Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na firmware do SSD kingston


Posts recomendados

Boa noite, tenho um SSD Kingston A400 480gb sata 3. Ele está dando erro de reconhecimento, mas não o que já vi por aí, o famoso SATAFIRM. Eu não consigo usar as tools de reparo e update de firmware pois a versão de firmware dele aparece como 0. Mesmo ele sendo reconhecido pelo sistema, ele não é reconhecido pelos apps da kingston e quando o utilizo, ele para de funcionar após algumas horas. Alguém sabe resolver ou como faço pra mudar essa firmware manualmente?image.png.b8d01c07e96f5d0bbb04b06f89d1bd3b.pngimage.thumb.png.69b46abf138c2ca4296c5e1f04e9d061.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Boa noite, tenho um SSD Kingston A400 480gb sata 3. Ele está dando erro de reconhecimento, mas não o que já vi por aí, o famoso SATAFIRM. Eu não consigo usar as tools de reparo e update de firmware pois a versão de firmware dele aparece como 0. Mesmo ele sendo reconhecido pelo sistema, ele não é reconhecido pelos apps da kingston e quando o utilizo, ele para de funcionar após algumas horas. Alguém sabe resolver ou como faço pra mudar essa firmware manualmente?image.png.b8d01c07e96f5d0bbb04b06f89d1bd3b.pngimage.thumb.png.69b46abf138c2ca4296c5e1f04e9d061.png

Esse SSD é novo? Se estiver na garantia, sugiro que acione o RMA da Kingston.

 

Se não for possível, a solução é fazer um "flash" completo do firmware no SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, goms disse:

Esse SSD é novo? Se estiver na garantia, sugiro que acione o RMA da Kingston.

 

Se não for possível, a solução é fazer um "flash" completo do firmware no SSD.

Não consigo acionar o RMA, infelizmente. Você sabe como fazer esse flash completo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, goms disse:

Pode fazer isso usando o programa S11 Firmware Flasher v2. É necessário descompactar todos os arquivos. Existe um arquivo "howto" e um "readme" com instruções.

Vish, já tentei isso várias vezes, até mudando algumas configurações do flasher com o HxD, de acordo com o serial do meu SSD. Mas esse programa não funciona pra mim, simplesmente meu SSD não é identificado por ele também, pois ao invés de vir com uma firmware desatualizada ou errada, ele simplesmente não tem firmware, aparece só um 0 quando tento ver a versão. Acho que n tem mais jeito, terei que comprar outro infelizmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Vish, já tentei isso várias vezes, até mudando algumas configurações do flasher com o HxD, de acordo com o serial do meu SSD. Mas esse programa não funciona pra mim, simplesmente meu SSD não é identificado por ele também, pois ao invés de vir com uma firmware desatualizada ou errada, ele simplesmente não tem firmware, aparece só um 0 quando tento ver a versão. Acho que n tem mais jeito, terei que comprar outro infelizmente

Você vai baixou os firmwares e identificou qual é o seu por meio do Flash ID?

 

Aliás, você chegou a usar o flash ID para identificar a NAND do seu SSD? Se esse não funcionar, tente também o SMI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, goms disse:

Você vai baixou os firmwares e identificou qual é o seu por meio do Flash ID?

 

Aliás, você chegou a usar o flash ID para identificar a NAND do seu SSD? Se esse não funcionar, tente também o SMI.

Baixei, mas na hora de identificar pelo Flash ID ou pelo SMI, o resultado é o mesmo, a firmware aparece como 0 e diz que não foi detectado SSD compatível ou o phison. Tem ideia de como proceder nesse caso?image.thumb.png.2671e46f6c6a9528ef87eb27d8e03527.png

image.thumb.png.a6a6217f05efdf1cc0e63c46b20e9a2a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Baixei, mas na hora de identificar pelo Flash ID ou pelo SMI, o resultado é o mesmo, a firmware aparece como 0 e diz que não foi detectado SSD compatível ou o phison. Tem ideia de como proceder nesse caso?

Não sei. Talvez como último recurso poderia abrir o SSD e ver no próprio PCB quais são os componentes usados. Talvez seja possível pesquisar a referência da NAND online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, goms disse:

Não sei. Talvez como último recurso poderia abrir o SSD e ver no próprio PCB quais são os componentes usados. Talvez seja possível pesquisar a referência da NAND online.

entendi... não entendo disso, n sei o que saber o nand mudaria... pode me ajudar com isso? mas já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/04/2023 às 18:55, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

ele não é reconhecido pelos apps da kingston

Este é um sinal de que seja falso, apenas os verdadeiros são listados no KSM da Kingston.

Use como referência este post e cheque os detalhes do selo e do parafuso:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pincipi disse:

Este é um sinal de que seja falso, apenas os verdadeiros são listados no KSM da Kingston.

A melhor forma de detectar uma falsificação ainda é abrindo o SSD. A maioria dos SSDs SATA genéricos utilizam controladores YeeStor/Maxio/Realtek com os quais a Kingston não trabalha e memória flash de marca diferente da própria Kingston. 

Olhando pelo print do CrystalDiskInfo, o SSD parece ser original, os parâmetros S.M.A.R.T. parecem bater com o firmware customizado da Kingston, mas para ter certeza seria melhor abrir mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando o usuário abrir o SSD não terá dúvida, por enquanto eu vejo duas evidências de ser falso:

1- Não ser detectado pelo KSM da Kingston;

2- A firmware mostrada no CrystalDiskInfo ser 0 (nunca vi um verdadeiro com esta firmware).

Tem um site mostrando muitos outros detalhes:

https://www.capa9.net/temas/discos-SSD-kingston-falsos-como-reconocerlos.1133296/

Numa das imagens tem as telas:

1636636423_Crystalfake.png.4b3f1706cee1a70c7364cd4e1993ad22.png

E como já mencionado, o falso é manipulado de forma a parecer original.

A minha aposta é que é falso, por isso que a solução SATAFIRM para o SSD original não funciona.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!