Ir ao conteúdo

Computador reinicia aleatoriamente Kernel-power(41)

Ir à solução Resolvido por PauloGuedess,

Posts recomendados

Postado

eai gente, venho aqui procurar ajuda pois não aguento mais, não consigo lidar com meu pc, que fica dando kernel power direto, ja deixei 2 semanas num tecnico, ele não conseguiu encontrar o problema, não sei mais o que fazer. Já aconteceu muito tempo atrás isso comigo, e era a placa de vídeo suja, um amigo limpou com álcool isopropilico e parou. Meu pc estava com um problema de ter que apertar diversas vezes o botão para ele ligar, até que um dia não ligava mais. A fonte tinha dado ruim, e segundo o técnico, a placa-mãe deu curto nos capacitores que ficam em volta do processador. Paguei para soldar outros capacitores na placa-mãe e comprei uma nova fonte, gigabyte b450m. A fonte está na garantia e o PC está com esse problema, parece que começa reiniciando poucas vezes, depois aumenta a frequência, até que chegou num ponto onde o PC estava com os leds do gabinete acesos, porém morto por dentro, sem sinal de vida, ventoinha rodando nem nada. Levei no tecnico, que demorou um tempo para começar a mexer no pc e ele voltou a funcionar normalmente, porém ainda está com o problema. Irei fazer upload do vídeo de como ele estava antes de ir pro tecnico para o youtube e postar aqui.

o que eu quero saber: tem chance de ser a fonte? pois estou seriamente pensando em tirar ela e mandar pro RMA. O tecnico disse que só da pra medir se ela está toda certinha se abrir ela, logo não quero fazer isso. Um detalhe extra, é que tenho um HD de 2tb cm realocated sector count, isso interfere na reinicialização do sistema?

VÍDEO DELE MORTO: 

XML do ultimo kernel power:

<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">

- <System>

<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />

<EventID>41</EventID>

<Version>6</Version>

<Level>1</Level>

<Task>63</Task>

<Opcode>0</Opcode>

<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>

<TimeCreated SystemTime="2023-04-02T01:14:10.700635100Z" />

<EventRecordID>106109</EventRecordID>

<Correlation />

<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />

<Channel>System</Channel>

<Computer>Paulo-Guedes</Computer>

<Security UserID="S-1-5-18" />

</System>

- <EventData>

<Data Name="BugcheckCode">0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>

<Data Name="SleepInProgress">0</Data>

<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>

<Data Name="BootAppStatus">0</Data>

<Data Name="Checkpoint">0</Data>

<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>

<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>

<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>

<Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>

<Data Name="CheckpointStatus">0</Data>

</EventData>

</Event>

Postado
  Em 02/04/2023 às 01:46, PauloGuedess disse:

HD de 2tb cm realocated sector count

Expandir  

Achou o defeito. Testa com outro. Use o Hírens para determinar o tamanho do estrago.

Postado

@Mega Blaster obrigado pela resposta! estava pensando em desmontar a unidade, para evitar abrir o gabinete e tirar o cabo sata e de energia, acha que sera eficaz da mesma maneira? e já viu esse erro kernel power 41 acontecer por conta de HD?

uma observacao, o HD começou agr com o realocated e ele não é o disco do sistema, é um disco para jogos, no painel de particionamento aparece (ativo, partição primaria)

Postado
  Em 02/04/2023 às 19:51, PauloGuedess disse:

estava pensando em desmontar a unidade,

Expandir  

para evitar abrir o gabinete e tirar o cabo sata e de energia

Expandir  

🤷‍♂️ Fiquei confuso! Quer ou não abrir o gabinete?

já viu esse erro kernel power 41 acontecer por conta de HD?

Expandir  

Kernel está associado ao SO, que pode estar corrompido. Para HD, não. Como é HD de dados, tem como testar em outro PC e verificar se consegue ler e acessar? Defeitos de badblocks impedem leitura e gravação e dão erros típicos de falha de acesso. Se o SO estiver nele, em geral, tela azul, fica reiniciando e outros erros correlatos. Se o equipamento tiver imagem de recuperação, use-a para recuperar sem formatar. Se não tiver, baixe uma ISO do SO que está usando, crie um pendrive bootável e recupere. A partir daí, se continuar, precisa verificar defeitos físicos na placa ou em outros componentes. Comece no básico. Recupere o SO.

começou agr com o realocated e ele não é o disco do sistema

Expandir  

Indício de problemas nele.

Postado

@Mega Blaster tipo, desmontar ele pelo gerenciamento de disco, ele ainda estaria conectado na placa-mãe e fonte (a não ser que ache que o teste definitivo deveria ser desconectando fisicamente da placa-mãe e fonte), pois tenho 2 ssds e esse HD, ai ficaria só com 2 ssds

Beleza! farei isso, vou recuperar pelo pendrive com a iso do windows 10.

Hoje aconteceu uma coisa estranha, fui ligar o pc, o mesmo reiniciou 2x, ainda na tela da BIOS, somente na terceira que ligou (mas não reiniciou sozinho até agora) vou ate postar o vídeo aqui.

Postado
  Em 02/04/2023 às 23:05, PauloGuedess disse:

teste definitivo deveria ser desconectando fisicamente

Expandir  

Isso não existe. Precisa estar ligado para testar. Desconecta ele fisicamente. Tira o cabo SATA e o de energia e liga. Vê se ocorre a mesma coisa. No primeiro vídeo dá para ver que está sujo. Dê uma geral dentro. Desmonte e limpe cuidadosamente.

Postado

Opa, fiz a reparação do windows, na vdd, só consegui usar a opção reparo de inicialização, a outra pedia uma imagem do windows (sendo que a imagem já estava no pendrive) e alegava não ter imagem.

Uma coisa que percebi: quando eu desligo e ligo o pc, ele fica umas 12h sem reiniciar, mas passou disso, começa a reiniciar de horas em horas, mas se eu desligar ele de novo, ele volta a reiniciar so dps de umas 12 horas mesmo.

EDIT: Acabou de desligar na minha cara enquanto eu jogava, tirei um pente de RAM pra testar se é ela

WhatsApp Image 2023-04-03 at 14.31.08.jpeg

• 2 semanas depois...
Postado

Estou no meu oitavo dia sem o pc reiniciar, o recorde foi 9 dias. Desconectei o HD e o gravador de dvd (que nem funcionava mais). Postarei as atualizações para caso alguém no futuro pesquiso sobre

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Vou postar novamente, pois não achei opção de editar. O pc está normal e estável novamente, caso alguém procure no google, saiba que sim, o HD cm bad blocks pode sim gerar uma situação de ficar reiniciando aleatoriamente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!