Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel - Memórias RAM de diferentes marcas. (Asgard / Cuso).


Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

Olá, recentemente montei meu PC com um amigo, pedimos 4 pentes de 8gb Asgard Feryr T3 3200Mhz, e cada um ficaria com 16gb em dual. Porém recebemos apenas 2 pentes de 16gb. Acabou que a gente queria montar logo e decidiu ficar cada um com 1 pente em single. Ok, decidi comprar mais um pente nessa promoção do Ali por esses dias. Comprei mais 1 pente asgard, mesmo modelo, mesma frequência, mesmo tamanho. Porém chegou uma 16gb 3200mhz CUSO. Fiquei bolado com a situação, chateado pra abrir disputa e esperar mais sei la quanto tempo. E eu comprei a memória na promoçao, se muito fizer vão me reembolsar o mesmo valor. Daí que meu amigo falou pra testar e caso não funcionasse o dual channel entre modelos diferentes, ele me daria o pente dele igual ao meu e ficaria com a Cuso. Agora a questão é, na BIOS não mostra que tem suporte entre as duas, pelo que entendi. Sou meio leigo. Mas decidi dar uma olhada no CPU-Z e HWinfo64. Segue prints! Se alguém souber... As memórias estão trabalhando em single ou dual channel? Ou estão em dual porém com frequência mais baixa? não entendi pois as duas memórias sao de 16gb 3200mhz. Mas tem disso de uma ser Asgard e outra Cuso. 

asgard.jpg

cpuzasgard.jpg

cpuzcuso.jpg

cpuzplacamae.jpg

cpuzram.jpg

cuso.jpg

gerenciador.jpg

hwinfoasgard.jpg

hwinfocuso.jpg

hwinfomemoria.jpg

1679979421230.jpg

ramcuso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 horas atrás, MyungKim disse:

cpuzram.jpg

Como mostra o CPU-Z na parte "Channel", a largura de banda é de 2X64bit, ou seja, existem duas memórias RAMs operando em 64 bits de largura, o que totaliza 128bits, o Dual-Channel, a frequência da DRAM está em quase 1600Mhz, o que condiz com os 3200Mhz da memória DDR4 (alguns programas, como o CPU-Z, contam a metade da frequência da memória, ou seja a sua real frequência, se estivermos falando de Double Data Rate(DDR)). De forma resumida, mesmo sendo de marcas diferentes, e ter DRAMs de marcas diferentes, eles estão operando em Dual-Channel e em 3200Mhz. Sobre a compra da memória ter vindo errada, a memória Asgard foi comprada na loja oficial da Asgard?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro KrzjObrigado pela resposta, amigo! É que como mostrou na BIOS que não tinha suporte, fiquei meio desconfiado. Dai tirei minha propria conclusão de que não estava trabalhando em dual, mesmo vendo as infos no cpu z e no hwinfo. Que uma mostra xmp e a outra não, mas no cpuz mostra que sim. Dai pensei que poderia ta trabalhando num clock mais baixo, por isso coloquei as setas ali. Mandei o maximo de informaçao que eu tinha! E minha placa-mãe so tem 2 slots, no final das contas foi melhor eu não ter 2x8 e sim 1x16. 

De qualquer forma, meu amigo no outro fim de semana vai ta pela cidade, dai vai trazer a memória dele que é igual a minha asgard, mesmo modelo frequência, tudo. Dai vou comparar e mostro aqui qualquer coisa. Dai ele falou que se der b.o, fica com a Cuso e eu fico com a asgard dele, que comprou no mesmo tempo da minha. Que teoricamente era pra ter vindo os 4 pentes de 8 e vieram 2 de 16gb. 

Então meio que talvez eu não abra disputa no Ali e fique com essa mesmo... Caso ele queira trocar mesmo e tal. Ainda ta no tempo pois não coloquei como recebido ainda.

E a loja foi a Computer Storage Global, achei de boa pois não vi reclamaçoes e o anuncio da RAM asgard deles tem "+1.000 pedidos". então achei que ia chegar de boa. Mas pelo visto ficaram sem estoque pelo aniversario da Ali e monte de promoçao e mandaram de outra marca no vai que cola. não acho a Cuso uma marca ruim, mas é que o lance era pegar pente igual justamente pra não ocorrer incompatibilidade e eu perder o dual channel. 

Mas voltando ao assunto kkkk então mesmo sendo diferentes meu pc ta operando em dual os 3200mhz ne? Uma não ta puxando a outra pra um clock menor nem nada? E sobre o "not support" na BIOS, você sabe porque mostra isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, MyungKim disse:

então mesmo sendo diferentes meu pc ta operando em dual os 3200mhz ne?

Sim, como o descrito no CPU-Z e no HWINFO64, na Aba "Modo", "Canal Duplo". Se quiser posso fazer um teste para me certificar como o CPU-Z mostra as memória se não estiverem em Dual-Channel, mas tiver duas instaladas no PC (vou postar aqui).

 

15 horas atrás, MyungKim disse:

E sobre o "not support" na BIOS, você sabe porque mostra isso? 

o "Not Support" se refere ao profile da memória RAM, e não dos Modelos de memória RAM, isso significa que o XMP está ativado no Profile 1, o "Profile" é apenas um lugar para guardar as configurações da memória: Frequência, Latência, Tensão, tudo que pode ser configurado manualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Krzj Se tiver como fazer um teste, voce me fala que fico de olho pra quando você postar! Eu agradeço demais. Mas entendi o que você falou, já to muito agradecido! Valeuzao mesmo mano. Tava muito na dúvida. De qualquer forma quando meu amigo tiver por aqui e trouxer a memória igual ao modelo asgard dessa minha pra fazer o teste tambem, se mostra algo diferente nesse termo e tal, eu tiro os prints e mostro aqui tambem. Vai que alguém aparece com a mesma dúvida.

 

Acho que entendi o b.o da BIOS, teoricamente não tem como mostrar outra coisa se ele já esta ativado em outro profile? então mesmo eu colocando as duas memórias iguais provavelmente vai mostrar a mesma coisa que mostrou com essas duas (asgard e cuso). Já que não é uma especificação da memória... Eu pensei que fosse tipo ah a memória da cuso no slot 2 não tem suporte pra fazer dual com a asgard. Meio que tinha pensado isso... 

De toda forma, fica aqui meu muito obrigado! Vou so ficar de olho caso você consiga postar de novo e quando eu testar as duas iguais da asgard como disse, atualizo o post caso alguém precise da informaçao! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde amigo, aproveitando o post, vi que você tem um setup muito parecido com o meu, aconteceu algo parecido, comprei 2x8 e chegou 1x16, não acho que 32gb sera utilizado pelo meu uso do PC, você notou muita diferença ao adicionar mais 1 modulo de 16gb no seu setup para utilizar em dual channel? não sei se voce chegou a testar algo antes e depois em termos de FPS, obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!