Ir ao conteúdo

Memória 8g + 16g funciona dual channel ?

Ir à solução Resolvido por boinard,

Posts recomendados

Postado

Pessoal tô com uma dúvida se eu colocar duas Memórias 8g + 16g funciona dual channel ? Ambas mesma marca a 3200mhz para usar na minha vega 7 do Ryzen 5 4600g.

Postado

"Pra Dual-Channel, os pentes de memória tem que ser exatamente iguais. Mesmo se você colocar 2x8GB mas memórias diferentes (por menor que seja a diferença), o dual-channel não acontece." Latência das memórias também devem ser as mesmas, se não for latência igual, a placa-mãe vai favorecer a de latência menor (quanto menor a latência, melhor/mais rápido a memória)

• Solução
Postado

Funciona em dual chanel normalmente.. pode testar, usa 2x8gb e 8+16gb.. o teste de velocidade de acesso as memórias fica muito próximo. Ideal é que as duas memórias tenham a mesma velocidade, mas se for de velocidades diferentes, o controlador de memória irá setar a velocidade da memória mais lenta para o conjunto.
O máximo que pode ocorrer, é não ativar o perfil XMP, mas aí é só dar uma pesquisada e fazer os ajustes de forma manual.
Usei por 4 anos no meu setup anterior 2+4+8gb, misturando memória DDR3 1333 e 1600.. e funcionava tudo lindamente a 1333 e em dual.

Postado

@boinard consegue me ajudar pfv, Comprei mais 1 memória de 8gb, to com 16gb a 3200mhz as duas, já está em dual channel porém a DRAM está em 1600mhz em vez de 3200mhz sabe como posso fazer para mudar isso ?
 Screenshot_1.png.fa5423becc180efef3a921bfe1eac03b.png

Postado

Está correto.... o CPU-Z mostra a frequência SDR (Single Data Rate), em DDR (Double Data Rate) fica o dobro, 3200. Se for olhar pelo Aida64, vai constar 3200.
Meu PC tem memórias a 3000mhz, mas o CPUZ acusa 1500.

Capturar.JPG

Capturar.JPG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...