Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, estava eu num domingo a noite usando o pc normalmente, chegou a hora de dormir pra ir trabalhar no dia seguinte, desliguei o pc, tirei da tomada como sempre fazia, tirei até o cabo de rede do pc, até aí beleza, só que no dia seguinte, acordei 6 da manhã pra atender um cliente que me ligou (trabalhava como suporte tecnico n1), fui ligar o pc pra fazer o atendimento e quando apertei o botão a ventoinha do cooler deu meio giro e parou, a da placa de vídeo também, não mexi em nada e só fui trabalhar, quando cheguei pra almoçar tentei ligar de novo e nada, tentei ligar em outras tomadas e nada de funcionar, decidi desmontar o pc e tentar ligar ele em cima da caixa da placa-mãe, também não resolveu, montei dentro do gabinete de novo e tentei ligar, nada de funcionar de novo, deixei pouco mais de uma hora desligado e fora da tomada, depois liguei na tomada de novo e tentei ligar o pc, só que dessa vez não só não ligou como também deu uma faísca na parte que ficam os mosfets logo acima do soquete do processador, e um cheiro de queimado, daí tirei o dissipador da parte que tinha os mosfets e vi que tava tudo meio derretido alí.

PS.: o processor que eu usava nela eu nunca mais coloquei em nenhuma outra placa.

Bom, eu quero saber se:

1 - Isso aqui é consertável ? se sim quanto deve custa mais ou menos ?

2 - Se por exemplo, tirar esses mosfets queimados e deixar sem será que a placa volta a funcionar ? Ou também se colocar novos que sejam do mesmo modelo ?

3 - O que vocês acham que aconteceu pra do nada dar uma faísca e queimar os mosfets ?

spacer.png

spacer.png

spacer.png

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

@markeloff Bom dia

Provavelmente um dos mosfet da placa-mãe abriu o bico, isso só levando em um empresa para realizar o reparo.

Essa placa está meio sujinha e a sujeira pode interferir no funcionamento dos componentes, mas eu posso estar errado, vamos aguardar os colegas darem sua opinião.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, markeloff disse:

1 - Isso aqui é consertável ? se sim quanto deve custa mais ou menos ?

Pela foto eu diria que são apenas 2 mosfets danificados, imagino que seja consertável se não tiver queimado o PCB ou alguma trilha. Dependendo da assistência e da peça na faixa de R$ 150-400. 

2 - Se por exemplo, tirar esses mosfets queimados e deixar sem será que a placa volta a funcionar ? Ou também se colocar novos que sejam do mesmo modelo ?

Só funciona com com os componentes reparados e imagino que tenha que ser o mesmo modelo (o mosfet).

3 - O que vocês acham que aconteceu pra do nada dar uma faísca e queimar os mosfets ?

Acho estranho esse sua mania de tirar da fonte e da internet, pode indicar que já lidou com surtos elétricos antes, pode ter sido também a fonte ou outro fator.

Ajuda saber de quais peças estamos falando pois não sei se é uma peça atual com garantia vigente ou uma de 10 anos atrás.

Postado

@Edvaldo J. Frederico sobre a sujeira, não uso ela desde o final de 2018, passou todos esses anos dentro da caixa dela coberta com o plastico anti estatico. só tirei ela agora pra bater as fotos.

@Bruno Mendonça Andrade A placa é um MSI Z97-G45, essa de tirar o cabo de energia é porque teve uma época na minha cidade que teve muita oscilação de energia, então foi uma maneira de prevenir. e sobre o cabo de rede foi porque meu tio disse que uma placa-mãe dele queimou uma corrente de energia passou pelo modem, e chegou no pc dele pelo cabo de rede, o pc dele não tava na tomada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!