Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto de memória RAM posso colocar em um Lenovo IdeaPad 3 82MFS00000 AMD Ryzen?


Silverhand
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Comprei um notebook da Lenovo modelo IdeaPad 3 (82MFS00000) com Ryzen 5 5500U, 12GB de RAM com Linux há alguns meses atrás, e gostaria de saber até quanto de memória RAM posso colocar nele. Meu notebook vem de fábrica com 12GB de RAM (4GB soldado na placa-mãe + 8GB em um pente separado), porém queria saber se posso colocar um pente de 16 ou um de 32GB! Eu vi alguns relatos na internet afirmando que colocar um pente de 16GB ou até mais pode remover o dual-channel, bem como fazer com o que o notebook nem inicialize dependendo do modelo e da fabricante da memória. Isso é verdade mesmo? Queria ter um pouco mais de RAM pois trabalho com várias aplicações abertas, e quanto mais memória RAM para eu poder trabalhar, melhor para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mickael Alves Muito obrigado! Achei que iria ter alguma incompatibilidade ou algo do tipo, pois eu vi em um fórum da Lenovo que o certo seria deixar só com os 12GB de RAM e que poderia dar problema se trocar o pente de 8GB por um de 16GB. Em relação a GPU integrada que é uma Vega, aparentemente ela consome 2GB de RAM do notebook para ser usada como memória de vídeo. Colocando um pente de 16GB junto com o outro soldado de 4GB que totalizaria 20GB, na verdade seria 18GB por causa desses 2GB reservados para a GPU né? Isso de alguma forma teria impacto no desempenho em games ou aplicações mais pesadas por exemplo? No meu caso eu uso meu notebook para discotecagem (usando programas para DJs) e produção musical com Ableton Live.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Silverhand não existe memória de 18GB, é 16gb, ai ficaria 20, você consegue achar nas especificações da expansão de memória do notebook no site oficial, instale o CPU-z verifique qual sua memória, ai você compra uma de 16 Gb semelhante, segue anexo.

Captura de tela 2023-03-17 123111.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mickael Alves Na verdade quando quis dizer "18GB", eu estava me referindo ao uso da memória de vídeo reservada pela APU. Se não me falhe a memória ou posso estar enganado, o Ryzen 5 5500U tem uma Vega 7 que utiliza 2GB de memória RAM do sistema como memória de vídeo. Se eu colocar um pente de 16GB junto com os de 4GB soldado da placa-mãe realmente vai dar 20GB, porém os 2GB da RAM seria utilizados para Vega, logo teriam 18GB. Mas de qualquer maneira agradeço pela resposta. Não pretendo fazer um upgrade exatamente agora por falta de recursos financeiros, porém no futuro estou pensando fazer esse upgrade de RAM no meu laptop, além de colocar mais um SSD de 512GB para poder guardar minhas playlists de músicas e os meus DJ sets que estou gravando, e que com certeza vai lotar em breve os 256GB do SSD do meu Lenovo.

@Math.Pi Sim, vou fazer isso. O Rekordbox e o Traktor são uns dos meus programas para DJs que eu mais uso atualmente, porém o Rekordbox sem dúvidas é o mais pesado em relação ao processador e RAM. A maioria do pessoal que trabalha com esse software prefere optar por 16GB ou até mais justamente pelo uso intenso de RAM e CPU. Até agora não tive problemas desse tipo com RAM e CPU, até porque meu Lenovo atende a todos os requisitos mínimos porém como diferencial, seria algo interessante ter pelo menos 16GB de RAM ou mais. Já o Traktor eu uso uma versão gratuita e ele é extremamente leve, não consome nem 1GB do meu laptop direito e tampouco tive algum problema. O Ableton Live já é na mesma pegada do Rekordbox por se tratar de um software complexo de produção musical, e alguns usuários do Ableton recomendam pelo menos 16. Não que 8 ou 12 sejam ruins, mas para evitar engasgos 16 de RAM já seria um "sweetspot".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!