Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para processador i5 10400


Ir à solução Resolvido por MUrisCuri,

Posts recomendados

Quero comprar cooler para processador i5 10400. A placa-mãe ASRock H510M-HDV, Chipset H510, Intel LGA 1200,mATX, DDR4. Gabinete Gamer TGT Stryker Preto Lateral
Acrilico, TGT-STR-01 (seguem as fotos dele aberto).

O coolerbox parece não resfriar nada, pois o cooler traseiro acelera todo tempo, fui medir temperatura pois Norton emite uma notificação de sobrecarga de CPU. No CPUID marca 118ºC, e no HWInfo 48ºC. Já tentei reincaixar o coolerbox na placa, e parece be m grudado e tem pasta térmica.
Alguém sabe dizer se o COOLER PARA PROCESSADOR COOLER MASTER HYPER H411R, RR-H411-20PW-R1 caberia no meu gabinete e se seria eficiente para resfriar o processador em questão? Caso não seja possível tal cooler, que outros seria possível instalar na faixa entre R$60 e R$150? Se houver algum com RGB eficiente, aceito a indicação. A minha preocupação é mais com a refrigeração do que com a aparência. Obrigado

20230311_095445.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada meça o espaço que tem entre o topo do soquete na placa-mãe e a tampa lateral do gabinete, ou pode comprar um cooler que impeça de colocar a tampa.

 

Esse gabinete parece estreito, o fan de 120mm (?) esta rente à placa-mãe. Ou se souber a marca e modelo do gabinete da para tentar achar a medida no site do fabricante 

 

EDIT - Vi que você colocou o modelo -TGT Striker; o fabricante não informa altura de AC suportado,* mas como mede 

180 mm de largura provavelmente não vai caber air cooler com fan de 120mm.

 

Caso o espaço para o C seja menor que ~155mm (15,5cm) recomendo o cooler DeepCool AG300 - R$ 89,90 que tem 129 mm de altura.

 

Na categoria AC com fan de 92mm é o melhor que tem, pois tem 3 heatpipes.


Veja ai nesse vídeo que por ter uma alça de mola com garras bem forte é PITA para instalar.

 

 

 

* Na K'bum o anuncio do gabinete diz:

  • Suporta CPU cooler de até: 18cm  😜 

O que é impossível num gabinete que tem 18 cm de largura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimensões no site do fabricante: 360 x 180 x 410 mm

 

"Antes de mais nada meça o espaço que tem entre o topo do soquete na placa-mãe e a tampa lateral do gabinete" - tem entre 130  e 140 mm aproximadamente. Assisti o vídeo da instalação do DEEPCOOL GAMMAXX AG300. O suporte/base acompanha o cooler? È fácil a fixação dessa base redonda de plástico? Acho que vou comprar esse cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 1lokos disse:

A instalação da base é fácil, a parte difícil é a colocação das alças que prende o cooler na base.

 

 

O vídeo que você indicou exemplifica instalação de processador AMD? ou no caso desse aircooler o princípio é mesmo para processadores intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, 1lokos disse:

A instalação é a mesma coisa para o Intel, a diferença é que precisa aparafusar suporte de plástico primeiro - nas AMD já tem um suporte plástico.

No vídeo há um alerta sobre o cuidado na hora de pressionar o cooler+dissipador para engatar a alça principal de fixação. Ele comentou no vídeo que havera possibilidade de fixar o suporte fora da placa-mãe, e então o conjunto inteiro seria fixado. isso seria possível?

10 minutos atrás, MUrisCuri disse:

No vídeo há um alerta sobre o cuidado na hora de pressionar o cooler+dissipador para engatar a alça principal de fixação. Ele comentou no vídeo que havera possibilidade de fixar o suporte fora da placa-mãe, e então o conjunto inteiro seria fixado. isso seria possível?

Fiquei com dúvida ao ler o manual de instalação: a correspondência das posições I e II com os padrões LGA 115X e LGA 1200 para mim não está clara. A  LGA 1200 é a I ou II ( a posição II é central onde o pino é engatado) no suporte plástico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MUrisCuri disse:

No vídeo há um alerta sobre o cuidado na hora de pressionar o cooler+dissipador para engatar a alça principal de fixação. Ele comentou no vídeo que havera possibilidade de fixar o suporte fora da placa-mãe, e então o conjunto inteiro seria fixado. isso seria possível?

 

Esse Y'tuber é tipo Tecno Art - é um leigo sobre PC que começou a fazer vídeos relacionados e fez sucesso, e fala coisas "da sua cabeça"  sem pensar no fundamento técnico, apertar o backplate contra a placa-mãe, e contra a pressão da mola do cooler não é boa ideia, pode danificar o PCB.

 

Chame alguém em para te ajudar nesta parte, encaixe a alça menor no suporte plástico, peça a outra pessoa para pressionar o cooler contra o CPU e você encaixa a alça maior (em L) no outro lado.

 

Antes de colocar veja se o "L" da alça não vai interferir na placa de vídeo, se for interferir mude a posição da alça para o outro lado (para cima na placa-mãe). O Y'tuber do vídeo cometeu esse erro e teve que desmontar e fazer de novo.

 

5 horas atrás, MUrisCuri disse:

Fiquei com dúvida ao ler o manual de instalação: a correspondência das posições I e II com os padrões LGA 115X e LGA 1200 para mim não está clara. A  LGA 1200 é a I ou II ( a posição II é central onde o pino é engatado) no suporte plástico?

 

A posição LGA115x/LGA 1200 (que é a mesma) é com o pino central deixando o parafuso na parte de baixo do furo, para coincidir com os furos na placa-mãe. Nas placa-mãe LGA1700 os furos são mais afastados, e por isso o parafuso precisa ficar para fora. É intuitivo, verá que os parafusos só encaixam na placa-mãe se os pinos estiverem na posição certa.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 1lokos disse:

Chame alguém em para te ajudar nesta parte, encaixe a alça menor no suporte plástico, peça a outra pessoa para pressionar o cooler contra o CPU e você encaixa a alça maior (em L) no outro lado.

Encontrei o seguinte vídeo no site do fabricante. É bem simples a instalação. É bem como você falou. Pessoas leigas postam vídeos explicando absurdos. Obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1Lokos, instalei o aircooler AG300, não foi fácil encaixar as travas. No vídeo parece simples, pois não se percebe a pressão exercida sobre o processador. Houve mudanças positivas. O Fan Cooler parou de acelerar (na configuração automática de rotação), e a temperatura ficou estável (em média 36º) na sobrecarga do processador. Este aircooler ficou perfeito no meu gabinete. Senti uma boa melhora, ficou silencioso mesmo exigindo bastante do processador. Intel entrega processadores de qualidade com coolerbox que não conduz adequadamente para fora o excesso de calor. Obrigado!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!