Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Windows não reconhece drivers de WI-FI da fabricante instalados. (Notebook Acer Aspire 3 A315-54K). Estou sem WI-FI no Note.

Olá, pessoal. Bom dia.

Pessoal, ganhei um Notebook Acer Aspire 3 A315-54K de uma pessoa. Ela usava o sistema operacional Linux Endless que aparentemente já veio quando o computador foi comprado (O WI-FI no endless estava funcionando quando acessei ele). No entanto, decidi instalar o Windows 10 , uma vez que acessando a área de drivers da Acer, observei que ela tinha suporte de drivers especificamente para Windows 10 64 bits, especificamente para o mesmo modelo do notebook.

Assim, instalei o Windows 10, baixei os drivers de áudio, vídeo, rede via cabo (via cabo a internet funcionou perfeitamente), chipset, bluetooth, tudo normal! Contudo, o WINDOWS não reconhece nenhum dos 02 programas de drivers do WI-FI que baixei do site da ACER. É como se eu nunca os tivesse instalado! No caso instalei um driver e depois o outro, imaginando que se um driver não ativasse o WI-FI, então seria o outro o adequado. 

Ainda na sessão de gerenciamento de dispositivos, o Windows teima em ativar um adaptador INTEL Dual Band Wireless, mesmo quando eu o desativo e desinstalo. Ainda assim, automaticamente, do nada, o Windows vai e reinstala esse driver/adaptador na aba de adaptadores de rede (Isto é estranho?).  Pra vocês terem uma ideia, um dos drivers WI-FI fornecidos no site da Acer é um software da marca Atheros, e eu tenho quase certeza que este é o driver correto, do outro que está disponível para este modelo de notebook (já tentei instalar os 2), posto que o driver Atheros informa que é pra WI-FI 802.11ac e este notebook tem esse WI-FI segundo o símbolo colado no aparelho.

Continuando, quando aperto a tecla FN e a do símbolo WI-FI no teclado, em todas as situações, com este ou aquele driver instalado, ou nenhum instalado e com esse adaptador que o Windows teima em ativar, acontecem duas coisas : a) O notebook liga o modo avião b) aparece aquele ícone de um globo, que ao se passar o cursor do mouse sobre ele, surge a mensagem que ''não há conexões disponíveis''. Quando clico no ícone do globo, surge uma pequena tela relatando que o WI-FI está desativado e aparece dois ícones para se apertar, o modo avião, que quando eu o aperto, ele fica azul e diz que está ativado, e o ícone do simbolo do WI-FI, que quando eu aperto, nada acontece.

Enfim, pessoal, este é o relato detalhado do que está acontecendo no Notebook.  Pensei em reinstalar o Windows e desta vez por uma outra versão do Windows 10 (atualmente está na Windows 10 PRO) ou então atualizar a BIOS (mas achei uma medida muito drástica). 

Preciso muito da ajuda e conselhos de vocês pra resolver este problema. Passei o dia inteiro fuçando o note e nada de resolvê-lo. Por gentileza!

PS: um adaptador portátil USB de WI-FI que se compra em qualquer lojinha de informática de bairro quebraria meu galho temporariamente até eu conseguir resolver este problema?

Postado
23 horas atrás, havi disse:

PS: um adaptador portátil USB de WI-FI que se compra em qualquer lojinha de informática de bairro quebraria meu galho temporariamente até eu conseguir resolver este problema?

Sim.

Enquanto isso poderia enviar a seguinte informação?
Tecle "Win+X" > Clique em: "Gerenciador de Dispositivos"
Procure o Driver de Rede que não está como 'Desconhecido'

Clique com o botão direto e acesse "Propriedades" > Aba "Detalhes" 

Acesse a lista de opções "Propriedade" > Selecione "IDS de Hardware"

Selecione a primeira linha > Copie com "CRTL+C"

Cole o resultado aqui ou tire um Print da Janela.

Postado
Em 30/03/2023 às 12:33, hc09 disse:

Sim.

Enquanto isso poderia enviar a seguinte informação?
Tecle "Win+X" > Clique em: "Gerenciador de Dispositivos"
Procure o Driver de Rede que não está como 'Desconhecido'

Clique com o botão direto e acesse "Propriedades" > Aba "Detalhes" 

Acesse a lista de opções "Propriedade" > Selecione "IDS de Hardware"

Selecione a primeira linha > Copie com "CRTL+C"

Cole o resultado aqui ou tire um Print da Janela.

Olá, amigo. Antes de tudo, obrigado pelo retorno. 

Tirei 2 prints contendo as informações que você pediu.

20230331_230650.jpg

20230331_230744.jpg

Postado

@havi você apresentou uma janela onde o driver está instalado e funcionando normalmente. Quando não reconhece, tem que apresentar como "dispositivo desconhecido". Continuando...

Aperte Win+R e digite ncpa.cpl (dê "enter" em seguida) e envie um print da janela que irá abrir.

Enquanto isso: Pressione as teclas Fn+F2 e veja se o Wifi volta... muitas vezes desligamos o Wi-Fi sem querer pelo teclado.

Postado

Provavelmente a placa do wifi do notebook foi trocada colocaram uma placa na intel no lugar da atheros baixar drivers para a INTEL Dual Band Wireless

• 2 semanas depois...
Postado
Em 31/03/2023 às 23:16, hc09 disse:

@havi você apresentou uma janela onde o driver está instalado e funcionando normalmente. Quando não reconhece, tem que apresentar como "dispositivo desconhecido". Continuando...

Aperte Win+R e digite ncpa.cpl (dê "enter" em seguida) e envie um print da janela que irá abrir.

Enquanto isso: Pressione as teclas Fn+F2 e veja se o Wifi volta... muitas vezes desligamos o Wi-Fi sem querer pelo teclado.

Segue o print da tela do comando que você pediu, meu caro. A tecla do wi-fi está ativada (o F2). Até tentei instalar drivers pelo site da intel e atualizar os drivers pelo instalador automatico do Windows pelo gerenciador de dispositivos (me conectando com o cabo de rede), porém não obtive sucesso.

ncpa.png

Postado

Está tudo em ordem, você não está sabendo usar. 

Você precisa abrir a lista de rede Wifi que fica ao lado do ícone de áudio, escolher uma rede Wifi, colocar a senha e se conectar.

Postado

Opa, tenta outra tecla de função, Fn + F?, no meu note positivo instalei win10 e ficou desconfigurado as teclas de função, ex: no meu note positivo para ativar wi-fi é FN+F11 dp da instalação do win10 Agora FN+F4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...