Ir ao conteúdo

Possibilidades de upgrade em Notebook Samsung X30 (NP500R5H-XD1BR)

Ir à solução Resolvido por EDi Rosso,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Tudo bom?

Tenho um notebook Samsung X30 que me acompanha há uns quase sete anos e de uns tempos pra cá percebi que ele anda engasgando para diversos processos. Venho pensando com bastante frequência em fazer um upgrade nele e a primeira ideia que tive foi de implantar um SSD de 128Gb só para o Windows - visto que o notebook veio com um HD de 1Tb que me atende bem. Pelo que entendi ele tem uma placa de vídeo integrada Intel e uma NVidia GeForce 940M.

Dei uma pesquisada aqui no fórum e em outros pela internet afora sobre upgrades de memória neste modelo de notebook mas não encontrei nada muito claro sobre o tema. Gostaria de saber se é possível investir em mais memória RAM e, se possível, até melhorar o processador. Não tenho intenção de trocar de dispositivo em um futuro próximo pois este me atende muito bem. As especificações dele seguem nas imagens anexadas.

image.png.ba4d65a145c1bbf4b2f96bd65184a780.png

image.png.fd47f9f3ff7b20a42df4f2c194c3d061.pngimage.png.155ceabc5ce1cd7a31324702d949df55.png

image.png.c635738d40b9f091fc0bca8285bd2b0c.png

Postado

@Silvio da Fonseca Se esta usando o HD o melhor investimento seria o M.2 sata (NGFF) que pode manter o HD de 1 TB e adicionar o SSD M.2 de 256gb , tem o vídeo abaixo colocando o M.2 no notebook , antes de comprar verifique  o notebook é compatível com M.2

• Curtir 1
Postado
Em 08/04/2023 às 14:06, EDi Rosso disse:

@Silvio da Fonseca Se esta usando o HD o melhor investimento seria o M.2 sata (NGFF) que pode manter o HD de 1 TB e adicionar o SSD M.2 de 256gb , tem o vídeo abaixo colocando o M.2 no notebook , antes de comprar verifique  o notebook é compatível com M.2

Obrigado pela dica. O investimento no SSD é questão de tempo mesmo, inclusive já até deixei salvo o link desse vídeo para o dia que o SSD chegar. O que me deixa mais na dúvida é a RAM; não sei se ela é expansível e não encontro memórias maiores que 8Gb para DDR3.

Postado
6 horas atrás, EDi Rosso disse:

@Silvio da Fonseca Não indicaria colocar mais memória RAM nesse notebook por motivo de não vai ter diferença de desempenho , mas se quiser informação de quanto o notebook suporte tem o vídeo abaixo que é um tutorial do programa AIDA64

Obrigado pelo feedback, @EDi Rosso. Baixei o AIDA64 e fiz conforme explicado no vídeo, descobri bastante coisa sobre o notebook que não fazia ideia. Uma coisa no seu comentário me chamou atenção: o incremento de memória não teria efeito por qual motivo? Este notebook está com 8Gb instalados e pode receber até 16GB; combinando isso com um SSD de 128GB (ou 256, a depender do preço), por exemplo, só para o Windows... não teria efeito prático? Como ele possui uma placa de vídeo dedicada isso não poderia melhorar um pouco mais a performance dela?

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Silvio da Fonseca O motivo de não compensar instalar 16gb de ram seria o baixo desempenho do processador i5 5200u , a placa de vídeo dedicada GeForce 940M tem um desempenho de uma GT730 DDR5 que uma placa bem fraca.

O uso de 16gb seria mais recomendado em notebook com DDR4 que tem processador melhor .

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
  • mês depois...
Postado
Em 07/04/2024 às 17:08, cesarpinheirok disse:

Resumindo o "NP500R4H-XD1BR" Samsung Expert 30, é compatível com um SSD M.2 Sata 2280? Suporta mais de 480gB?

Sei que o NP500R4l aceita esse modelo de SSD de até 512gb, agora o seu especificamente não encontrei nada sobre.

• 6 meses depois...
Postado

Bom dia!

Eu tenho um notebook desse, e fiz os seguintes upgrades:

- Clonei o HD de 1TB para um SSD NVMe M2, e tirei fora o HD (transformei ele em externo). Sim, dá pra por M2 nele.

- Tirei o pente de 8GB de RAM (não é soldado) e coloquei um de 16GB

- Troquei a pasta térmica que já estava bem zoada

Ficou OUTRO notebook. Não engasga pra quase nada mais, liga em segundos, uma maravilha. Recomendo. Gastei na época no total uns 600 reais no total, peguei tudo na Kabum em promoção.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Tenho um notebook desse, e agora com mais ou menos 10 anos de uso, vou fazer um upgrade.
Estou com dificuldade de achar memória RAM de 16gb DDR3 1600 MHz para ele, alguém me indica? Ouvi falar que marca 2 slots nesse notebook, mas, na verdade não tem, agora estou na dúvida se tem ou não, se tiver, posso só acrescentar + 1 memória RAM de 8gm nele.

Ele estava bem lento, fiz uma limpa nele, desfragmentei o disco, desinstalei tudo que não era útil, apaguei tudo que não tinha necessidade, coloquei para não inicializar quase nada, melhorou muito, claro, ainda é um pc limitado, mas melhorou muito em comparação a antes do que fiz, agora vou colocar esse SSD M.2 que o amigo falou ser compatível, vou trocar a pasta térmica do processador que deve estar bem ruim e estou na dúvida da memória RAM, que por mais que não faça muita diferença, o investimento será mínimo, então quaisquer 5% que melhore, já estou satisfeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!