Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com I3-10100 e RTX 3060 não passa de 100FPS no CSGO


Posts recomendados

Vai ser um pouco longo, então desculpe, mas enfim, faz cerca de 1 a 2 meses que eu montei um computador, as configurações são:

 

Processador Intel Core I3 10100-F

placa-mãe ASUS PRIME H510M-E

SSD Kingston Nv2 500 GB M.2-228

Placa de vídeo ASUS RTX 3060 12gb dual

memória RAM Zadak Twist 1x16 3000MHZ

Fonte Corsair CV650 650 W Certificado 80+

Monitor 1360x768p

 

 

Dito isso, o desempenho não está sendo o esperado, para começar, eu usei o MSI afterburner para ver o desempenho e percebi que o CPU sempre acaba trabalhando muito mais que a GPU, com o CPU estando de 90% a até mesmo 100% enquanto a GPU fica na casa dos 40% a 60% no máximo, inicialmente imaginei que fosse porque a CPU é muito mais fraca, porém vi vídeos de pessoas testando a mesma configuração e pegou mais que o dobro de FPS em alguns casos com a GPU trabalhando tranquilamente, tiveram casos de jogos leves como CS:GO que vejo pcs mais fracos pegando 300fps enquanto o meu mal passa muito dos 100 FPS mesmo com a GPU e CPU não usando toda potência, também não é incomum o FPS oscilar e cair mais. A temperatura também está boa, raramente chegando ou passando dos 70°. O sistema operacional é windows 11, todos os drives estão atualizados e instalados, o driver de games é a GeForce experience. Já vi vídeos e configurei o computador adequadamente para focar o uso na GPU, além de configurar bem o plano de energia do computador, por fim, um detalhe importante, a diferença entre usar configurações no ultra ou no mínimo não mudam quase nada além do uso da GPU e CPU, ou seja, a taxa de FPS se mantem quase a mesma. Todas as peças são novas e de sites confiáveis.

Depois de tudo que olhei, eu cheguei a duas conclusões possíveis e gostaria de receber a opinião de vocês, o problema poderia ser:

O sistema operacional, mas acho pouco improvável, foi o que amigos próximos sugeriram, mas pesquisei e não vi diferença de desempenho no Windows 11 ou Windows 10.

 

O outro problema e o que acho mais provável de acontecer é memória RAM, não a quantidade, mas a velocidade, já que estou usando single channel, então estou na esperança de que colocar mais uma de 16gb ou trocar 1x16 por 2x8 pode ser a solução, o que acham? Também não testei formatar o computador, mas isso é tudo, sintam-se a vontade para fazer perguntas ou sugestões do que poderia ser

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Não sei se é a fonte de todo o problema, mas além do gargalo de processador, o single-channel deve estar prejudicando bastante a placa de vídeo. 

Sim, então acho que vou tentar trocar por 2x8 3200MHZ e esperar que isso resolva o problema

 

Pelo que vi em vídeos, o problema não é o processador depois de alguns vídeos de testes de canais do YouTube, a única solução que vejo a vista é aplicar dual channel mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!