Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente troquei meu celular - um S20 FE - por vários problemas, entre eles um problema chato em que o aparelho, uma vez por dia, de repente perdia conexão e não detectava minhas redes 5ghz (uma do modem da Vivo Fibra, outra do roteador que uso como repetidor) até eu reinicia-lo ou tentar uma atualização de firmware (que falhava mas acabava reiniciando completamente o wi-fi). Como problemas no wi-fi são um problema bem conhecido não só do aparelho, mas da linha S20 inteira eu não pensei na possibilidade de ser um problema do próprio wi-fi da Vivo (porém olhando pra trás esses problemas só começaram após eu voltar pra Vivo após um ano na Claro e ouvi dizer que os problemas com wi-fi são muito mais comuns no Brasil).

O celular que comprei - um Poco F4 - começou a dar o mesmo problema que o S20 FE, de repente a conexão fica muito lenta, tenho que desligar o wi-fi e liga-lo novamente, e quando ligo ele não detecta mais minhas redes 5ghz e o único jeito de resolver o problema é reiniciando o celular ou entrando nas opções de debug e fazendo o teste do wi-fi. Esse problema ocorre diariamente, por volta de 12-18 horas após eu me conectar ao wi-fi. Só aí que finalmente me toquei que esse problema, muito provavelmente, é por conta do sinal wi-fi da Vivo.

Eu assino Vivo Fibra de 300 mega, meu modem é o Askey RTF8115VW e o roteador usado como repetidor é o Mi 4A.

Eu tentei diversas coisas, entre elas:

• Deixar o canal fixo (canal 36, isso eu já tinha feito na época do S20 FE)
  • Desativar MAC Aleatório na configuração do wi-fi do aparelho
  • Desativar WMM
  • Selecionar Brasil como a região do wi-fi ao invés de deixar como automático

Mas a única que realmente funcionou foi: diminuir a largura da banda de 20/40/80 pra apenas 20, mas isso deixa a velocidade na maioria das vezes abaixo de 100mbps, e também não funciona se eu deixar em 20/40 (onde a velocidade só chega a 250mbps, mas não veria problema em perder 50mbps se funcionasse normal).

Eu não consigo detectar a rede 5ghz de vizinhos mesmo quando está tudo funcionando normal, então não posso dizer com 100% de certeza que isso é um problema do wi-fi da Vivo, porém, acho muito improvável que dois aparelhos diferentes, com processadores diferentes dariam o mesmo problema, um problema tão específico assim.

Conversei com outros usuários do Poco F4 num grupo de Telegram, porém apenas uma das pessoas ativas lá tinha um problema similar (no caso dele todas as redes somem), e ele não é cliente da Vivo.

Estou perdido sobre o que fazer. Eu não acho que esse seja um problema do celular porque, novamente, eu tive o mesmo exato problema com um aparelho anterior, mas também nunca vi isso acontecer com essa frequência.

Não sei se valeria a pena tentar usar um kernel customizado (isso ajudava no S20 FE) ou até uma custom ROM (estou na xiaomi.eu que é basicamente a stock só que com algumas melhorias) pra ver se muda alguma coisa e assim comprova que realmente é um problema da internet ou de tem alguma outra solução, alguma configuração que estou deixando ativada e que está causando esse problema todo. Eu realmente não sei o que fazer.

Alguém já teve ou tem essa mesma experiência ou sabe de algum método pra conserta-la?

Desculpa pelo post longo, mas acho bom dar todas as informações que posso, mas com certeza deve ter faltado alguma coisa.

Agradeço desde já.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!