Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de rede (fluxos de vídeo)


Posts recomendados

Contexto:

 

Preciso de várias câmeras IP para fazer a cobertura de algumas áreas da cidade.

Pelo datasheet do fabricante das câmeras (Hikivision) eu consigo consultar o bit rate máximo que elas operam (os dispositivos variam, alguns consomem 8Mbp/s e outros 16Mbp/s).

São mais de 200 dispositivos de câmeras no total, que serão conectados em uma plataforma de gerenciamento de vídeo em nuvem.

Temos uma rede 100% óptica, operando com GPON e portas sobrando na nossa OLT.

Para fazer o dimensionamento desta demanda, eu somei o bit rate máximo das câmeras com o número total de câmeras. Essa soma deu mais ou menos 2.000Mbp/s (THROUGHPUT MÁXIMO, NÃO É A MÉDIA) .

Por fim, para completar, eu adicionei neste valor + 40%, correspondentes aos cabeçalhos, encapsulamentos das informações dos protocolos de rede e transporte, aos métodos de criptografia que serão usados, entre outras possíveis perdas como, por exemplo:

resistência interna e atenuações do meio óptico;

possível perda, bloqueio ou filtragem de pacotes por firewall, proxy ou outro método/política de segurança;

retransmissões de sinal;

alta latência e jitter,

bem como outros fenômenos de rede que possam resultar em instabilidade com potencial de comprometer a qualidade das conexões e também das imagens do sistema de videomonitoramento.

 

Tudo para funcionar sem gargalos ou travamentos.

 

A dúvida é, estou esquecendo de algo? Os 40% são muito ou é pouco?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, nunca fiz uma rede de cameras tão grande, porém já fiz redes consideráveis e também algumas com fibra óptica, sempre calculei com base no quanto as cameras consomem de dados e fiz testes na rede para ver a transferência máxima que estava passando em cada ponto, as redes eram giga(rj45/fibra) ou por via radio/wifi, fiz sempre para não passar desse limite apenas, alguns pontos ficaram com menos de 40% de sobra(principalmente as via radio/wifi) e não tive problemas, como é uma rede bem maior tem varias coisas que podem impactar realmente e vários dados que eu não tenho acesso mas que você precisa calcular, mas a base deve ser a mesma, se a camera consome determinada velocidade ela vai consumir sempre a mesma coisa ou menos, não tem como ela mandar uma imagem mais pesada do que foi feita para fazer, só menor, se a menor velocidade que a rede passa nos testes é suficiente deve aguentar, agora se acontecer algum problema na rede, fibra atenuar o sinal, ocorrer percas de pacotes e etc, não é a velocidade maior que vai resolver esses problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!