9GEALw_wcB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...