Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan de placa de vídeo não gira


Posts recomendados

@YelFoXDXD Olá YelFoXDXD

 

a GTX 650 quando ela esta no jogo em altas temperaturas ela liga a fan já viu isso?

normalmente as placas de vídeo não giram a fan ate temperaturas de 50 45 graus

se ela girar em altas temperaturas isso e normal da placa de vídeo te dar um susto.

Se caso não funcionar me conte com mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YelFoXDXD @YelFoXDXD 

Bom neste caso 

Em algumas situações, você pode perceber que o fan da GPU não está girando, ou que parou de girar do nada. Aqui estão algumas dicas do que pode estar acontecendo.

 

Confira a temperatura do computador

 

fan da GPU

Primeiramente, é importante ter em mente que hoje em dia muitas placas de vídeo mais modernas só ativam o fan quando a temperatura interna dos computadores atinge níveis mais elevados.

 

Ou seja, se o seu computador não estiver realizando nenhuma tarefa muito pesada, o fan fa GPU pode não girar, já que a temperatura não está alta. Então, primeiro uma boa forma de saber se é isso que está acontecendo é abrir jogos mais pesados, por exemplo, e ver se isso fará com que o fan seja ativado.

 

Outra forma de medir a temperatura do computador é usando programas que são especializados nessa função. É o caso de alguns como Core Temp, HWMonitor, HWInfo, Open Hardware Monitor, RealTemp, entre outros.

 

Porém, geralmente quando o fan realmente está apresentando problemas, é comum que o computador acabe desligando sozinho sempre que essas tarefas mais pesadas começam a aumentar muito a temperatura da GPU. Com isso, sem o sistema de resfriamento, a máquina desliga sozinha para evitar danos internos aos componentes.

 

Veja se não tem nada travando a fan

 

fan

Isso pode acontecer de forma mais rara, porém acontece, então é sempre bom eliminar todas as possibilidades. Por vezes com o tempo a sujeira pode ir acumulando nos componentes ou até mesmo algum resto de comida ou partícula maior fica presa entre as ventoinhas. Isso impede fisicamente com que elas girem.

 

Com o computador ligado, tente girar as hélices do fan manualmente, de forma suave, sem fazer força. Caso você encontre alguma dificuldade, é possível que algo esteja bloqueando esse movimento. Encontre esse bloqueio e limpe as ventoinhas e depois ligue o computador para saber se o problema foi resolvido.

 

Outra dica é usar óleo para evitar qualquer desgaste mecânico, principalmente para aquelas ventoinhas mais antigas, assim garante a lubrificação. Mas atenção, o óleo utilizado deve ser óleo de máquina ou de máquina de costura, NÃO utilize óleo comestível ou WD-40.

 

Mantenha todos os drivers da placa de vídeo atualizados

 

gpu

Em alguns casos, versões de drivers da placa de vídeo que você usa no seu computador pode ter algum bug que acabe afetando o funcionamento do fan. É sempre importante manter os drivers atualizados tanto para corrigir bugs de versões anteriores quanto para manter esses sistemas mais seguros.

 

Cada fabricante conta com seu próprio site onde é possível fazer o download dos drivers mais atuais. Muitas delas também já contam com aplicativo no próprio computador onde é possível gerenciar a placa de vídeo. Nesses aplicativos eles também oferecem as opções de atualizações dos drivers.

 

Coloque a velocidade em 100% no MSI Afterburner

 

MSI Afterburner

O MSI Afterburner é um programa para gerenciar as especificações de placas de vídeos e é compatível com modelos de GPU da Nvidia e da AMD. Com ele você pode realizar diversas funções como aumentar o FPS do sistema, por exemplo, sendo uma referência no assunto overclock.

 

Uma dessas funções é de controlar a velocidade do fan da GPU. Tente colocar essa velocidade em 100% e confira se o problema é resolvido, já que em algumas vezes pode ser apenas uma má configuração feita por algum programa do tipo.

 

Verifique todos os conectores do pc

 

fan

Pode parecer óbvio, mas na maioria dos casos de fans que não giram o problema está em algum conector solto ou até mesmo não conectado. Confira o conector de alimentação PCIe à GPU e verifique se o conector de alimentação da PSU tá mesmo inserido com firmeza, já que pode estar solto.

 

Também vale a pena conferir os conectores de outros componentes para verificar se tudo está bem conectado certinho. Pode até parecer que não tem nada a ver, porém algum componente com cabo solto pode sim influenciar no funcionamento de outros, como os ventiladores da GPU.

 

Além de verificar os conectores do PSU, também é importante que ela seja suficiente, ou seja, que garanta a potência necessária para a GPU.

 

 

 

Se nada aqui funcionou leve o Pc a uma assistência técnica especializada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Meu pc , ASUS a520m aii processador Ryzen 5 4500 placa de vídeo rx 6400 Eagle , não está dando vídeo quando ligo só fica pedindo pra checar cabo do sinal , a placa de vídeo na hora que ligo ela liga a ventoinha e já desliga  preciso de uma ajuda imediatamente obrigado a todos @rieidi_gamer @rieidi_gamer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!