Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Meu computador tem umas ventoinhas muito velhas, algumas com mais de 10 anos de uso e estou querendo troca-las pois o PC faz muito barulho.

Atualmente meu PC tem 6 ventoinhas 120mm, das seguintes marcas:

01 - Evercool (inclusive essa está rachada kk, quase se partindo em duas, vi agora que fui olhar o nome);

01 - Cougar que veio no Gabinete Cougar MX330-G (essa é relativamente nova);

01 - Cooler Master;

01 - Deepcool PWM (que veio com o Gammax 400V2);

02 - Spire, que tem reguladores de velocidade (essas giram tanto que parece que o gabinete vai decolar, sempre as deixo no mínimo e mesmo assim fazem muito barulho).

Não sei quantos RPM elas giram e o PC tem uma temperatura boa, fica em média 60~64°C processador e GPU em dias não muito quentes.

Eu quero ventoinhas que sejam silenciosas, tenham qualidade boa e sejam sem RGB, mas sem custar um absurdo (se é que é possível 🙂), ou seja: custo-benefício. Quais vocês me recomendam? Será que vai fazer diferença na temperatura?

Muito obrigado!

Postado
24 minutos atrás, Esraeu disse:

Eu quero ventoinhas que sejam silenciosas, tenham qualidade boa e sejam sem RGB, mas sem custar um absurdo (se é que é possível 🙂), ou seja: custo-benefício.

Então... você já deve ter procurado e sentido o problema né. Hoje em dia infelizmente é quase impossível comprar FAN boa sem RGB. Eu comprei um monte da linha Vortex da Cougar com "Hydraulic Bearing" que faziam um bom vento e eram bem silenciosas... elas sumiram do mercado. Agora só tem RGB, e estão bem mais caros.

Dos que existem sem RGB, o ultimo que comprei que dá pra recomendar é o Scythe Kaze (mas comprei de 140mm). Mas... peguei em oferta da black fraude. O preço normal é salgado. Tem que ficar atento que tem diversas versões... tem de 800RPM, 1200RPM, 1500RPM, com e sem PMW, versão slim...

Postado

@W46n3r Caramba, pesquisei uns e tá R$ 110,00! Esperava no máximo uns R$ 70,00 cada 😕.

Sobre rotação, eu não tenho noção disso. Qual a rotação mínima que tu acha que vale pegar, sem prejudique a refrigeração?

• Membro VIP
Postado

1lokos colocou link, veja se atende sua necessidade.

3 minutos atrás, Esraeu disse:

mínima que tu acha que vale pegar, sem prejudique a refrigeração?

1200rpm, quanto maior a rotação, mais barulho.

Postado
10 minutos atrás, Esraeu disse:

@W46n3r Caramba, pesquisei uns e tá R$ 110,00! Esperava no máximo uns R$ 70,00 cada 😕.

Sobre rotação, eu não tenho noção disso. Qual a rotação mínima que tu acha que vale pegar, sem prejudique a refrigeração?

Se a FAN tiver PWM (e você ter conector de 4 pinos sobrando) pode ser a de 1500RPM mesmo, e ai você ajusta se achar que fica muito barulhento. Se for o conector de 3 pinos, ai acho que é melhor os de 1200RPM ou 800RPM.

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Procura a PCYes Sangue Frio 2 - é PWM, 74 CFM. Acha por uns R$ 50,00.

É fan da IDCooling (boa marca) re-etiquetada.

Pois é... R$ 50 é honesto. Foi quanto paguei no Synthe na black fraude. Esse Sangue Frio 2 (que nome) tem rolamento hidráulico... então, deve ser silencioso.

Postado

@1lokos@W46n3r Hmm, encontrei essa desse link. Achei o preço bem bom.

Pelo o que diz na caixa ela é de 1800 RPM e minha placa-mãe tem apenas 4 conectores desses, então pelo menos 1 desses ficaria conectado via adaptador direto na fonte + o antigo que veio no gabinete. Será que vai ficar ruim?

Atualmente eu uso umas ventoinhas via adaptador direto na fonte.

• 2 semanas depois...
Postado

Update pra quem se interessar:

Fiz a troca das ventoinhas e a diferença é brutal, estou muito satisfeito e arrependido de não ter feito isso antes.

O ruído diminuiu drasticamente, achei essas ventoinhas novas bem silenciosas. Por algum motivo com o cabo splitter elas tendem a atingir rotações maiores com mais facilidade (sim eu configurei para PWM), porém é algo bem irrelevante, não incomoda.

As temperaturas se mantiveram as mesmas, isso com as fans em baixa rotação. Imagino que meu PC estava com uma ventilação superdimensionada, dava para eu ter evitado muita poeira 🙃. Para ter uma noção, as ventoinhas mais fortes antigas giravam a 2400 RPM, as atuais normalmente giram em média 720RPM.

Mais uma vez obrigado aos que me ajudaram.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...