Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando em jogos com a RTX 3060


Posts recomendados

Olá, pessoal!

 Troquei a GPU do meu sistema recentemente, e hoje, enquanto jogava nele usando a nova placa, o PC travou na tela do jogo, e o áudio ficou, bem, num tipo de tinido contínuo(um “triim”). Só retornou ao normal ao reiniciar.

 Esse é meu segundo dia desde o upgrade, e não tive esse problema no primeiro.

Vale ressaltar que as memórias também foram trocadas há pouco tempo, então também existe alguma probabilidade do problema residir nelas.

 O gabinete possui duas fans frontais de 120mm e duas exaustoras atrás, também de 120mm.  A GPU chega no máximo a 85 graus quando está próxima de 100% de uso(porém, não havia chegado a esse ponto quando houve o travamento - estava em aprox. 70 ~ 85% de uso).

 Queria saber qual poderia ser a causa disso, e vim pedir a opinião de vocês.

 

Aqui vão as especificações:

- CPU: i3-9100f;

 - GPU: RTX 3060 Ventus 2x MSI;

 - Memória: 2x 8 GB DDR4 XPG Gammix D10;

 - Fonte: 450w - Corsair CX 450;

 - Placa-mãe: Gigabyte H310m s2p 2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Just a shadow disse:

Olá, pessoal!

 Troquei a GPU do meu sistema recentemente, e hoje, enquanto jogava nele usando a nova placa, o PC travou na tela do jogo, e o áudio ficou, bem, num tipo de tinido contínuo(um “triim”). Só retornou ao normal ao reiniciar.

 Esse é meu segundo dia desde o upgrade, e não tive esse problema no primeiro.

Vale ressaltar que as memórias também foram trocadas há pouco tempo, então também existe alguma probabilidade do problema residir nelas.

 O gabinete possui duas fans frontais de 120mm e duas exaustoras atrás, também de 120mm.  A GPU chega no máximo a 85 graus quando está próxima de 100% de uso(porém, não havia chegado a esse ponto quando houve o travamento - estava em aprox. 70 ~ 85% de uso).

 Queria saber qual poderia ser a causa disso, e vim pedir a opinião de vocês.

 

Aqui vão as especificações:

- CPU: i3-9100f;

 - GPU: RTX 3060 Ventus 2x MSI;

 - Memória: 2x 8 GB DDR4 XPG Gammix D10;

 - Fonte: 450w - Corsair CX 450;

 - Placa-mãe: Gigabyte H310m s2p 2.0

@Just a shadow Olá just

 

a sua fonte pode ser o problema 450W e muito pouco e bom ter uma de pelo menos 550W pra segurar essa placa já tentou em outro computador? com uma fonte mais potente pra definir se o problema e na placa ou na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rieidi_gamer disse:

@Just a shadow Olá just

 

a sua fonte pode ser o problema 450W e muito pouco e bom ter uma de pelo menos 550W pra segurar essa placa já tentou em outro computador? com uma fonte mais potente pra definir se o problema e na placa ou na fonte.

Olá!@rieidi_gamer ! Não consigo fazer esse teste agora porque não tenho acesso a outra fonte... Mas antes de pegar essa placa, visitei alguns sites que testam se uma fonte segura o sistema(ex.:Outervision Power Supply Calculator), coloquei minhas configs lá e ele retornou que os 450w seriam suficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Just a shadow disse:

Olá!@rieidi_gamer ! Não consigo fazer esse teste agora porque não tenho acesso a outra fonte... Mas antes de pegar essa placa, visitei alguns sites que testam se uma fonte segura o sistema(ex.:Outervision Power Supply Calculator), coloquei minhas configs lá e ele retornou que os 450w seriam suficientes.

Por mais que seja verdade e sempre bom ter um fonte com pelo menos 100W a mais pra futuros pelo fato que a 3060 tem um chip potente ele consome cada vez mais energia conforme a % de uso mais energia ela consome ou também sua fonte não esta conseguindo enviar energia suficiente ou também sua placa esta mal encaixada

 

Resumidamente minha recomendação troque de fonte pra uma de 600W pra evitar problemas futuros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado! Então, a fonte é a maior suspeita nesse caso... Existe alguma forma para mim confirmar isso? Por exemplo, será que se eu levar a placa a próximo de 100% e isso voltar acontecer, é porque a fonte não está fornecendo o suficiente para levar a placa ao limite? Ou seja, isso sempre vai acontecer quando eu tentar levar a placa ao limite e a fonte não der conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Just a shadow Se você tem condições de levar o pc em um técnico especializado leve pra ele fazer o testes

e sim provavelmente a fonte não esta aguentando levar a placa ao limite baixe o aida64 e faça um teste de estresse

ou abra o jogo que esta acontecendo o problema com o msi aberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rieidi_gamer disse:

@Just a shadow o que você percebeu aconteceu alguma coisa? o problema mesmo e no jogo onde ele estressa tudo que tem pela frente já viu no 3dmark ele e mais pesado do que o futuremark na minha opinião

Ele rodou o teste normalmente, a temperatura ficou um tanto alta(85º), mas dentro do aceitável. O jogo em questão, que fez o PC congelar, seria o Resident Evil 4, que costuma puxar apenas 70% ~ 85% da capacidade da placa, porque fixei o jogo em 60fps. 3dmark ainda não testei, mas posso tentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!