Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WHEA detectando erro no núcleo do processador


Posts recomendados

Galera, preciso de uma ajuda antes de eu pensar em trocar minha MB, atual MB ASUS X570 TUF com a ultima BIOS instalada, desde ano passada pra cá está ocorrendo Erro de hardware fatal, ID do evento: 18, mais detalhes abaixo, mas a ID do processador mudar podendo ser outro núcleo que ocorra a falha.
Quando começou ter esse problema na época eu tinha Ryzen 3500x, GTX 1070 TI, kit de memória 2x8 da Tridentz, fonte Cooler Master GX 750W Bronze. De lá pra cá eu fiz upgrade para Processador Ryzen 5600x, VGA: RedDevil 6700 xt, troquei meu kit de memória para outro 2x8 da XPG D60g B-die, troquei minha fonte também para uma XPG core reator 750W, troquei até meu filtro de linha para iclamper.
Realizei os macetess em desativar a reiniciazação automática no painel de controle nas opções de energia entre outros que não me recordo.
Testei tanto no setup antigo o novo com os upgrade em usar tudo em stock e nada de estabilizar, Usei Windows 11 uns meses do final do ano passado e também ocorria e voltei para 10 e ainda persistiu na falha.

Nos foruns de fora e daqui do brasil eu vejo que esse problema é só quem usa processadores Ryzen.

Detalhe: No funcionamento em fica jogando os games pesados da atualidade essa falha nunca ocorreu e só quando estou com pc ligado parado ou navegando pelo navegador que essa falha ocorre por incrivel eu pareça.

Único detalhe que eu não fiz até hoje e também não vejo motivo que possa ser seriam remover os meus disco rígido que uso para armazenando de fotos, backups de jogos entre outras coisas, mas esse discos rígidos através do software que verificam a saude deles estão normal.

Tenho mais dois 2 Nmve que uso para jogos e estão funcionando normalmente também.

O que me resta mesmo é a placa-mãe a unica peça que não foi mexida.


Mensagem de erro que aparece nos no log de Events do Windows.

Erro de hardware fatal, ID do evento: 18

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error
ID do Processador: 9

A exibição de detalhes dessa entrada contém informações adicionais.

"""Alguma dica a mais ?"""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@luizfagner27 Como vai, tranquilo ? Eu tenho um Ryzen 7 5700x, 2x8 3600mhz e uma placa-mãe X570 Aorus Elite e eu tive o mesmo problema que você durante muito tempo, eu troquei as memórias, troquei a fonte, troquei a placa de vídeo e o erro persistia. Após eu entrar em contato com o suporte da fabricante da X570 eles me relataram que era uma incompatibilidade da versão da minha BIOS que estava a F35. Eles pediram pra mim dar um flash na BIOS com a versão mais atual,reinstalar o sistema operacional e após isso instalar a versão do chipset mais recente. Coloquei a versão f38a na BIOS e a ultima versão do chipset e meu erro parou, faz muito tempo que não acontece nada. E só causava quando eu estava mexendo no navegador ou no discord, quando eu estava jogando nunca aconteceu. As vezes dava tela azul, as vezes ele reiniciava sozinho. Espero que isso te ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/03/2023 às 00:59, João Vitor Rissato disse:

@luizfagner27 Como vai, tranquilo ? Eu tenho um Ryzen 7 5700x, 2x8 3600mhz e uma placa-mãe X570 Aorus Elite e eu tive o mesmo problema que você durante muito tempo, eu troquei as memórias, troquei a fonte, troquei a placa de vídeo e o erro persistia. Após eu entrar em contato com o suporte da fabricante da X570 eles me relataram que era uma incompatibilidade da versão da minha BIOS que estava a F35. Eles pediram pra mim dar um flash na BIOS com a versão mais atual,reinstalar o sistema operacional e após isso instalar a versão do chipset mais recente. Coloquei a versão f38a na BIOS e a ultima versão do chipset e meu erro parou, faz muito tempo que não acontece nada. E só causava quando eu estava mexendo no navegador ou no discord, quando eu estava jogando nunca aconteceu. As vezes dava tela azul, as vezes ele reiniciava sozinho. Espero que isso te ajude

 

Meu problema é igual o seu, é só quando estou navegando ou quando está parado e ligado na area de trabalho, jogando nunca ocorreu, eu como uso X570 ASUS Tuf, eu sempre estou atualizando as BIOS quando sai alguma nova e até o momento nunca parou em definitivo. Saiu uma nova BIOS mês passado vou atualizar de novo e torcer que resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!