Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente um Ryzen 5700x e uma RTX 3080, sendo a placa de vídeo usada e o processador novo. 

Utilizando o gabinete fechado percebi um aumento de temperatura nessas duas peças, e após umas análises cheguei a conclusão de que a placa de vídeo apenas usa 100% dos fans quando bate 83 graus, fazendo com que as vezes alcance 84 graus e até 85 até estabilizar de novo pra 83 graus, o que achei meio estranho e vim perguntar pra vocês. 

Já a cpu ontem em um dia de muito calor chegou a bater 84 graus em jogos com cerca de 40% de uso, resolvi então passar em um teste de stress da gpu, onde quando utilizado 100% não passa de 72 graus, a que se deve isso? Devo me preocupar? 

Utilizo esse seguinte watter cooler

WATER COOLER ANTI-LEAK GAMMAXX... https://www.amazon.com.br/dp/B0B3RX4ZC7?ref=ppx_pop_mob_ap_share

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Vinicius Ian disse:

Cara eu não me preocuparia se fosse você , agora se você faz questão do WC vai em frente.

Coloque algumas fans na parte superior a puxar o ar quente de dentro do gabinete.

• Membro VIP
Postado

Se for possível remover o vidro frontal do gabinete, recomendo fazer. Sim, você pode alterar a curva de fans para aumentar o rotação em um temperatura menor afim de tentar impedir que ela aumente. As placas de vídeo normalmente ativam as fans próximo dos 50ºC.

Seu gabinete contribui para essa temperatura mais alta.

• Curtir 1
Postado

Como se trata de uma 3080 usada, é possível que uma troca de pasta térmica (e talvez pads...) melhore bem essas temperaturas.

Eu refiz de uma 3070 minha e a temperatura de stress da GPU caiu mais de 10ºC.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@Vinicius Ian eu recomendaria sim você alterar a curva da fan pra aumentar a vida útil da gpu, fica atento a temperatura do hotspot também caso a placa tenha sido mexida e tenham colocado thermalpads fora do padrão da placa impedindo o contato com dissipador. além disso, eu faria um undervolt bem na gpu além da curva na fan. sobre a curva na fan, recomendo assistir este vídeo pra entender o porque ela é importante nesses casos:

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, Vinicius Ian disse:

@Edvaldo J. Fredericoo watter cooler referido eu já tenho instalado, não preciso me preocupar então por enquanto? Abrindo o vidro lateral cai uns bons graus de temperatura da cpu, mas em casa é complicado deixar aberto, tenho medo dos meus gatos aprontarem

Coloque mais fans na parte superior para forçar a retirada do ar quente de dentro do gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...