Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, meus iluminados.

Primeiro, deixa eu explicar o que procuro:

Eu costumo trocar de PC a cada 5 ou 6 anos.

Monitor e periféricos eu tô bem servido, a pergunta aqui é sobre o que vai pra dentro do gabinete.

Eu literalmente tento fazer o melhor custo-benefício, no sentido de me atender e ter longevidade ao mesmo tempo que eu gasto o menos possível.

Isso significa que dinheiro não é problema desde que valha a pena pela "minha filosofia".

Minha ideia é pegar um novo brinquedo para mais uns 5 anos (claro que o período exato depende de como as peças envelhecem e tal).

Eu estou absolutamente por fora do assunto, mas me convenci de que esse bichinho aqui tá com um preço bom RX 6750 XT MSI

Gostaria de saber o que iria bem com ela, ou se estou enganado e estou comprando gato por lebre!

À título de exemplo, o meu atual parceiro de guerra é um Ryzen 5 1700 com uma EVGA 1070 e 16gb de ram Corsair à 3000mhz. (sim, o guerreiro tá cansado!).

Minha ideia é queimar entre 5 a 7 mil (sempre puxando pra baixo!), mas eu gasto mais se for convencido de que o gasto extra se enquadra na "filosofia do custo/benefício".

Agradeço desde já a ajuda!

• Haha 1
Postado
14 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Eu estou absolutamente por fora do assunto, mas me convenci de que esse bichinho aqui tá com um preço bom RX 6750 XT MSI

Isso depende do que você quer fazer. Se você só utiliza para jogar, essa placa de vídeo serve. Mas para streaming e edição de vídeo, nem pensar, aí seria melhor uma placa de vídeo de NVIDIA. Olha que eu não sou o fanboy da NVIDIA de nenhum tipo.

Tem que ver qual é o modelo e a marca da sua placa-mãe. E também da fonte. Pois se forem de ótima qualidade, dá para reusá-las. Porque o soquete AM4 suporta os processadores de até Ryzen 5000. Quanto ao processador, eu recomendo Ryzen 7 5700X.

21 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

16gb de ram Corsair à 3000mhz

Essa memória RAM é 16GB Single Channel ou 2x8GB Dual Channel? Saiba que a RAM Single Channel tende a ter um desempenho bem baixo. Independendo disso, eu a trocaria pela XPG Gammix D10 8GB 3200MHz (compre 2 pentes). Porque 3200MHz dá mais desempenho para qualquer CPU mais moderno.

Postado

Olá, boa tarde

Por esse preço eu iria nessa 6750XT, está com um custo/benefício excelente, a não ser que faça questão de recursos como Nvenc e RTX Broadcast e Ray Tracing, ela em questão de desempenho é equivalente a uma RTX 3070 (isso em rasterização).

Nas demais peças, aconselho um Ryzen 7 5700x + B550 intermediária (recomento a MSI B550 Mortar), 2x16Gb 3200Mhz e um SSD 1Tb a 2Tb dependendo do que precisa, gabinete é uma questão gosto e fans também (se vai preferir algo mais sóbrio ou com muito RGB por exemplo).

Para o 5700x também recomendo a utilização de uma Air Cooler, um Deepcool AG400 já daria conta dele tranquilo a não ser que queira um WC ou algum modelo especifico de Air Cooler.

Sobre fonte, a AMD recomendo uma fonte de 650W para a 6750XT, isso sendo de uma marca confiável.

Postado
24 minutos atrás, Alisson Henrique Sonntag disse:

Sobre fonte, a AMD recomendo uma fonte de 650W para a 6750XT, isso sendo de uma marca confiável.

550W e ainda sobram.

Se pretende durar 5 anos jogando em QHD o mínimo que acho aceitável é uma 3080 ou uma 6800 XT, que aí sim vai ser necessária uma boa fonte de 650W

Postado

@Joao531 Não tenho a pretensão de aproveitar nada não, esse guerreiro aqui vai server pra coisas mais suaves.
Sobre o uso, de mais puxado é só jogo mesmo. No máximo um streaming amador na twitch.

@Goner A diferença entre 6750 XT pra 6800 é tão violenta assim? Eu só tô achando 6800 pelo dobro do preço (se custa o dobro e não entrega o dobro já meio que foge da ideia de gastar se necessário, mas ser mão de vaca se der 🤣).

DDR5 é coisa boa ou frescura?

Postado
11 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

@Goner A diferença entre 6750 XT pra 6800 é tão violenta assim? Eu só tô achando 6800 pelo dobro do preço (se custa o dobro e não entrega o dobro já meio que foge da ideia de gastar se necessário, mas ser mão de vaca se der 🤣).

A diferença é enorme. Se pretende continuar em QHD por alguns anos a 6800 XT é a melhor escolha, a 3080 só seria recomendável se fosse usar RT ou fazer Lives com frequência.

Citação

DDR5 é coisa boa ou frescura?

Por enquanto é desperdiçar dinheiro, as memórias tem praticamente o mesmo desempenho das DDR4 custando o dobro do preço, assim como placas mãe que tem suporte pra elas.

