Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vai ser um pouco longo, então desculpe, mas enfim, faz cerca de 1 a 2 meses que eu montei um computador, as configurações são:

Processador Intel Core I3 10100-F

placa-mãe ASUS PRIME H510M-E

SSD Kingston Nv2 500 GB M.2-228

Placa de vídeo ASUS RTX 3060 12gb dual

memória RAM Zadak Twist 1x16 3000MHZ

Fonte Corsair CV650 650 W Certificado 80+

Monitor 1360x768p

Dito isso, o desempenho não está sendo o esperado, para começar, eu usei o MSI afterburner para ver o desempenho e percebi que o CPU sempre acaba trabalhando muito mais que a GPU, com o CPU estando de 90% a até mesmo 100% enquanto a GPU fica na casa dos 40% a 60% no máximo, inicialmente imaginei que fosse porque a CPU é muito mais fraca, porém vi vídeos de pessoas testando a mesma configuração e pegou mais que o dobro de FPS em alguns casos com a GPU trabalhando tranquilamente, tiveram casos de jogos leves como CS:GO que vejo pcs mais fracos pegando 300fps enquanto o meu mal passa muito dos 100 FPS mesmo com a GPU e CPU não usando toda potência, também não é incomum o FPS oscilar e cair mais. A temperatura também está boa, raramente chegando ou passando dos 70°. O sistema operacional é windows 11, todos os drives estão atualizados e instalados, o driver de games é a GeForce experience. Já vi vídeos e configurei o computador adequadamente para focar o uso na GPU, além de configurar bem o plano de energia do computador, por fim, um detalhe importante, a diferença entre usar configurações no ultra ou no mínimo não mudam quase nada além do uso da GPU e CPU, ou seja, a taxa de FPS se mantem quase a mesma. Todas as peças são novas e de sites confiáveis.

Depois de tudo que olhei, eu cheguei a duas conclusões possíveis e gostaria de receber a opinião de vocês, o problema poderia ser:

O sistema operacional, mas acho pouco improvável, foi o que amigos próximos sugeriram, mas pesquisei e não vi diferença de desempenho no Windows 11 ou Windows 10.

O outro problema e o que acho mais provável de acontecer é memória RAM, não a quantidade, mas a velocidade, já que estou usando single channel, então estou na esperança de que colocar mais uma de 16gb ou trocar 1x16 por 2x8 pode ser a solução, o que acham? Também não testei formatar o computador, mas isso é tudo, sintam-se a vontade para fazer perguntas ou sugestões do que poderia ser

Postado
3 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Não sei se é a fonte de todo o problema, mas além do gargalo de processador, o single-channel deve estar prejudicando bastante a placa de vídeo. 

Sim, então acho que vou tentar trocar por 2x8 3200MHZ e esperar que isso resolva o problema

Pelo que vi em vídeos, o problema não é o processador depois de alguns vídeos de testes de canais do YouTube, a única solução que vejo a vista é aplicar dual channel mesmo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!