Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Windows deve ser instalado no SSD ou NVMe para melhor velocidade?


Posts recomendados

Quero comprar um SSD ou NVMe M.2, mas eu quero comprar so pra dar velocidade na hora de iniciar o windows e para poder, carregar meus jogos mais rápido.

É necessário o windows ou jogo que eu quero, estar instalado no NVMe ou SSD para poder me dar a velocidade que quero?

Ou assim que eu instalar ambos eu ja vou ter essa melhora na velocidade de carregamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Rocha Grego Neto A diferença de performance entre SSD SATA e NVMe em jogos e uso geral é mínima. Mas eu acho que o NVMe é mais vantajoso, pois você possui uma velocidade de leitura e escrita mais rápida e você não precisa de cabo para alimentar o SSD, só instalar na entrada de placa-mãe e pronto. Então se sua placa-mãe possui o suporte para NVMe, então eu pegaria o SSD NVMe. Se você quiser, pode comprar ambos um SSD NVMe de 500GB para Windows e programas e um SSD SATA de 1TB para jogos ou, se não importar em gastar tanto, comprar somente um SSD NVMe de 1TB para Windows, programas e jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade NVMe é o nome da interface de comunicação, existem SSDs com interface NVMe e SSDs com interface SATA, acho que você está em dúvida entre um SSD SATA ou NVMe. Os SSDs NVMe possuem velocidades sequenciais muito maiores que os SATA, porém na prática dificilmente você verá grandes diferenças entre eles, pelo menos no que se diz respeito a carregamento do Windows e de jogos. Mas os SSDs NVMe são opções muito mais interessantes hoje por causa do preço acessível, especificações, durabilidade e da praticidade de instalação em relação aos modelos SATA.

 

O que mais faz diferença na prática quando se compara um HD com um SSD é a velocidade de acesso aleatório, mesmo um SSD SATA comum consegue ter de 10 a 100 vezes (dependendo do modelo) a velocidade de um HD no acesso aleatório. As velocidades sequenciais, aquelas que você vê nos anúncios de não sei quantos mil MB/s, essas velocidades só serão atingidas em situações um pouco mais específicas, por exemplo, na transferência de grandes arquivos entre dois disco igualmente rápidos ou dentro do mesmo disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, João Rocha Grego Neto disse:

@Joao531 Eu sei, mas pra ter a performance que tipo, o nmve dá eu preciso obrigatoriamente colocar o windows nele pra ter performance no windows, ou é so eu conectar ele na minha placa-mãe que vai ja ter a performance?

 

Não necessariamente, você pode instalar o Windows em SSD que você quiser, seja no SATA ou NVMe, afinal o Windows ou outro SOs não tiram proveito da velocidade de NVMe. Porém eu deixaria o NVMe para Windows e programas e SATA para jogos na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!