Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de cooler para Ryzen 5 2600/Computador fazendo muito barulho


Posts recomendados

Olá amigos, venho aqui pedir ajuda porque meu computador tem feito muito barulho. Ele faz um certo som que da sempre pra ouvir normalmente, mas aumenta bastante quando abro algum jogo. Eu acredito ser o cooler do processador, coloquei ele, que veio junto com meu processador (um Ryzen 5 2600), tem quase 3 anos. E minha placa de vídeo, 3060TI, peguei na black friday de 2022 (junto com a fonte, uma da XPG de 650w), então acho que não deve ser ela. Meu gabinete é um tanto compacto, e acredito que ele não tenha uma refrigeração muito boa. Nesse verão de agora ele ficava muito quente enquanto eu jogava. Se colocasse a mão na lateral dele, dava pra sentir, se colocasse na grade da fonte, quase queimava a mão. Mas nesses casos eu monitoro a temperatura e minha placa nunca passa de 90 e meu processador uns 80. Sei que não são valores ideais, mas trocar todo o gabinete ta um pouco fora de cogitação no momento. O som me incomoda muito porque ouço ele bem alto mesmo enquanto jogo de fone. Tanto me incomoda ouvir esse som o tempo inteiro, quanto porque fico preocupado com funcionamento do computador. Mas pelo o que reparei não afetou o desempenho dele, tenho medo de causar problemas no futuro.

Isso leva que estou querendo trocar o cooler do processador, mas nunca comprei um, então não faço ideia de por onde começar. Acredito que um water cooler seja melhor? Estou aceitando todo tipo de sugestão, vou colocar o orçamento em uns 500 reais, mas caso haja algum valendo muito a pena e que seja um pouco mais caro, estou aceitando também.

 

Obrigado!

 

Algumas informações que podem ajudar: 
 

placa-mãe: AB350M-DS3H V2CF

memória RAM: 2x8GB DDR4

 

Além do cooler do processador e da placa de vídeo. Tem outro bem na frente embaixo, e mais um na traseira embaixo da fonte. Também peguei um monitor de 27 polegada 1440p e passei a perceber mais esse som desde então. Mas talvez seja impressão minha.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode muito bem ser o cooler da sua placa de vídeo, você precisa ter certeza antes de gastar dinheiro com um cooler da cpu

Com 500 reais você consegue comprar uma CPU nova, é um cenário totalmente fora da realidade pra um processador como o seu com quase 5 anos de vida

Como você ainda tá no cooler box acho bom sim trocar de cooler, mas nada caro. Um AG400 da DeepCool já vai manter sua CPU fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Pelucks disse:

@Goner É que eles ficam muito perto um do outro, mas eu posso tentar. Fico mais aliviado de saber que não é nada demais, mas ainda sim não seria melhor trocar pra um melhor? Eu quero tentar dar uma limpada nele, mas não tenho nenhuma ferramenta pra isso, vou tentar correr atrás.

Se você puder sim é melhor, já inclusive recomendei o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Pelucks disse:

@Goner Amigo, acho que o lance era a placa de vídeo mesmo. Um amigo recomendou colocar no automático do MSI Afterburner e o barulho diminuiu bastante. A temperatura ta batendo uns 92/93 enquanto jogo.

Horrível, se continuar usando a placa desse jeito vai queimar em menos de 1 ano, troca seu gabinete por um bem ventilado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você deu um orçamento de 500 reais, eu trocaria o gabinete para um Redragon Skyfire que está custando 300 reais com frete, ou o superframe flow que está saidno a uns 230 com frete, e compraria também um cooler gammax 400 v2 que já deve melhorar muito a refrigeração do seu gabinete, futuramente só completar com boas fans que resolverá 100% do seu problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pelucks disse:

@Goner Descobri o lance o lance do undervolt e fiz aqui. Consegui abaixar pra 80 no máximo enquanto jogo, mas geralmente fica 76/77. O barulho voltou um pouco mas faz parte, vou tentar ir ajustando com o tempo. Com esses números da pra ficar mais tranquilo?

Sim, dessa forma já tá dentro da temperatura de operação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!