Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola, eu estou a muito tempo juntando dinheiro e vou montar um pc com orçamento de 12 mil.
esse pc é para trabalho com blender, 3d e para minha faculdade(faço jogos digitais), mas me encontro em grandes dificuldades 

de escolher as peças e tenho duvidas que nem o chate GPT consegui sanar.
( eu vou montar esse pc sozinho, n vai ser comprado montado )

até agora eu tenho escolhido:
processador I7-13700kf  ( vi muitas comparações e cheguei nessa decisão)
Gabinete Gamer Redragon Strafe Infernal Dragon( eu queria o normal desse modelo sem o desenho mas ta em falta no mercado e onde tem esta mais caro, esse gabinete é bem bem grande pra um mid e tem um metal bem grosso )
e talvez Placa de vídeo RTX 3070 Ti VERTO PNY porque esta em promo por poucos dias( para blender eu sei q cuda é bem importante)

agora os problemas, n faço ideia que placa-mãe pegar, vi que LGA 1700 é o soquete certo mas também vi que a maior parte n vem com a BIOS pronta para 13 geração  o que me deixa com um pouco de medo

e uma das minhas maiores duvidas, devo pegar uma placa DDR5 ? eu vi que em MHz ela é superior mas todos os modelos que eu vi sao CL40, eu n entendo muito, falam que pra jogos n vale a pena o gasto a mais, so que e para blender ? sera que vale
( se for DDR4 eu provavelmente vou pegar 2 pentes de 32g e DDR5 2 de 16 porque o preço dos 2 sao quase o mesmo, em torno de 1500)
pff se alguém puder me esclarecer essas questões e me ajudar falando qual placa de vídeo pegar, qual SSD M.2 de 1 terá pegar, qual placa-mãe devo escolher!
estrou a mais de um mes pesquisando mas como esse dinheiro é suado e eu n posso me dar o luxo de errar gostaria de ajuda pra n comprar algo ruim.

Postado

O RedDragon Strafe só vale a pena se tiver o desenho único, pois é o diferencial dele.

Fora isso, ele é um gabinete comum e com a desvantagem de não possuir filtro na frente.

Se vai gastar mais de 7k já pense em pegar a tecnologia mais recente disponível (DDR5, LGA 1700, AM5 etc).

• Solução
Postado

@Ouroborus vamos do início, você precisa de um HW para Blender.

No site oficial os requisitos recomendados para rodar o Blender são: 

Citação

Recommended

64-bit eight core CPU

32 GB RAM

Graphics card with 8 GB RAM 2560×1440 display

Link: https://www.blender.org/download/requirements/

Com base nessas informações não podemos descartar em ter garantido no render 32GB RAM, tendo em vista que você vai passar muito tempo com esse PC, ele precisa ter um certo valor na hora da venda, portanto devemos investir na tecnologia mais atual, o DDR5.

Numa plataforma partindo pra esse lado de Workstation, eu particularmente prefiro os processadores Intel e o fabricante pede um processador Octacore. Para GPU recomenda alguma placa de vídeo de 8GB, nesse caso sabemos que devemos escolher a plataforma Nvidia.

Por enquanto estamos assim:

• Processador Intel Octacore+
  • 32GB RAM DDR5
  • GPU NVIDIA 8GB

Agora vamos preencher essa tabela. Lembrando que estou te sugerindo uma configuração, você pode depois personalizar em torno das especificações, respeitando os requerimentos do Fabricante. Eu particularmente gosto de fazer algo enxuto e que funciona, objetivo, simples e direto. Ok?

placa-mãe ASUS Prime Z690-P DDR5, Socket LGA1700
Processador Intel Core I5-13400 10-Core / 16-Threads

memória Team Group (2x16GB), DDR5 6000MHz

Placa de vídeo GeForce RTX 4070 Ti 12GB GDDR6X

Vamos ver agora no site oficial da Nvidia a fonte recomendada para essa 4070 TI

Citação

Required System Power (W) 700

Link: https://www.nvidia.com/en-us/GeForce/graphics-cards/40-series/RTX-4070ti/

Nesse caso, como render exige tempo e potência em uma constante, ficaria com essa fonte:

Fonte Corsair RMx Series RM1000x, 1000W, Full Modular, 80 Plus Gold

Armazenamento e outros detalhes não entram muito em questão, mas teria que ter um set de scratch disk, sistema e dados. 

Numa determinada loja ficou em volta de 13K essa configuração. Essa é uma sugestão, você pode estar ajustando conforme gosto e bolso.

Acredito que essa config te atenderá muito bem, e daqui uns anos você vai poder realizar upgrades ou ter um bom valor de venda para uma próxima Estação de Trabalho.

Qualquer coisa pode mandar DM que eu respondo.

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!