Postado

Quão impactante estão os clocks de memória? Tem vantagem significativa de 3200 pra 3600 pra 4000++?

Eu sempre ouço que 16gb é o suficiente, mas ao longo dos próximos anos pode não ser (e ai vem as questões, duas channel ou não...4 slots na placa-mãe ou não...etc)

Postado
2 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Quão impactante estão os clocks de memória? Tem vantagem significativa de 3200 pra 3600 pra 4000++?

Eu sempre ouço que 16gb é o suficiente, mas ao longo dos próximos anos pode não ser (e ai vem as questões, duas channel ou não...4 slots na placa-mãe ou não...etc)

Alguns jogos já ficam próximos do limite com 16gb, e alguns até estouram como por exemplo Hogwarts Legacy. Clocks são tão importantes como timings, eu atualmente recomendo 3200mhz cl16 ou 3600mhz cl18

Postado
20 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

E essa placa-mãe MSI B550?

Eu to confuso com essas frequências de memória...by JEDEC, A-XMP...etc.

E em 1080p, a 6750XT dura?

Com certeza, tenho uma 6700 XT aqui que é pouca coisa pior que esse modelo que você pretende pegar, consigo rodar qualquer jogo em 1080P ultra e no geral sempre consigo muito acima dos 60 frames, geralmente ficando oscilando entre 80-90

Postado

Realmente eu tava por fora, tá tudo caro, credo.

Tá tudo certo nisso aí?
Preciso do cooler do processador ainda.
Tem algo errado ou algum lugar que dê pra dar uma enxugada no gasto?

Isso ai tudo deu R$ 7.640,00 (delsdocel)

image.png.a7e38a63ed060b8073223691c5268fde.pngimage.png.19a287eeb0e55812aa19232f05572607.png

Postado
41 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Realmente eu tava por fora, tá tudo caro, credo.

Tá tudo certo nisso aí?
Tem algo errado ou algum lugar que dê pra dar uma enxugada no gasto?

Isso ai tudo deu R$ 7.640,00 (delsdocel)

image.png.a7e38a63ed060b8073223691c5268fde.pngimage.png.19a287eeb0e55812aa19232f05572607.png

Sim, hoje em dia os preços são altos e só tendem a piorar. 

Postado
1 hora atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Para o 5700X o DeepCool AG400, ou AG400 LED (RGB Rainbow em cor fixa) ou AG400 ARG (LEDs endereçável) refrigera bem.

Mas se quiser exagerar um pouco - talvez pensando num 5800X3D, o DeepCool AG620 dual fan - R$ 329,90

Postado

Ok, viu colocar um dos cooler da sugestão, @1lokos.

Com relação aos itens que coloquei na resposta #11, alguma mudança? Alguma sugestão mais barata sem prejuízo ou algum item que seja dor de cabeça e eu não estou sabendo?

E pra quem tem acompanhado o mercado de informática, esse é um momento ruim ou a tendência realmente é piorar? 

Eu preciso saber se devo ou não ter "senso de urgência" pra aproveitar promoções como a da placa de vídeo ou se ela (além das outras peças) provavelmente fica esse preço de novo. 

Postado
1 minuto atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Ok, viu colocar um dos cooler da sugestão, @1lokos.

Com relação aos itens que coloquei na resposta #11, alguma mudança? Alguma sugestão mais barata sem prejuízo ou algum item que seja dor de cabeça e eu não estou sabendo?

E pra quem tem acompanhado o mercado de informática, esse é um momento ruim ou a tendência realmente é piorar? 

Eu preciso saber se devo ou não ter "senso de urgência" pra aproveitar promoções como a da placa de vídeo ou se ela (além das outras peças) provavelmente fica esse preço de novo. 

Melhorar não vai, então se não continuar do mesmo jeito vai piorar mesmo. Nas próximas gerações DDR5 vai ser uma coisa obrigatória e os preços só vão começar a cair quando começarem a produzir em massa esses produtos, mais ou menos como foi no inicio dos Ryzen e 6/7 geração da Intel.

Placas de vídeo creio que o mercado já esteja estabilizado, não vai cair mais do que isso e o que deve acontecer são os preços aumentarem já que uma 4090 que não é nem um modelo TI está custando "1500" dólares quando você consegue encontrar uma, que na geração passada era o valor de uma 3090 TI, um nível acima da 4090 em categoria, não performance.

Essa 6750 XT estava custando 2800 reais no começo dessa semana, talvez o preço caia mas não é nada garantido.

Você pode economizar pegando um R5 5600 que tem performance muito similar ao 5700X em jogos já que nenhum jogo consegue aproveitar 16 threads e tá custando quase metade do preço.

