Ir ao conteúdo

DNS-327L queimou, mas os HDs estão intactos, como ler os dados em um PC Win11?

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um NAS da D-Link modelo DNS-327L, nele eu tinha 2 HDs de 3 Terabytes espelhados em RAID (o que gravava em um, espelhava no outro HD). Eu usava muito esse NAS para guardar fotos e vídeos da família, mas um dia o NAS deu problema (desligava do nada, acho que estava superaquecendo). Às vezes eu até conseguia fazer ele funcionar novamente, mas muitas vezes não. Os HDs parecem estar intactos e funcionando normalmente. Eu retirei os HDs e pluguei os dois no meu PC com Windows 11, mas eles não estão sendo reconhecidos. Gostaria de saber como fazer o Windows reconhecê-los (ou pelo menos um deles, uma vez que eles tem o mesmo conteúdo) para que eu possa ter acesso aos dados novamente. Não é uma recuperação de dados, é ler o HD mesmo!

Observe na Imagem do Gerenciamento de disco do Windows que ele exibe os dois HDs (destaquei em vermelho). Eles tem as mesmas partições (imagino que tenham sido criadas pelo NAS). O Windows deu essas unidades "D:" e "G:", mas ao clicar na unidade "D:" no Windows Explorer aparece uma mensagem "Formate o disco na unidade D:" (vide imagem) e logo em seguida aparece uma mensagem dizendo "O volume não contém um sistema de arquios reconhecido." (Acontece exatamente a mesma sequência de mensagens quando eu clico na unidade G: no Windows Explorer. 

Podem me ajudar? Agradeço desde já.

HDs.png

Acessando drive D ou G.png

Mensagem.png

• Solução
Postado

é, você precisa de alguma ferramenta q leia o sistema de arquivos ext, tenho um 320L e quando deu pau em um dos hds, tive q acessar o outro com um adaptador de discos rígidos e um programa para ler a partição.. deu pra recuperar tudo

so não pode formatar isso no windows, porque ai ja era

na epoca usei esse programa: https://sourceforge.net/projects/ext2fsd/

• Obrigado 1
Postado

@dwatashi e @rodrigo.dcvieira eu estou impressionado com a assertividade e mais ainda com a velocidade com que vocês me responderam!

Com a dica do @dwatashi eu percebi que, pelo NAS ser Linux, a partição seria em um formato que o Windows não leria, me deu uma direção clara do problema.

Logo em seguida via mensagem do @rodrigo.dcvieira e instalei o EXT2FSD que ele recomendou. Leu na hora! 

Eu pensei que ia esperar dias ou até semanas para obter uma resposta.

Vocês são demais!! Muitíssimo obrigado! 🙏

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...