Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho um SSD Kingston A400 480gb sata 3. Ele está dando erro de reconhecimento, mas não o que já vi por aí, o famoso SATAFIRM. Eu não consigo usar as tools de reparo e update de firmware pois a versão de firmware dele aparece como 0. Mesmo ele sendo reconhecido pelo sistema, ele não é reconhecido pelos apps da kingston e quando o utilizo, ele para de funcionar após algumas horas. Alguém sabe resolver ou como faço pra mudar essa firmware manualmente?image.png.b8d01c07e96f5d0bbb04b06f89d1bd3b.pngimage.thumb.png.69b46abf138c2ca4296c5e1f04e9d061.png

Postado
3 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Boa noite, tenho um SSD Kingston A400 480gb sata 3. Ele está dando erro de reconhecimento, mas não o que já vi por aí, o famoso SATAFIRM. Eu não consigo usar as tools de reparo e update de firmware pois a versão de firmware dele aparece como 0. Mesmo ele sendo reconhecido pelo sistema, ele não é reconhecido pelos apps da kingston e quando o utilizo, ele para de funcionar após algumas horas. Alguém sabe resolver ou como faço pra mudar essa firmware manualmente?image.png.b8d01c07e96f5d0bbb04b06f89d1bd3b.pngimage.thumb.png.69b46abf138c2ca4296c5e1f04e9d061.png

Esse SSD é novo? Se estiver na garantia, sugiro que acione o RMA da Kingston.

Se não for possível, a solução é fazer um "flash" completo do firmware no SSD.

Postado
17 horas atrás, goms disse:

Esse SSD é novo? Se estiver na garantia, sugiro que acione o RMA da Kingston.

Se não for possível, a solução é fazer um "flash" completo do firmware no SSD.

Não consigo acionar o RMA, infelizmente. Você sabe como fazer esse flash completo?

Postado
21 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Não consigo acionar o RMA, infelizmente. Você sabe como fazer esse flash completo?

Pode fazer isso usando o programa S11 Firmware Flasher v2. É necessário descompactar todos os arquivos. Existe um arquivo "howto" e um "readme" com instruções.

Postado
2 horas atrás, goms disse:

Pode fazer isso usando o programa S11 Firmware Flasher v2. É necessário descompactar todos os arquivos. Existe um arquivo "howto" e um "readme" com instruções.

Vish, já tentei isso várias vezes, até mudando algumas configurações do flasher com o HxD, de acordo com o serial do meu SSD. Mas esse programa não funciona pra mim, simplesmente meu SSD não é identificado por ele também, pois ao invés de vir com uma firmware desatualizada ou errada, ele simplesmente não tem firmware, aparece só um 0 quando tento ver a versão. Acho que n tem mais jeito, terei que comprar outro infelizmente

Postado
21 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Vish, já tentei isso várias vezes, até mudando algumas configurações do flasher com o HxD, de acordo com o serial do meu SSD. Mas esse programa não funciona pra mim, simplesmente meu SSD não é identificado por ele também, pois ao invés de vir com uma firmware desatualizada ou errada, ele simplesmente não tem firmware, aparece só um 0 quando tento ver a versão. Acho que n tem mais jeito, terei que comprar outro infelizmente

Você vai baixou os firmwares e identificou qual é o seu por meio do Flash ID?

Aliás, você chegou a usar o flash ID para identificar a NAND do seu SSD? Se esse não funcionar, tente também o SMI.

Postado
3 horas atrás, goms disse:

Você vai baixou os firmwares e identificou qual é o seu por meio do Flash ID?

Aliás, você chegou a usar o flash ID para identificar a NAND do seu SSD? Se esse não funcionar, tente também o SMI.

Baixei, mas na hora de identificar pelo Flash ID ou pelo SMI, o resultado é o mesmo, a firmware aparece como 0 e diz que não foi detectado SSD compatível ou o phison. Tem ideia de como proceder nesse caso?image.thumb.png.2671e46f6c6a9528ef87eb27d8e03527.png

image.thumb.png.a6a6217f05efdf1cc0e63c46b20e9a2a.png

Postado
51 minutos atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

Baixei, mas na hora de identificar pelo Flash ID ou pelo SMI, o resultado é o mesmo, a firmware aparece como 0 e diz que não foi detectado SSD compatível ou o phison. Tem ideia de como proceder nesse caso?

Não sei. Talvez como último recurso poderia abrir o SSD e ver no próprio PCB quais são os componentes usados. Talvez seja possível pesquisar a referência da NAND online.

Postado
1 minuto atrás, goms disse:

Não sei. Talvez como último recurso poderia abrir o SSD e ver no próprio PCB quais são os componentes usados. Talvez seja possível pesquisar a referência da NAND online.

entendi... não entendo disso, n sei o que saber o nand mudaria... pode me ajudar com isso? mas já agradeço

Postado
12 horas atrás, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

entendi... não entendo disso, n sei o que saber o nand mudaria... pode me ajudar com isso? mas já agradeço

Consegue abrir o SSD e tirar uma foto to PCB?

• Membro VIP
Postado
Em 07/04/2023 às 18:55, Gláucio Sfalsin Júnior disse:

ele não é reconhecido pelos apps da kingston

Este é um sinal de que seja falso, apenas os verdadeiros são listados no KSM da Kingston.

Use como referência este post e cheque os detalhes do selo e do parafuso:

Postado
1 hora atrás, Pincipi disse:

Este é um sinal de que seja falso, apenas os verdadeiros são listados no KSM da Kingston.

A melhor forma de detectar uma falsificação ainda é abrindo o SSD. A maioria dos SSDs SATA genéricos utilizam controladores YeeStor/Maxio/Realtek com os quais a Kingston não trabalha e memória flash de marca diferente da própria Kingston. 

Olhando pelo print do CrystalDiskInfo, o SSD parece ser original, os parâmetros S.M.A.R.T. parecem bater com o firmware customizado da Kingston, mas para ter certeza seria melhor abrir mesmo...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quando o usuário abrir o SSD não terá dúvida, por enquanto eu vejo duas evidências de ser falso:

1- Não ser detectado pelo KSM da Kingston;

2- A firmware mostrada no CrystalDiskInfo ser 0 (nunca vi um verdadeiro com esta firmware).

Tem um site mostrando muitos outros detalhes:

https://www.capa9.net/temas/discos-SSD-kingston-falsos-como-reconocerlos.1133296/

Numa das imagens tem as telas:

1636636423_Crystalfake.png.4b3f1706cee1a70c7364cd4e1993ad22.png

E como já mencionado, o falso é manipulado de forma a parecer original.

A minha aposta é que é falso, por isso que a solução SATAFIRM para o SSD original não funciona.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!