Em placa-mãe você pode economizar uma boa grana pegando esse modelo em promoção: https://www.terabyteshop.com.br/produto/21302/placa-mãe-ASRock-b550-pg-riptide-chipset-b550-amd-am4-atx-DDR4-90-mxbgh0-a0uayz?gclid=Cj0KCQjwtsCgBhDEARIsAE7RYh0lxCc39BqhVWIeRz6SCW7B_UStXJ1oLAD31J00gQYdbuf6WzOO9BQaAq_uEALw_wcB

Postado

Uma placa b450 me entrega um resultado muito inferior?
Uma preocupação que tenho são as memórias 3600 não correrem a 3600 por causa da placa-mãe.

Postado
3 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Uma placa b450 me entrega um resultado muito inferior?
Uma preocupação que tenho são as memórias 3600 não correrem a 3600 por causa da placa-mãe.

A única coisa que você vai perder em uma B450 é suporte pra PCI 4.0, então você também consegue diminuir mais o valor total pegando um NVMe que rode em PCI 3.0

Se tem dúvida sobre a perda de velocidade você nunca vai chegar a notar, essas velocidades extremamente altas são mais pra quem transfere diversos arquivos pesados.

E sim, B450 suporta memórias de 3600MHz, consigo setar as minhas a 3866

Postado

Ok.

Proc. R7 5700x R$ 1299,99
placa-mãe ASRock B550 Riptide R$ 999,00
Memória XPG D45 3600mhz (2x16gb) R$ 759,90

SSD XPG 1TB m2.NVMe 7400mb/5500mb R$ 689,99

VGA MSI MECH2X RX 6750 XT R$ 2.899,99
Fonte MSI MAG 550w R$ 379,99
Gabinete Montech X2 Mesh R$ 239,90

Fretes somados R$ 85,00

Total R$ 7.353,68

Acho que isso é o melhor que dá pra fazer sem chegar no preço dum celtinha usado.
Vou conferir tamanho de VGA, gabinete, alimentação (especialmente se a fonte tem os cabos que a VGA precisa).
Até lá, qualquer dica e sugestão eu agradeço (inclusive se alguém tiver um argumento a favor de esperar alguma novidade).

Postado

Trocar a 6750XT por uma 3060ti é muito ruim?

Parece que as AMD tão lidando muito pior com RayTracing e algumas outras coisas.

E eu não sei até que ponto isso é perfumaria ou relevante.
Também não consegui ter certeza se as memórias vão servir na placa-mãe à 3600mhz ou se existe algum risco de eu ter de "capá-las".

Sei que to bombardeando o fórum de perguntas, mas gastar 7.5k pra ter dor de cabeça com coisas que eu podia ter perguntado não é lá uma opção muito boa.

Postado
20 horas atrás, Goner disse:

Nas próximas gerações DDR5 vai ser uma coisa obrigatória e os preços só vão começar a cair quando começarem a produzir em massa esses produtos

As memórias DDR5 já estão chegando num preço próximo das DDR4.

Por exemplo, as memórias escolhidas pelo OP vai sair por 759 reais, são 2x16Gb DDR4 3600Mhz. Na Terabyte hoje é possível comprar 2x16Gb DDR5 5200Mhz por 989 reais aqui, ou seja para um PC de quase 8 mil reais eu penso que gastar 240 reais para ter algo mais moderno não é problema. 

Postado
6 minutos atrás, gutopereira disse:

As memórias DDR5 já estão chegando num preço próximo das DDR4.

Por exemplo, as memórias escolhidas pelo OP vai sair por 759 reais, são 2x16Gb DDR4 3600Mhz. Na Terabyte hoje é possível comprar 2x16Gb DDR5 5200Mhz por 989 reais aqui, ou seja para um PC de quase 8 mil reais eu penso que gastar 240 reais a mais não é problema. 

Mesmo que ele tenha orçamento pra comprar essas memórias é desperdício de dinheiro, daqui 2 anos vão ter memórias de 8000mhz com latência baixa, igual quem comprou DDR4 no lançamento que pagou 500 reais num pente de 8GB 2133MHz CL20

Postado
17 minutos atrás, Jackson De Jesus Flores disse:

Vou tentar achar uma placa-mãe e ver se conseguimos encaixar essas DDR5, que deus tenha piedade da minha conta bancária.

Na AMD uma B650m intermediária tem na Terabyte por 1.379 reais.

Do lado da Intel uma Z690m Phantom com chipset top que permite fazer overclock vai sair por 1.599 reais na Kabum.

Realmente é um gasto a mais, por outro lado se realmente não pretende fazer upgrade por 5-6 anos, talvez valha a pena pra conseguir montar uma plataforma maia moderna DDR5.

Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

Na AMD uma B650m intermediária tem na Terabyte por 1.379 reais.

Essas ASUS Prime B650 estão mais para "ASRock B660" (do fiasco da 11ª geração) do que ASUS, o VRM passa dos 100ºC, são ~4% mais lentas no Cinebench R23 e ~7% em jogos, só ganham no tempo de carregar do Windows (43s) que é ainda mais lento nas MSI B650 (53s).

• Curtir 1
Postado

E esses Ryzen novos que parece que saem mês que vem?

Será que vale a pena esperar? De repente comprar o que tá barato agora e segurar o processador (talvez a placa-mãe, caso o socket mude também)?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...